A rotina visual ou quadro de rotina

Em varias consultas onde o bebê é maior de um ano e meio, seja o tema principal o sono, a amamentação, a educação positiva, o desmame ou o desfralde, uma das primeiras recomendações para organizar o dia dia e diminuir o estresse do lar é ter uma rotina para a criança, ou seja, uma sequência de atividades organizadas de forma lógica e repetitiva, que permitam à criança prever o que irá acontecer em cada período do seu dia. Já falei sobre a importância da rotina aqui . Agora vou falar sobre a rotina desenhada como uma ferramenta para a comunicação com as crianças muito fácil de ser incorporada em casa.

O quê é a rotina visual?

A rotina visual ou desenhada não é nenhuma invenção minha, ela é um recurso amplamente utilizado por profissionais que trabalham com crianças. Provavelmente você deve se lembrar dos horários de atividades na escola, lá no ensino fundamental, lindamente ornados pelos docentes e visíveis para todos da sala de aula. Eu me lembro que lá pela primeira serie, na minha sala de aula tinha uma lagoa com sapinhos que pulavam de pedra em pedra, e cada pedrinha era uma atividade do dia, desde a hora de chegar até a hora de ir embora, especificando os lanches a higiene e a hora de brincar.

A rotina visual é um sistema de comunicação da organização do dia, orientando as atividades, e comunicando à criança de forma visual, compreensível para sua idade e desenvolvimento cognitivo, a ordem na qual estas acontecem. Esta ferramenta pode ser usada por todas as crianças, seu papel  e abrangência será um pouco diferente dependendo da idade e fase de desenvolvimento na qual se usa.

Esse sistema visual de organização do dia, comunicação e orientação é também uma ferramenta recomendada para estimular a autonomia nas crianças que apresentam síndrome do espectro autista, especialmente para as criança mais visuais e que apresentam dificuldades de comunicação verbal. Esse sistema baseado em figuras parece exigir menos habilidades linguísticas ou de memória, já que as figuras ou fotos refletem as necessidades e/ou interesses individuais.  Para Autistas O PECS (Picture Exchange Communication System) é um exemplo de como uma criança pode exercer um papel ativo utilizando Velcro ou adesivos para indicar o início, alterações ou final das atividades (1) .  E é justamente por exigir menos habilidades verbais e memoria que ajuda estabelecer a comunicação continua com as crianças pequenas, ajudando diminuir a ansiedade que podem sentir ao longo do dia . Costumo sugerir seu uso a partir de 18 meses. Este sistema facilita tanto a comunicação quanto a compreensão, quando se estabelece a associação entre a atividade/símbolos.

Rotina de Maria aos 2-3 anos

Se seu pequeno frequenta escolinha provavelmente ele já conhece o sistema: desenhos que representam as atividades chave do dia, e sua ordem.  Estes ajudam às crianças diminuir a ansiedade e se predispor para as mudanças, é claro só o desenho não vai funcionar, precisa ter associado um processo de comunicação e repetição consistente. Famílias que optam pelo ensino em casa também fazem uso dessa ferramenta. Ela funciona muito bem na escola, e pode funcionar e ajudar organizar a rotina cotidiana em sua casa também, faça um teste!  Não tem nada a perder, no pior dos casos terá passado uns minutos brincando de desenhar com seus filhos parando para pensar e planejar como organizar os seus dias, o que por si só já ajuda bastante (mesmo que descarte o uso da rotina desenhada depois).

Como funciona a rotina desenhada?

Não precisa ser um artista para criar a rotina desenhada, qualquer rabisco seu (qualquer mesmo) será lindo para seus filhos, eles vão amar garanto! É suficiente que seja algo que represente mais ou menos a atividade, pode ser a pessoa fazendo, ou um objeto associado a tal atividade (o chuveiro, o fogão, a mesa de jantar, um brinquedo). Se não se sente a vontade de desenhar pode dar uma procurada no google imagens por “rotina desenhos para colorir” ou para lhe poupar o trabalho vai aqui  que encontrará varias imagens para colorir junto à criança que pode adaptar para sua casa.

O que irá associar aquela imagem à atividade não é o desenho em si, mas a conversa e repetição durante as próximas semanas, mostrando o que aquilo aí representa. A rotina torna concreto, tangível, aquilo que você conversa com a criança. Ela cria certezas nas suas atividades, permitindo que não só a mãe, mas todos os adultos ao cuidado da criança sigam um itinerário de atividades que garanta a satisfação das necessidades da criança de forma oportuna.

 

Rotina Mães com Ciência

Veja também
Passos para criar a rotina desenhada em casa 

Comunicação com crianças

Livros recomendados no Mães com Ciência

Referências

1- Cleonice Alves Bosa. Autismo: intervenções psicoeducacionais. Rev Bras Psiquiatr. 2006;28(Supl I):S47-53. Disponível aqui 

Precisando ajuda?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar no sono, desmame, desfralde e educação positiva. Saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual  aqui.

Deixe um comentário