5 dicas para reverter a confusão de bicos

A confusão de bicos pode ser um processo doloroso para mãe e bebê, acontece em vários níveis, desde o fisiológico até o emocional, mostrando sinais que muitas vezes são difíceis de detectar, ou ignoradas até quando o processo chega a fases avançadas. A parte mais dolorosa da confusão de bicos acontece quando o bebê começa perder a associação emocional da amamentação. Substituindo na chupeta as sensações de conforto, consolo, proteção e segurança que deveria obter do seio da sua mãe. Para entender como acontece esse processo veja: confusão de bicos

Muitos bebê nessa situação param de adormecer no seio e choram, esperando ter a sucção da chupeta para dormir, brigam quando a mãe tenta amamentá-lo e tentam forçar a pega no seio da mesma forma que fariam com chupeta ou mamadeira, podendo causar lesões mamilares. Se seu bebê (de qualquer idade) usa chupeta ou mamadeira, fique atenta se alguns desses sinais de confusão de bicos está acontecendo:

  • Ao começar mamar tende morder o seio, você percebe que a boca abre pouco, e ele tenta pegar o bico do seu seio como pegaria a mamadeira. As vezes encarando o seio com a gengiva, e levando algumas mordidas no começo da mamada.
  • Na fase não nutricional da mamada, quando está querendo só relaxar no seio, empurra o mamilo com a língua, e é comum levar algumas mordidas nesse momento. Ele tenta pegar o seu mamilo como pegaria a chupeta.
  • Se cansa no seio, e para de mamar constantemente quando o seio fica mais flácido, se você faz compressão da mama ele se anima continuar mais uns minutos.
  • Se irrita quando o seio fica flácido e com fluxo menor, parece cansado de sugar nesse momento. Mas ainda não fica satisfeito, provavelmente você oferece algum complemento nesse momento.
  • Não adormece mais no seio, se irrita e só acalma quando você coloca a chupeta.
  • Você começou complementar o seu leite com fórmula e a quantidade só tem aumentado nas últimas semanas. Ultrapassando os 90 mL a cada mamada.
  • Seu bebê chora irritado quando você tenta colocar ao seio acordado, se você oferece a mamadeira ele aceita com agrado. Se você oferece o seio quando ele está sonolento mama bem.
  • De madrugada mamava bem e começou a só se satisfazer e dormir se você oferece fórmula ou chupeta.
  • Iniciar a mamada é um sofrimento, seu bebê chora muito, parece confuso, pega e solta o seio varias vezes, fazendo varias pegas erradas antes de conseguir finalmente pegar de um jeito certo.

Para reverter a confusão de bicos o primeiro passo é reconstruir o relacionamento entre o bebê e o seio. A seguir 5 dicas para ajudar reverter essa situação antes que o bebê deixe definitivamente o seio:

Revertendo a confusão de bicos

1- Pare de usar os bicos artificiais. Avalie cada situação na que rotineiramente daria a chupeta e responda acordo com a necessidade que sente deve ser atendida no seu bebê. Use seu peito nas situações que você acredita ser necessária a sucção, onde colocaria a chupeta na boca. Lembre que o seu bebê procura a sucção não apenas para se alimentar, também para se confortar (quando sente dor ou desconforto físico) e acalmar (quando esta estressado ou quer dormir). Se sua produção foi prejudicada pela confusão de bicos, e faz uso de fórmula infantil, mantenha a oferta em copinho ou colher dosadora, depois de ter ofertado primeiro o seio, como complemento. Primeiro você garante que o bebê aceite o seio com calma novamente, depois você planeja a retirada gradual da formula. Veja como aumentar sua produção de leite materno

2- Capriche no colo e no contato pele a pele, dessa forma poderá “reiniciar” o caminho da construção do vínculo afetivo através do seio. Agora é a hora de usar todas as ferramentas para acalmar a criança que você conhece: colo, balanço, som de útero, sling, exterogestação, canção de acalmar, caminhada, etc. A criança precisa se sentir segura, protegida e calma com você, e especialmente quando sugar do seio. Se o bebê mostra aversão ao peito é muito importante não obrigar a mamar, a rejeição nesse caso é um sinal que ela não reconhece mais o seu peito como forma de consolo e precisará reconstruir esse vínculo afetivo gradativamente. Tenha paciência

3- Ofereça o seio quando a criança estiver sonolenta, ao acordar ou antes de dormir. Se ela brigar com o seio, lembre se de manter a calma, segure firmemente no seu colo e ofereça o seio enquanto pratica a exterogestação (embrulho, balanço e shiado), permitindo que o bebê encoste a boca no seio nu, mesmo que não o pegue para sugar no primeiro momento.  Uma vez calmo e sugando, converse calmamente, relaxe. Utilize a compressão da mama para estimular mais alguns minutos de sucção nutricional. Se dorme mamando, retire o seio da boca e fique com ele no colo uns minutos. 

4- Organize a rotina familiar, e a rotina do seu bebê. Oferecendo alimentação, estimulação e descanso oportunamente. O descanso adequado permitirá ter um bebê mais paciente, o que ajudará na hora de lhe persuadir mamar. Na hora de estimular ofereça o contato pele-a-pele, ficando sem roupa da cintura para cima, deitando-se com seu bebê sobre seu dorso nu, e permita que seu filho explore o seu peito. Desfrute esses momentos, brinquem, se conectem.  Veja quanto deve dormir seu filho.

5- Tente amamentar em situações não usuais, como andando ou movendo-se, comendo, ou qualquer outra situação. Mude o ambiente onde usualmente amamentava, troque a poltrona de amamentação de parede, coloque um quadro colorido atrás ou oferte em locais diferentes da casa. Tente também varias as posições de amamentar: deitada, em cavalinho, postura invertida, no sling. A ideia é trazer leveza à hora de amamentar para você e para seu bebê.

Precisa ajuda?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar com ajustes na amamentação, sono, desmame , desfralde, ajustes na amamentação e educação positiva.  Saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual aqui

Texto original de Zioneth Garcia

Veja também

Reflexões de uma ex-dependente do leite artificial: o que ninguém nos conta.

Relactação e translactação: quando é necessário?

Como deixei o leite artificial e voltei ao leite materno exclusivo

Como retomar a amamentação em 4 passos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s