Desassociando a sucção com o sono em 6 etapas

Adormecer sugando é normal, a sucção oral é a fonte primária de consolo, conforto, segurança e calma para os bebês, condições essenciais para que o sono seja induzido. Muitas mães e famílias não se importam em deixar o bebê dormir com o seio na boca ou chupeta a noite toda, se o descanso familiar funciona bem, todos estão descansando felizes,  não há do quê se preocupar, e nada precisa ser mudado.

Sucção oral é fonte de consolo e calma

Alguns acham difícil o descanso quando o bebê dorme com o seio na boca, e a primeira solução que muitos propõem é dar chupeta, que na verdade não resolve nada, e pode trazer outra série de problemas à amamentação (veja mais sobre confusão de bicos aqui).  A chupeta, mesmo para quem não amamenta, também pode se tornar uma fonte de problemas e acordadas frequentes durante a noite. A associação da sucção com o sono acontece igual no seio ou na chupeta. 

O bebê que se condiciona dormir só com sucção, não consegue adormecer de nenhuma outra forma, dificilmente dorme quando sua mãe está ausente, ele acorda facilmente quando lhe é retirado o seio ou a chupeta da boca. As vezes ele mesmo solta ao relaxar a musculatura do rosto, mas imediatamente acorda sobressaltado, assustado ou chorando.

images (1)

Quando o bebê condiciona  o sono à sucção seu ciclo de descanso tem alterações, e não se permite entrar em fases de sono profundo, a mãe pode ter problemas para descansar, pelas acordadas frequentes para amamentar ou procurar a chupeta perdida no berço ou cama, o ciclo de descanso familiar tem alterações, e começa um círculo vicioso de estresse, irritação e cansaço acumulado de todos no lar.

A forma como a criança começa a noite irá marcar o resto de acordadas. Se  a criança adormece profundamente com a chupeta ou com o seio na boca, é mais provável que toda vez que ela acordar de noite irá querer o mesmo para adormecer de novo. Por isso, é essencial para o sucesso da técnica a firmeza e a resistência. Pode ter resmungos e muita reclamação os primeiros dias, mantenham-se firmes para conseguir culminar o processo. A ideia não é fazer chorar, vai ser preciso usar o seu critério e conhecimento do seu filho para avaliar o que é um resmungo descontento ou um choro de irritação.  Não se esqueça que se trata de um processo, não é mágica, é trabalho duro e constante. Um passinho de cada vez, uma mamada por vez, um dia de cada vez, segure suas expectativas, as mudanças levam um tempo, pode ser dias ou semanas, depende de cada caso.

hqdefault

Importante: mesmo desassociando o sono com a sucção, se seu bebê é menor de um ano, ou mesmo maior de um ano, mas que ainda não se alimenta bem, irá precisar se alimentar ao menos uma vez durante a madrugada. Menores de um ano não tem capacidade para um jejum tão prolongado. Se você amamenta essa mamada da madrugada é importante para a manutenção do equilíbrio hormonal da amamentação. 

Seis passos para desassociar o sono com a sucção em bebês.

1- Crie uma rotina diária consistente, que seja sustentável dentro de sua realidade familiar. Com intervalos fixos entre refeições, atividades estimulantes, e sonecas. Garanta que o aleitamento diurno está bom para ter certeza que as mamadas noturnas frequentes são apenas fruto do condicionamento do sono à sucção. Se seu bebê se distrai muito ao mamar de dia veja aqui. Não se esqueça de oferecer sol de manhã e fim de tarde para ajudar regular o metabolismo do sono.

2- Se antecipe ao cansaço, a hora de colocar o bebê para dormir é antes de ver os sinais de cansaço. Crie uma rotina da hora de dormir que possa ser seguida dia e noite, nas sonecas e sono noturno.

3- Incluía um momento de relaxamento na rotina da hora de dormir, e experimente diversas estratégias para ajudar seu filho relaxar sem usar o seio ou os bicos. Massagens, shantala, toque pele-pele, conversa calam, dança, historinhas, músicas.

4- Associe a mamada ou a chupeta na hora de dormir a diferentes estímulos, embalo, tapinhas no bumbum, musiquinha de ninar, naninha.

2012-541514853-2012080371327.jpg_20120805

5- Comece retirando o seio ou a chupeta da boca do bebê assim que adormece, a primeira meta é que pegue no sono profundo sem ter nada na boca, mantendo o contato, shiado e ritmo para embalar (pode ser com tapinhas no bumbum, colo, balanço em carrinho ou rede). Podem ser várias tentativas, não se frustre, no começo são 10-15 tirar e por, mas com o passo das sonecas e dos dia o número começa diminuir até que você consegue tirar logo que pega no sono. Use essa técnica todas as vezes que a criança precisar adormecer, dia, noite ou madrugada.

6- Agora que pega no sono profundo sem sugar, a nova meta é que comece adormecer sem precisar a sucção. Para isto, antecipe a retirada no seio ou a chupeta para o momento que a criança começa adormecer,  assim que você percebe que já começa fechar os olhos, e está entrando no sono leve. Segure o queixo para prevenir que a criança abra a boca, pode ser contra seu corpo ou com sua mão no queixo, e intensifique os outros estímulos (aqueles que começou usar na 4 etapa): balanço, contato, carícias.  Se ele pede novamente o bico, ofereça, não se trata de fazer  de fazer a criança chorar. Novamente se prepare porque podem ser várias tentativas, tira e põe, não se frustre, no começo são 10-15 tirar e por, e vai diminuindo gradualmente. Use essa técnica todas as vezes que a criança precisa adormecer, dia, noite ou madrugada.
Para crianças maiores de um ano,  a conversa direta e indireta, precisa estar presente ao longo do dia todo, além, pode ser feito um processo de controle e negociação, limitando a demanda noturna do seio, com desmame noturno do seio ou  limitando o acesso aos bicos durante a noite.

Texto original de Zioneth Garcia

Problemas com o sono de seu bebê?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual aqui

Veja mais:
Quanto deve dormir meu filho?

Onde devem dormir nossos filhos?

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s