Antonio no ninho

O sono dos bebês

Dormir a noite toda? O quê que é isso?

O sono de bebês e crianças pequenas  é uma das maiores preocupações dos pais. Não apenas pelo cultivo de hábitos de vida saudáveis mas pela forte pressão social sobre a questão de “dormir a noite toda” que a sociedade exerce sobre nós;  vovós, tios, amigos, colegas, revistas, jornais, todos falam sobre como fazer seu bebê dormir a noite toda “facilmente”.

Até parece que “dormir a noite toda” virou um termômetro de sucesso da criação! Mentimos entre nosso círculo de amizades sobre as noites mal dormidas, entramos em desespero porque achamos não ser normal o bebê de 5-6-8-12 meses acordar 2-3-vezes durante a noite; chegamos a usar tudo quanto é “técnica” que promete noites de sono “completas”, inclusive tentamos até mesmo os métodos de treinamento de sono que agridem a natureza neurológica da criança.
 

Ciclos de sono
Evolução da noite de sono tomada de Rev Bras Psiquiatr. 2007;29(Supl I):S33-8

Temos a ideia fixa de que TODOS deveriam dormir 8 horas de sono seguidas, mas nem os adultos conseguem isso com facilidade! Numa mesma noite um adulto pode acordar 1-3 vezes, seja para ir no banheiro, tomar água, procurar a coberta, se virar de lado. A diferença é que os adultos já entenderam que a noite é para dormir e voltam a adormecer rapidamente sem muito esforço.

Como é o sono dos bebês?

Nos bebês e crianças pequenas (até 2-3 anos) os ciclos de sono são mais curtos, de 1-3 horas nos recém-nascidos e bebês pequenos, conseguindo períodos de  até 4-6 horas em bebês acima de 3 meses. O problema não está em que a criança acorde, o grande problema está na demora em retomar o sono, especialmente durante a noite quando os pais querem dormir, depois de um dia longo de trabalho (dentro ou fora de casa). Durante os picos de crescimento e saltos de desenvolvimento, essas acordadas e a demora em adormecer novamente podem ser maiores, e eis que as mães e pais começam a entrar em desespero e achar que nunca mais dormirão uma noite toda (pais e mães tendem a ser fatalistas).
O jeito como dormimos faz parte de nossa intimidade. Decidir fazer cama compartilhada, quarto compartilhado ou não, é um assunto que diz respeito só a você e seu bebê. Manter tais assuntos dentro da intimidade do lar é uma pratica saudável que lhe protegerá dos comentários e julgamentos indesejados.

Dormir a noite toda
Consultoria de sono do bem. Diga não ao choro desassistido


Esses ciclos de sono mais curtos são essenciais para um desenvolvimento neurológico saudável dos bebês, eles precisam dessas acordadas noturnas! Mas também precisam de uma boa rotina, boa alimentação e sonecas diurnas eficientes.  Um bebê que dorme bem de dia irá dormir melhor à noite.  

Então, ao contrário do que todos acham, um bebê que acorda durante a noite é um bebê saudável com um desenvolvimento neurológico normal. Nosso papel como mães, pais ou cuidadores é o de acolher e ajudar a criança a adormecer novamente durante as acordadas noturnas. Quanto mais calmo for esse periodo, maiores as chances de obter sucesso.

Precisa ajuda?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar com o sono, desmame , desfralde, ajustes na amamentação e educação positiva.  Saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual aqui

Texto original de Zioneth Garcia

Referências:

Elizabeth Pantley. Soluções para noites sem choro. 2002 (Tradução português 2003). MBooks.

Elizabeth Pantley. Soluções para noites sem choro para crianças de 1- 6 anos. 2005 (Tradução português 2010). MBooks.

Beatriz Duarte Palma, Paula Ayako Tiba, Ricardo Borges Machado, Sergio Tufik, Deborah Suchecki. Repercussões imunológicas dos distúrbios do sono: o eixo hipotálamo-pituitária-adrenal como fator modulador. Rev Bras Psiquiatr. 2007; 29  (Supl I):S33-8

Magda Lahorgue Nunes. Distúrbios do sono. J Pediatr (Rio J) 2002; 78 (Supl.1): S63-S72

 

Veja mais:
Quanto deve dormir meu filho?

Onde devem dormir nossos filhos?

O quê fazer quando só dormem no colo?

Desassociando a sucção com o sono em 6 etapas

12 comentários

  1. Já não sei mais o que fazer, minha filha só quer dormir no colo , quando colocamos ela no berço, nossa cAma, bebê conforto carrinho ela acorda e não volta a dormir te que coloquemos ela no colo de novo … já recorri a varias técnicas e nada … só pensão que ela está crescendo e até quando vou passar a noite dormindo com ela no braço , durmo muitas vezes sentada no sofá para poder ter apoio nos braços ☹️

    Curtir

  2. Meu bebê tem 2 meses e meio e de dia não dorme direito faz sonecas de 20 Pu 30 minutos no máximo, costuma dormir mamando ou no meio da mamada se acorda ele fica irritadissimo e a noite está acordando de 2 em 2 horas e chora só acalma mamando aí mama 5 , 10 minutos sugando bastante como se estivesse com muita fome e adormece novamente. Se puder entrar em contato comigo através do e-mail já tentei o método da encantadora de bebês mas ele chora demais e fica super irritado mesmo eu estando perto do berço. Fico no aguardo

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s