5 dicas para reverter a confusão de bicos

A confusão de bicos pode ser um processo doloroso para mãe e bebê. Entenda mais sobre o processo da confusão de bicos e avalie os sinais da confusão de bicos estar acontecendo.

Para reverter a confusão de bicos o primeiro passo é reconstruir o relacionamento entre o bebê e o seio. A seguir 5 dicas para ajudar reverter essa situação antes que o bebê deixe definitivamente o seio:

Revertendo a confusão de bicos

1- Pare de usar os bicos artificiais. Avalie cada situação na que rotineiramente dá a chupeta e responda acordo com a necessidade que sente deve ser atendida no seu bebê. Use seu peito nas situações que você acredita ser necessária a sucção, onde colocaria a chupeta na boca. Se seu bebê tem muita dificuldade planeje essa retirada definitiva dos bicos de forma gradual, priorizando o descanso do bebê, enquanto lhe ajuda reconhecer outras formas de se sentir aconchegado sem a chupeta. Lembre que o seu bebê procura a sucção não apenas para se alimentar, também para se confortar (quando sente dor ou desconforto físico) e acalmar (quando esta estressado ou quer dormir). Se sua produção foi prejudicada pela confusão de bicos, e faz uso de fórmula infantil, mantenha a oferta em copinho ou colher dosadora, depois de ter ofertado primeiro o seio, como complemento. Primeiro você garante que o bebê aceite o seio com calma novamente, depois você planeja a retirada gradual da formula. Veja como aumentar sua produção de leite materno

2- Capriche no colo e no contato pele a pele, dessa forma poderá “reiniciar” o vínculo afetivo através do seio. Agora é a hora de usar todas as ferramentas para acalmar a criança que você conhece: colo, balanço, som de útero, sling, exterogestação, canção de acalmar, caminhada, etc. A criança precisa se sentir segura, protegida e calma com você, e especialmente quando sugar do seio. Se o bebê mostra aversão ao peito é muito importante não obrigar a mamar, a rejeição nesse caso é um sinal que ela não reconhece mais o seu peito como forma de consolo e precisará reconstruir esse vínculo afetivo gradativamente. Tenha paciência

3- Ofereça o seio quando a criança estiver sonolenta, ao acordar ou antes de dormir. Se ela brigar com o seio, lembre se de manter a calma, segure firmemente no seu colo e ofereça o seio enquanto pratica a exterogestação (embrulho, balanço e shiado), permitindo que o bebê encoste a boca no seio nu, mesmo que não o pegue para sugar no primeiro momento.  Uma vez calmo e sugando, converse calmamente, relaxe. Utilize a compressão da mama para estimular mais alguns minutos de sucção nutricional. Se dorme mamando, retire o seio da boca e fique com ele no colo uns minutos. 

Imagem Canva.com – assinatura Zioneth Garcia

4- Organize a rotina familiar, e a rotina do seu bebê. Oferecendo alimentação, estimulação e descanso oportunamente. O descanso adequado permitirá ter um bebê mais paciente, o que ajudará na hora de lhe persuadir mamar. Na hora de estimular ofereça o contato pele-a-pele, ficando sem roupa da cintura para cima, deitando-se com seu bebê sobre seu dorso nu, e permita que seu filho explore o seu peito. Desfrute esses momentos, brinquem, se conectem.  Veja quanto deve dormir seu filho.

5- Tente amamentar em situações não usuais, como andando ou movendo-se, comendo, ou qualquer outra situação. Mude o ambiente onde usualmente amamentava, troque a poltrona de amamentação de parede, coloque um quadro colorido atrás ou oferte em locais diferentes da casa. Tente também varias as posições de amamentar: deitada, em cavalinho, postura invertida, no sling. A ideia é trazer leveza à hora de amamentar para você e para seu bebê.

Precisa ajuda?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar com ajustes na amamentação, sono, desmame , desfralde, ajustes na amamentação e educação positiva.  Saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual aqui

Texto original de Zioneth Garcia

Veja também

Relatos de confusão de bicos

Reflexões de uma ex-dependente do leite artificial: o que ninguém nos conta.

Relactação e translactação: quando é necessário?

Como deixei o leite artificial e voltei ao leite materno exclusivo

Como retomar a amamentação em 4 passos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s