A rotina desenhada

Em varias consultas onde o bebê é maior de um ano, seja o tema principal o sono, a amamentação, a disciplina positiva, o desmame ou o desfralde, uma das primeiras recomendações para organizar o dia dia e diminuir o estresse do lar é ter uma rotina para a criança. Já falei sobre a importância da rotina aqui . Agora vou falar sobre a rotina desenhada como uma ferramenta a ser usada no lar.

O quê é a rotina desenhada?

A rotina desenhada não é nenhuma invenção minha, ela é um recurso amplamente utilizado por profissionais que trabalham com crianças. Provavelmente você deve se lembrar dos horários de atividades na escola, lá no ensino fundamental, lindamente ornados pelos docentes e visíveis para todos da sala de aula. Eu me lembro que lá pela primeira serie, na minha sala de aula tinha uma lagoa com sapinhos que pulavam de pedra em pedra, e cada pedrinha era uma atividade do dia, desde a hora de chegar até a hora de ir embora, especificando os lanches a higiene e a hora de brincar.

A rotina desenhada é um sistema de organização do dia, orientando as atividades, e comunicando á criança de forma simples, compreensível para sua idade e desenvolvimento cognitivo, a ordem na qual estas acontecem. Esta ferramenta pode ser usada por todas as crianças, seu papel  e abrangência será um pouco diferente dependendo da idade e fase de desenvolvimento na qual se usa.

Esse sistema visual de organização do dia, comunicação e orientação é também uma ferramenta recomendada para estimular a autonomia nas crianças que apresentam síndrome do espectro autista, especialmente para as criança mais visuais e que apresentam dificuldades de comunicação verbal. Esse sistema baseado em figuras parece exigir menos habilidades lingüísticas ou de memória, já que as figuras ou fotos refletem as necessidades e/ou interesses individuais.  Para Autistas O PECS (Picture Exchange Communication System) é um exemplo de como uma criança pode exercer um papel ativo utilizando Velcro ou adesivos para indicar o início, alterações ou final das atividades. Este sistema facilita tanto a comunicação quanto a compreensão, quando se estabelece a associação entre a atividade/símbolos. (1)

Se seu pequeno frequenta escolinha provavelmente ele já conhece o sistema. desenhos que representam as atividades chave do dia e sua ordem ajudam as crianças diminuir a ansiedade e se predispor para as mudanças, é claro só o desenho não vai funcionar, precisa ter associado um processo de comunicação e repetição consistente. Famílias que optam pelo ensino em casa também fazem uso dessa ferramenta. Ela funciona muito na escola, e pode funcionar muito bem em casa. Pode funcionar e ajudar organizar a rotina cotidiana em sua casa também, faça um teste!  Não tem nada a perder, no pior dos casos terá passado uns minutos brincando de desenhar com seus filhos parando para pensar e planejar como organizar os seus dias, o que por si só já ajuda bastante (mesmo que descarte o uso da rotina desenhada depois).

Como funciona a rotina desenhada?

Não precisa ser um artista para criar a rotina desenhada, qualquer rabisco seu (qualquer mesmo) será lindo para seus filhos, eles vão amar garanto! é suficiente que seja algo que represente mais ou menos a atividade, pode ser a pessoa fazendo, ou um objeto associado a tal atividade (o chuveiro, o fogão, a mesa de jantar, um brinquedo). Se não se sente a vontade de desenhar pode dar uma procurada no google imagens por “rotina desenhos para colorir” ou para lhe poupar o trabalho vai aqui  que encontrará varias imagens para colorir junto à criança que pode adaptar para sua casa.

O que irá associar aquele seu rabisco à tal atividade não é o desenho em si, mas a conversa e repetição durante as próximas semanas, mostrando o que aquilo aí representa.

Rotina Mães com Ciência

Veja também
Passos para criar a rotina desenhada em casa 

 

Referências

1- Cleonice Alves Bosa. Autismo: intervenções psicoeducacionais. Rev Bras Psiquiatr. 2006;28(Supl I):S47-53. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbp/v28s1/a07v28s1.pdf

Precisando ajuda?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar no sono, desmame, desfralde e educação sem violência. Saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual  aqui.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s