Dicas para o sucesso do desmame noturno

Um desmame noturno bem conduzido pode garantir a duração da amamentação por muito mais tempo. Veja a seguir 6 dias para facilitar o processo.

1- Garanta a alimentação adequada para a idade. Seu filho ou filha deve obter todos os nutrientes que precisa durante o dia, da hora que acorda até a hora de jantar. Isto inclui o aleitamento. Lembre que até 2 anos as crianças são lactantes e precisam do leite. 2-4 mamadas bem efetivas durante o dia dão conta das necessidades de leite da fase. Ajuste a rotina de refeições e mamadas (veja mais sobre alimentação da criança maior de um ano)

2- Reduza gradualmente o aporte nutricional e o volume do aleitamento noturno. No caso do seio, controle a duração da mamada, crie um mecanismo de finalizar a mamada combinando com a criança de mamar enquanto você conta até 10 ou canta uma musiquinha de ninar. Na hora da mamada da madrugada, use a postura de tesoura ✌ contra o mamilo para diminuir o fluxo de leite, e dessa forma desestimular a mamada.

3- Exponha suas demandas à criança sem medo. Ele precisa ouvir repetidamente que a mamãe quer descansar, que o peito precisa dormir também. Use linguagem simples, concreta e repetitiva, ao tempo que reforça o conceito de dia e noite através das brincadeiras e historinhas. Converse constantemente e combine com a criança mamadas nutritivas em horários fixos durante o dia, fixando também um local fora do quarto, a duração das mamadas, a forma de fazer o pedido e encerrar a mamada. Para o desmame noturno acontecer seu filho deve aceitar que o seio pertence a você, e por tanto você irá definir local, horário e duração das mamadas, atendendo às demandas dele de forma oportuna. Lembre que nem sempre as necessidades serão satisfeitas apenas na sucção do seio (veja sobre a evolução de livre demanda). Usem a rotina  como ferramenta para organizar as mamadas entre as atividades do dias. Mamar não deve estar dentro da rotina desenhada para não ficar como um constantes lembrete.

4- Estabeleça uma rotina para a hora de dormir que seja prazerosa, ao ponto de criar expectativa e desejo, mas relaxante para que possa ajudar no adormecer. A sucção na hora de adormecer será substituída pelo contato físico e emocional da criança com sua mãe ou pai. programe para dar a mamada antes de começar a rotina da hora de dormir . Conheça seu filho, lhe cative com as atividades da hora de dormir, para que o seio comece ficar irrelevante.

450xN
Livro recomendado. Para adquirir acesse o site www.colecaocontocomvoce.com.br e use o cupom de desconto maescomciencia

5- O pai pode ser um excelente aliado, mas tem que estar presente, cativar a criança com as atividades da hora de dormir e ter paciência porque pode demorar o adormecer. Ele pode assumir a labor da historinha, cafuné antes de dormir, para acalmar  a criança quando lhe for retirado o seio ou a mamadeira da boca. Após o término do tempo com o papai, se a criança pedir pode ter a mamãe de volta para finalizar o processo de adormecer, mas sem o peito nem a mamadeira. Participando ativamente do primeiro adormecer, o pai será melhor aceito pela criança para lhe auxiliar de nos despertares noturnos, o que já ajuda muito melhorar o descanso materno.

6- A sucção do peito precisa deixar de ser uma opção para acalmar a criança a todo momento, todos precisam descobrir, e desenvolver novas estratégias para ajudar relaxar e adormecer. Testem o quê a criança gosta na hora de adormecer: cafuné,  massagem nas costas, cocegas atrás da orelha, batucada no bumbum, música de ninar cantada pela mamãe? Pense no que lhe relaxa, e tente aplicar aos seus filhos. Você medita? faz yoga? que tal ensinar seus mantras e técnicas de respiração à criança. Gosta de música? que tal uma música suave antes de dormir? Curte uma massagem? que tal uma massagem relaxante no pequeno?

Precisando ajuda ?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar no sono, amamentação, desmame, desfralde e educação positiva. Saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual aqui.

*Texto original de  Zioneth Garcia

Veja mais:

O sono dos bebês

Quanto deve dormir meu filho?

Onde devem dormir nossos filhos?

O quê fazer quando só dormem no colo?

Desassociando o sono da sucção em 6 etapas

Planejando o desmame noturno

2 comentários

  1. Minha filha tem 1 e 9 noves meses, dorme comigo na cama e mama a noite toda . De dia eu até controlo e consigo fazer q não mame , mais a noite quando chego do trabalho ela já vai logo pegando no peito . O pai dela q fica durante o dia pra fazer ela dormir da muito trabalho e ela chora muito pedindo Tetê, já não sei o q fazer .

    Curtir

    • Olá Victoria, para o desmame noturno acontecer é preciso fazer um preparo em vários níveis, desde o nutricional até o emocional. Nutricionalmente é importante considerar que a criança é lactante e ainda tem necessidade do leite materno durante o dia; emocionalmente a família precisa desenvolver estratégias para relaxar a criança sem o auxilio da sucção, não é só sua bebê que passa pelo desmame noturno, é a família toda que deve entrar nesse processo. Posso lhes orientar através da consultoria, caso tiver interesse entrarei em contato ao seu email.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s