Manejando a associação da sucção com o sono em 6 etapas

Adormecer sugando é normal, a sucção é a fonte primária de consolo, conforto, segurança e calma para os bebês, condições essenciais para que o sono seja induzido. Muitas mães e famílias não se importam em deixar o bebê dormir com o seio na boca ou chupeta a noite toda, se o descanso familiar funciona bem, todos estão descansando felizes,  não há do quê se preocupar, e nada precisa ser mudado. Não tem problema dormir mamando desde que o descanso de todos esteja adequado (veja Entendendo a associação da sucção com o sono).

Ensinar a bebê dormir sem precisar induzir o sono com sucção é um processo longo, que exige trabalho constante por parte de pais e cuidadores para identificar e controlar as fontes de estresse dia após dia, além do amadurecimento neurofisiológico e cognitivo por parte da criança. Por isso, recomendo não criar expectativas elevadas frente à separação do sono da sucção antes de um ano de idade.  

Esse texto é para você mãe que está cansada de acordar inúmeras vezes durante a noite para amamentar ou procurar a chupeta. Que percebe seu bebê irritado ao longo do dia, constantemente cansado pela falta de um sono longo e reparador durante a noite.

Seis etapas para manejar a associação do sono com a sucção em bebês.

1- Crie uma rotina diária consistente, que seja sustentável dentro de sua realidade familiar. Com intervalos fixos entre refeições, atividades estimulantes, e sonecas. Garanta que o aleitamento diurno está bom, para ter certeza que as mamadas noturnas frequentes são apenas fruto da necessidade de relaxar para adormecer. Se seu bebê se distrai muito ao mamar de dia veja aqui. Não se esqueça de oferecer sol de manhã e fim de tarde para ajudar regular o metabolismo do sono.

2- Se antecipe ao cansaço, a hora de colocar o bebê para dormir é antes de ver os sinais de cansaço. Crie uma rotina relaxante para a hora de dormir que possa ser seguida dia e noite, nas sonecas e sono noturno.

3- Incluía um momento de relaxamento na rotina da hora de dormir, e experimente diversas estratégias para ajudar seu filho relaxar sem usar o seio ou os bicos. Massagens, shantala, toque pele-pele, conversa calma, dança, historinhas, músicas.

4- Comece oferecer outros estímulos quando for a hora da sucção não nutritiva, associando a mamada ou a chupeta na hora de dormir a um toque prazeroso (tapinhas no bumbum, carinho na base da nuca, tapinhas no bumbum, musiquinha de ninar, naninha).

5- Retire o seio ou a chupeta da boca do bebê assim que adormece, a primeira meta é que pegue no sono profundo sem ter nada na boca, mantendo os outros estímulos que introduziu. Podem ser várias tentativas, não se frustre, no começo podem ser 10-15 vezes, tirar e por, mas com o passo das sonecas e dos dia o número começa diminuir até que você consegue tirar logo que pega no sono. Use essa técnica todas as vezes que a criança precisar adormecer, dia, noite ou madrugada.

6- Agora que pega no sono profundo sem sugar, a nova meta é que comece adormecer sem precisar a sucção. Para isto, antecipe a retirada no seio ou a chupeta para o momento que a criança começa adormecer,  assim que você percebe que já começa fechar os olhos, e está entrando no sono leve. Segure o queixo para prevenir que a criança abra a boca, inibindo assim o reflexo de procura, pode ser contra seu corpo ou com sua mão no queixo, e intensifique os outros estímulos (aqueles que começou usar na 4 etapa).  Se pede novamente a sucção, ofereça, não se trata de fazer a criança chorar.

Importante: mesmo controlando bem ou desvinculando o sono da sucção, se seu bebê é menor de um ano, ou mesmo maior de um ano, mas que ainda não se alimenta bem, irá precisar se alimentar ao menos uma vez durante a madrugada. Menores de um ano não tem capacidade para um jejum tão prolongado. Se você amamenta essa mamada da madrugada é importante para a manutenção do equilíbrio hormonal da amamentação. 

Para crianças maiores de um ano,  a conversa direta e indireta, precisa estar presente ao longo do dia todo.

Texto original de Zioneth Garcia – atualizado outubro 2021

Precisa ajuda?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar com o sono, desmame , desfralde, ajustes na amamentação e educação positiva.  Saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual aqui

Texto original de Zioneth Garcia

Veja mais:

O sono dos bebês

Quanto deve dormir meu filho?

Onde devem dormir nossos filhos?

Entendendo e manejando a relação do sono com o colo

Melhorando o sono de nossos filhos

14 comentários

  1. Boa tarde, minha filha adormece no seio e quase sempre comigo cantando…mas tiro logo que adormece e fica tudo bem. As vezes ela mesma sai do seio e se vira de bruço para durmir!
    Tem dias “raros” que consigo fazer dormir no balanço com musica na TV…
    Ainda assim acorda a noite e na maioria das vezes precisa do seio para voltar dormir …
    Sera que consigo ter um desmame tranquilo?
    Esta com 1 ano e 3 meses:)

    Curtir

    • Andri,
      Melhorar o descanso da criança requer uma abordagem integral. Aprender adormecer sem o seio é um importante passo no caminho do desmame, porém não é só isso.
      A tranquilidade não depende de sua filha, mas da rotina dela, do contexto familiar, do desenvolvimento de ferramentas de comunicação adequadas.
      Com um ano o processo de desassociar o sono com a sucção é mais consciente e embasado na comunicação ativa com a criança. Isto não significa que será livre de choro, mas que através do desenvolvimento de um forte relacionamento, ela será capaz de reconhecer no relacionamento com vc, sem a mediação do peito, todo o acolhimento e conforto que precisa.
      Se você tem dificuldades frente ao choro, isso é algo que precisa ser avaliado e corrigido ,a para tornar o processo de desmame mais tranquilo. Acolher e amparar o choro, não é o mesmo que evitar e calar de qualquer maneira (o que muitas vezes pode incluir peito) .
      Precisando ajuda, a consultoria do Mães com ciência está a disposição.

      Curtir

    • Olá Sthefany,
      O primeiro que precisa saber é que o fato de sua bebê dormir mamando com você não impede que ela durma com outras pessoas. Os bebês logo cedo reconhecem as pessoas ao redor e manifestam comportamentos pessoa específicos. Agora que você está se preparando com a volta ao trabalho o foco deve ser firmar a relação de confiança e segurança da bebê com os cuidadores que terá na sua ausência, para que assim eles possam ajudar a bebê relaxar e adormecer sem precisar do seio. O substituto da sucção como mecanismo de regulação de estresse, quando a mãe não está disponível, é o contato físico e disponibilidade emocional.
      Vale a pena fazer uma consultoria de preparação da vota ao trabalho, assim poderá fazer uma adaptação planejada para ajustar a rotina, o aleitamento e a forma de fazer as sonecas na sua ausência.
      Estou a disposição

      Curtir

    • Jani é importante entender porque seu bebê tem alta necessidade de sucção, qual o desconforto ou estresse, e corrigir a causa deste.

      Avaliar a higiene do sono , organizando a rotina de aleitamento, atividades, sonecas e intervalos acordada ao longo do dia é primeiro passo para preparar a sua volta ao trabalho. O foco deve ser a adaptação com outros cuidadores, o vínculo e cuidado amoroso deles poderá substituir a sucção na hora de dormir.
      A consultoria pode ajudar nesse preparo.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s