Entendendo a associação da sucção com o sono

Apesar de muito demonizado o adormecer com sucção é natural para a maioria de bebês e crianças pequenas. Para essa faixa etária o estímulo oral, da sucção, é o sistema primário de regulação do estresse, já que ajuda a compensar níveis elevados de cortisol no organismo. Relaxar, diminuindo níveis de cortisol, é essencial para conseguir dormir. Ao fazer a sucção não nutritiva o cérebro da criança libera uma serie de substancia que ajudam melhorar a sensação de satisfação e bem estar essenciais para o bom descanso (veja mais sobre O sono dos bebês)

O problema não é dormir mamando ou com a chupeta, mas porque a criança precisa dessa sucção para relaxar. Uma grande necessidade de sucção não nutritiva pode ser interpretada como a presença de alguma situação que está causando desconforto à criança constantemente. Por isso é essencial identificar as fontes de estresse e desconfortos do seu bebê ao longo do dia para conseguir controlar o estresse e assim diminuir a necessidade de sucção não nutritiva, com o que consequentemente será mais fácil diminuir manejar essa associação do sono com a sucção. Para bebês novinhos deve ser sempre priorizado o descanso, mesmo que com sucção, na medida que o bebê for crescendo as medidas para manejar essa associação podem começar ser implementadas gradualmente. 

Nos primeiros dias de vida é realmente complicado separar o sono da sucção nutritiva e não nutritiva, eles andam juntinhos. Mas, na medida que o bebê cresce e podem ser identificadas suas necessidades, melhorando a qualidade das mamadas, identificadas as causas de possíveis desconfortos, podem ir sendo introduzidos outros mecanismos de relaxar e confortar o bebê, e a sucção vai sendo menos requisitadas. Com o tempo novas formas de relaxar e suprir essas necessidades emocionais aparecem, levando à evolução da livre demanda e permitindo que o sono dependa cada vez menos da sucção. 

Para crianças não amamentadas, o uso da chupeta ou outro  “pacificador” (dedo, mordedores, fraldinha de boca) é importante para suprir essas necessidades de sucção não nutricionais. O seu uso deve ser criterioso, para não levar à formação de hábitos de sucção inadequados. Quando ofertada a chupeta durante a amamentação, é importante considerar o risco de confusão de bicos (veja mais sobre confusão de bicos aqui), apesar de anatomicamente diferentes, a sucção não nutritiva do seio e da chupeta cumprem a mesma função. Pelo que o manejo da associação do sono com a sucção se estende também à chupeta. Introduzir a chupeta só para o bebê dormir pode colocar em risco a amamentação sem diminuir efetivamente os despertares noturnos atrás de sucção para voltar adormecer. Em outras palavras, dar chupeta para o bebê dormir é trocar seis por meia dúzia, de acordar varias vezes pedindo o seio, o bebê vai passar acordar o mesmo numero de vezes ou mais, porem em algumas pede chupeta e em outras seio.

Entender bem as demandas do bebê, as necessidades nutricionais e as necessidades não nutricionais, poderá lhe ajudar a aliviar e prevenir os desconfortos que em geral o bebê tentará solucionar com sucção não nutritiva.  Enquanto lactante, na fase oral,  a sucção sempre será uma ferramenta para ajudar a criança a relaxar, pelo que a sucção não pode ser descartada como uma ferramenta, mas conhecendo bem o seu bebê e suas necessidades, poderá usar a sucção não nutritiva usada com critério sempre que necessário. 

Imagem Canva.com – assinatura Zioneth Garcia

As vezes é uma fase, 2- 3 dias, um salto de desenvolvimento, a evolução de uma viroses ou o rasgar de um dente (veja mais sobre as fases de desenvolvimento). Mas se já se vão semanas nesse ritmo é provável que o bebê tenha associado a transição entre as fases do ciclo de sono com a sucção. Despertando cada que um novo ciclo acontece ( em uma noite de 8h podem acontecer 4-5 ciclos de sono). Quando o bebê associa fortemente o sono à sucção seu ciclo de descanso tem alterações, e não se permite entrar em fases de sono profundo, a mãe pode ter problemas para descansar, pelas acordadas frequentes para amamentar ou procurar a chupeta perdida no berço ou cama, o ciclo de descanso familiar tem alterações, e começa um círculo vicioso de estresse, irritação e cansaço acumulado de todos no lar.

O bebê que cria uma forte associação do sono com a sucção pode ter dificuldades para reconhecer outras formas de relaxar, e com sua mãe não conseguir adormecer de nenhuma outra forma, ele acorda facilmente quando lhe é retirado o seio ou a chupeta da boca. As vezes ele mesmo solta ao relaxar a musculatura do rosto, mas imediatamente acorda sobressaltado, assustado ou chorando. Nessas situações pode ser necessário algumas mudanças comportamentais para ajudar a dupla descansar melhor.

Um dos medos mais comuns ao deixar o bebê dormir mamando, é talvez o adormecer na ausência materna. Vale lembrar aqui que o comportamento da criança é pessoa específico, assim que mesmo que o bebê só se acalme e adormeça mamando com sua mãe, ele será capaz de desenvolver formas de relaxar e adormecer com outros cuidadores, na medida que construía um relacionamentos de afeto e confiança com eles, pelo que a disponibilidade física e emocional dos cuidadores é muito mais importante do que a forma como o bebê adormece quando está com sua mãe.

Ensinar a bebê dormir sem precisar induzir o sono com sucção é um processo longo, que exige trabalho constante por parte de pais e cuidadores para identificar e controlar as fontes de estresse dia após dia, além do amadurecimento neurofisiológico e cognitivo por parte da criança. Por isso, recomendo não criar expectativas elevadas frente à separação do sono da sucção antes de um ano de idade.  

Precisa ajuda?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar com o sono, desmame , desfralde, ajustes na amamentação e educação positiva.  Saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual aqui

Texto original de Zioneth Garcia

Veja mais:

O sono dos bebês

Quanto deve dormir meu filho?

Onde devem dormir nossos filhos?

Entendendo e manejando a relação do sono com o colo

Manejando a associação da sucção com o sono em 6 etapas

Melhorando o sono de nossos filhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s