Assim como cuidamos de nossa higiene pessoal para não contrair doenças, precisamos cuidar da “higiene do sono” para garantir um descanso adequado para todos no lar, isto é identificar e corrigir os fatores que podem causar estresse e perturbar a regulação do ritmo metabólico das crianças, não se limita apenas à hora de dormir. Quando os problemas aparecem é importante dar uma boa avaliada na rotina geral, se pergunte:
Como andam as atividades? seu filho ou filha faz coisas ao ar livre, toma sol? Se exercita ou é estimulado de forma adequada para sua idade (senta, brinca, corre, pula, desenha)? Ele gasta sua energia como deve ser? Lembre que uma necessidade básica das crianças, tanto como comer e dormir, é o estímulo com atividades que exercitem seu sistema neuromotor e interação social.
O sol é um amigo, ele ajuda organizar nosso relógio biológico e regular o metabolismo de muitos hormônios, incluindo os que regulam o sono. É importante que a criança tenha contato com as mudanças de luz naturais para que seu organismo encontre um ritmo de sono-atividade naturalmente. Se ele não toma sol regularmente, é uma boa hora para começar mudando as atividades ao ar livre, nem que seja apenas uma pequena caminhada no final da tarde ou começo do dia. Sair para comprar o pão do café da manhã junto está valendo! (veja mais sobre a importância da luz do sol )
Como está a exposição a telas eletrônicas (TV, tablet, celular)? A criança interage com as telas ou fica em ambientes com esses aparelhos ligados continuamente? Mesmo não assistindo diretamente a luz emitida pode afetar o processo de regulação hormonal do sono/vigília, além, os conteúdos da TV e similares são altamente estimulantes para crianças, eles carregam demasiada informação para o cérebro ainda em formação de seu pequeno. É uma boa hora para limitar a exposição a eles. Tente substituir o tempo nas telas por brincadeiras, atividade física, leitura de livrinhos, historinhas, passeios, desenhar com giz, pintar com guache, ajudar com os afazeres domésticos, etc. É BEM provável que a irritação diminuirá apenas diminuindo o tempo de TV! (veja como eletrônicos podem prejudicar o sono de seu filho)

As sonecas como andam? A rotina de sono diurno está ajustada à necessidades da idade?Dependendo da idade podem ser necessárias varias sonecas diurnas. Existem períodos que muda o padrão de sonecas, essas fases podem ser um pouco mais complicadas, por isso é importante ficar atentos. Observação é a chave, conheça e respeite os sinais de cansaço e coloque para dormir, não segure o sono. Lembre que um bebê que descansa bem de dia, dorme melhor à noite. Não se esqueça do efeito vulcânico do sono, ele é tão válido no recém nascido como aos 3 anos de idade. Veja quanto deveria dormir seu filho
A alimentação em geral como está? Tem certeza que os alimentos e o aleitamento estão suprindo a demanda energética adequadamente? Em varias fases pode se apresentar ciclos de aleitamento reversos, onde as crianças passam tomar mais leite (materno ou fórmula) na noite para compensar o dia. Existem varias causas para isto acontecer, desde mamadas numerosas pouco eficientes, distração nas mamadas do dia, ausência materna durante o dia, entre outras. Por isso a avaliação deve ser particular para então definir como solucionar a situação. Adicionalmente, quando os bebês começam engatinhar e andar é interessante dar uma incrementada nos lanches e jantar. Cairia muito bem na janta ou ceia, alimentos de baixo índice glicêmico, aqueles que demoram a ser processados e por isso oferecem a sensação de satisfação por mais tempo, por exemplo, carnes, cereais integrais, gorduras boas como as do azeite de oliva, abacate, nozes, castanhas etc. Se seu bebê janta muito cedo, uma ceia leve pode ser uma boa estratégia.
Se está na alimentação complementar, atenção ao bebê que come “bem demais” e começa substituir o leite materno (ou sua fórmula infantil) por alimentos precocemente, isto pode desencadear um aleitamento em ciclo reverso, ou seja, tomar a noite todo o leite (materno ou fórmula infantil) que deixou de tomar durante o dia. Lembre que até um ano o leite é o principal alimento de seu filho, e os alimentos é que são complementares. Ele está amadurecendo a capacidade do sistema digestivo de absorver os nutrientes dos outros alimentos diferentes ao leite, você já deve estar acostumada a identificar as refeições de seu filho pelo cocô certo? isso acontece porque ele ainda não está digerindo tudo que come. Na dúvida sobre a alimentação infantil, nunca sobra o acompanhamento com nutricionista materno infantil.

Para as crianças maiores é bom avaliar como está a qualidade dessa alimentação. Será que está oferecendo muitos açúcares refinados ou industrializados? Seu filho consume sucos de caixinha, bolos biscoitos, bolachas de pacote, Danoninho, Mucilon, Nescau, sorvete, balas, etc? Os açúcares em excesso sobre carregam o seu bebê de energia que precisa ser gasta de alguma forma, e para isso precisa de atividade, nem que essa atividade seja lutar contra o sono. Lembre que a recomendação de todos os órgãos de saúde competentes é não oferecer nada de açúcares industrializados até depois dos 2 anos, e mesmo após essa idade se é oferecido, deve ser de forma limitada. É uma boa hora para rever a alimentação do seu filho e de toda a família, cortar industrializados e prestar atenção na qualidade dos alimentos oferecidos.
Ele está em creche período integral? Você trabalha de dia? Houve mudanças importantes na rotina da casa? Considere também a ansiedade gerada pela separação, lembre que ela começa por volta dos 8 meses (ou às vezes antes) e se apresenta em picos de diferente intensidade até uns 2-3 anos. O bebê sente medo físico de perder você ou ser abandonado, o que o obriga a acordar diversas vezes para se certificar que você ainda está com ele. O desmame noturno nesse caso é desaconselhado, ele pode significar desmame total se seu bebê passa o dia longe de você. Veja aqui dicas para atenuar a angustia de separação

Como é a hora de dormir ? Oferece o calma e conforto que a criança precisa para relaxar? está indo dormir na hora certa? Os despertares noturnos são agitados? Para o sono chegar e se manter, os níveis de estresse devem diminuir, dessa forma a melatonina conseguirá exercer seu papel adequadamente. Ter um roteiro da hora de dormir que possa ser aplicado tanto nas sonecas, quanto no sono noturno, é importante para ajudar a criança manejar o estresse que pode atrapalhar o descanso. Veja essas dicas para cuidar da higiene do sono e construir um ritual de descanso bacana.
Por último,mas não menos importante, o padrão de sono que você espera de seu bebê ou criança está acorde à sua fase de desenvolvimento? Despertar a noite é necessário para o desenvolvimento neurológico saudável, é normal apresentar 1-3 despertares até 3-4 anos, sendo que até um ano pelo menos um deles será para nutrição. Então, não esqueça que seu filho não é anormal por acordar durante noite e madrugada, pelo contrário, esse comportamento é natural, apenas precisa de atenção quando essas acordadas noturnas frequentes atrapalham o descanso real dele e o seu. Ter uma noção real do sono dos bebês e expectativas reais é a melhor forma de evitar ficarmos apavoradas com os problemas de sono, muitas vezes nem é o sono ruim, mas os pais enfrentam frustração ao não conseguir fazer conforme acreditam que deveria ser.
Encontre todos os textos sobre o sono escritos nesse blog aqui
Veja também
Onde devem dormir nossos filhos?
O quê fazer quando só dormem no colo?
Desassociando o sono da sucção em 6 etapas
7 Dicas para cuidar da higiene do sono dos nossos pequenos
Precisa ajuda com o sono?
A consultoria Mães com Ciência pode ajudar. Saiba como funciona aqui ou Agende uma consulta virtual aqui
Texto original de Zioneth Garcia
Olá, a partir dos 6m é recomendado algum jejum de 5h por dia (ou noite) para que o bebê se desenvolva melhor? Meu bebê tem quase 8m, dorme por volta de 20h, mas procura pelo peito várias vezes durante a noite. As sonecas do dia costumam ser ok e ele termina o dia descansado, temos uma rotina boa. Mas a pediatra disse que preciso parar de amamentar na madrugada, pra ele ter esse jejum… E eu não tenho vontade de parar, podem me dar uma luz? Desde já, obrigado por todos os textos!!!
CurtirCurtir
Marluci . Se tudo está funcionando bem para vcs: crescimento, desenvolvimento e descanso. Não existe razão para mudar , naturalmente seu bebê irá fazer intervalos mais longos durante a noite. Apenas sugeriria observar bem se o aleitamento de dia está bom (nessa fase podem se distraer bastante e diminuir ) e se os despertares noturnos são mesmo despertares ou apenas movimentos e barulhos normais do sono REM.
CurtirCurtir
Olá! Meu bebê tem 1 ano e 2 meses, já está caminhando, mama no peito e as vezes 1 mamadeira por dia, está com o sono bastante agitado a noite, fica se debatendo bastante, não desperta, mas não tem sossego. O que pode estar acontecendo?
CurtirCurtir
Andrieli o sono agitado é normal nesa fase. Ele está desenvolvendo muito rápido. Porém, se a qualidade do sono estampido ruim seria importante avaliar a rotina em geral , na procura de situações ou comportamentos que favoreçam essa agitação, para as controlar . Isto é fazer a higiene do sono.
Posso lhe ajudar nesse processo através da consultoria.
Fico a disposição.
CurtirCurtir