Relatos de confusão de bicos

Desde que começou o distanciamento social tenho recebido um número cada vez maior de pedidos de ajuda para voltar amamentar após o desmame precoce que resulta de introdução de chupeta, mamadeira , fórmula infantil ou bico de silicone. Algumas oferecem sem ter conhecimento do risco que isto traz para amamentação, outras, mesmo conhecendo o risco, acreditam que não acontecerá com elas. Quero então, compartilhar alguns dos relatos, que chegaram como pedidos de ajuda, que recebi apenas nesses 3 meses, gostaria acolher todas essas mães, porém, na realidade pouquíssimos casos acabam concretando o acompanhamento completo. Os nomes e locais foram retirados dos relatos: 

  • Meu bebê está com 4 meses, e mamando na mamadeira leite artificial e leite do peito, que tiro na bomba. Mas meu leite diminuiu muito. Gostaria de voltar a amamentar. Preciso de ajuda
  • Dei chupeta e mamadeira e meu bebê não quer mais o peito . Ele tem 2 meses.
  •  Meu bebê nasceu de 16/04 ficando 29 dias na UTI neonatal, nasceu com desconforto respiratório e plaquetopenia transitória. Ficou alguns ciclos sem mamar, para testes na UTI. Na maternidade era oferecido mamadeira durante a madrugada e/ou os períodos que eu não podia estar pra amamentar, mas ainda sim pegava peito. Viemos pra casa com leite artificial na mamadeira e chupeta. Paguei por consultoria que indicou relactação, domperidona, sem sucesso. Há quase 10 dias ele nao pega peito, se joga,chora,grita,fica extremamente irritada e só para de chorar ao tirar da posição e dar mamadeira. Já tentei várias posições, cavalinho,invertida… Sem sucesso. Hoje ela está com 2m, e meio. É possível voltar a amamentar? Estou desolada de desmamar tão precocemente.
  • Sempre tive pouco leite, então a médica recomendou complementar com fórmula. Porém,depois que tive que fazer uma cirurgia de retirada da vesícula meu leite quase secou. Agora estou tomando um medicamento passado pela minha médica e estou tendo bastante leite, mas meu bebê não está querendo pegar o peito. Se eu tiro e dou na mamadeira ele mama tranquilamente mas quando vai pegar o peito, tenho q usar o bico de silicone para ele conseguir mamar, e mesmo assim, muito pouco porque ele cansa e começa a chorar muito, e ainda tenho que dar a mamadeira. Não sei mais o que fazer. Quero muito amamentar mas não estou conseguindo.
  • Meu bebê tem 1 mês e 15 dias e está tomando fórmula na mamadeira há um mês. Não tive orientação sobre amamentação nas primeiras horas de vida dele é isso acabou causando uma icterícia e infecção no sangue. Ficamos 13 dias no hospital e saí de lá com ele tomando fórmula no copinho e eu ofertava o peito antes de cada mamada. Não consegui sair de lá com Leite materno exclusivo pois ele estava perdendo peso. Ao chegar em casa acabei ofertando na mamadeira e em poucos dias ele começou a rejeitar totalmente o peito. Gostaria de reverter essa situação e tentar o aleitamento materno exclusivo.
  • Minha bebê está com 20 dias estou com muita dificuldade em amamentar pois dei a mamadeira como complemento ela ainda está sugando mas fica irritada chora com fome. Estou tirando o leite e dando antes da mamada com a mamadeira. Pois gostaria muito que ela  mamasse. Mas consigo só 20ml ao dia e a bebê já está mamando 120ml.
  • Entrei com a fórmula com a minha filha ainda no primeiro mês de vida, ela ficava o dia todo no peito, mas quando fomos na consulta o pediatra viu que ela estava desidratando ou seja estava no peito mas não estava mamando ou pelo menos não o suficiente. Tinha muito leite, de vazar muito, acho que o bico invertido não ajudou muito e também por não ter uma ajuda na amamentação nem orientação sobre a pega correta, só tive essas informações quando ela já estava complementando na mamadeira, mas quero muito voltar a amamentar sei que não será um caminho fácil mas preciso saber se ainda consigo, hoje ela está com 3 meses!
  • Tenho uma bebê com 2 meses desde do primeiro dia de nascida que ela toma fórmula pois meu leite não saiu, agora queria fazer ela mamar no peito e não consigo, para estimular e ter leite o suficiente pra ela pois só sai umas gotinhas de cada peito.
  • Tive uma grande redução de leite materno e tive que usar a mamadeira. Estou tentando fazer minha bebê pegar o seio novamente, mais ela chora muito e não pega de jeito nenhum….vou tomar até um medicamento para aumentar a produção de leite, queria alguma técnica para ela pegar novamente.
  • Meu bebê parou de mamar o peito. Ele vai fazer 3 meses quero amamentar mas não consigo, ele está tomando fórmula quero da o peito mas o leite está secando, o que fazer pra voltar a amamentar meu bebê de novo. 
  • Meu bebê vai completar 2 meses e só mama com o bico de silicone. Estou dando fórmula para complemento, porém agora percebo que quando vou dar peito ela não quer pegar ela fica muito brava eu insisto mas ela não pega.
  • Com 1 mês precisei introduzir complemento ao meu bebê porque não estava ganhando peso. Eu fiz uso de bico de silicone por um tempo, e com o baixo peso, precisei usar a fórmula. Meu bebê não aceitou o copinho e estava com fome. Entramos com a mamadeira e hoje, com 2 meses e meio, sinto que a confusão de bicos está aparente e ele se irrita ou dorme logo quando está no peito. Continuo insistindo na amamentação. Preciso de ajuda pra ele não largar o peito! 
  • Minha bebê tem 2 meses e 10 dias e largou o peito. O pediatra indicou fórmula a partir do décimo dia, porque ela perdeu peso. Então dava peito e fórmula 30/60… com o tempo ela foi ficando irritada e parecia faminta. Comecei a achar ela magra e fui aumentando a fórmula, até que ela largou o peito. Tenho leite, mas como fiz plástica mamária, a quantidade de produção parece pouca. Depois disso, meu peito empedrou, mas consegui fazer o leite descer com compressa e massagem. Hoje consigo ordenhar 100 de leite por dia e ofereço a ela na mamadeira. Fui em outro pediatra que sugeriu a técnica da relactação. Será que consigo fazer ela mamar de novo? Estou bem insegura e com medo de não funcionar.
Foto por Yan em Pexels.com

Se você se identifica com algum desses relatos, então saiba que seu bebê fez confusão de bicos, provavelmente. Voltar amamentar é possível, mas não é fácil. É um processo longo, que depende de vários fatores, como a idade do bebê, o tempo que leva sem pegar o seio, ganho de peso e desenvolvimento, entre outros. Mais que o leite materno o processo foca na reconstrução do vínculo do bebê com o seio. O aumento da produção de leite materno é consequência da demanda do bebê. Ter leite não garante que o bebê irá sugar do seio. A sucção do seio é muito diferente da sucção da mamadeira, seu bebê precisará re-aprender mamar (veja mais sobre a confusão de bicos aqui).

O bebê rejeitar o seio não é um ponto de partida animador, mas não significa que seja impossível. Porém, você precisará parar o uso de bicos, e manter o aleitamento complementar como medida de suporte (sem uso de mamadeira), enquanto se soluciona a aceitação do seio e a produção de leite materno. Exige muita dedicação e disponibilidade.Por isso, antes de começar qualquer tentativa para voltar ao seio exclusivamente é importante que avalie sua realidade atual, e se responda com sinceridade: sua vida hoje permite essa dedicação e disponibilidade? Consegue retirar mamadeira e chupeta? As circunstâncias que levaram ao uso da mamadeira e a chupeta mudaram ou podem mudar? Está disposta encarar esse desafio, suportando o estresse que pode aparecer no caminho? 

Depois que faço essas perguntas, a maioria das mulheres desistem, ou sentem que mudar as circunstâncias que levaram ao uso da chupeta e mamadeira não é possível na realidade que vivem atualmente. Estou falando de mulheres que ficam sozinhas em casa o dia todo, sendo cobradas de cuidar de casa, comida, filhos mais velhos, e até parentes idosos, enquanto devem garantir o bem estar de seu bebê e o de si mesmas. Não as culpo em desistir, para amamentar é preciso contar com uma rede de apoio, alguém que ofereça suporte operacional cuidando das refeições, da casa, dos filhos mais velhos, dos parentes idosos, etc. Assim a mulher que deseja amamentar pode ter uma cabeça mais leve e  tempo para se dedicar ao processo de voltar amamentar, cuidando de si mesma e de seu bebê. Apesar de ser possível, e em alguns casos terem conseguido reverter um quadro de confusão de bicos com desmame precoce, muitas percebem que tentar voltar à amamentação pode ser mais uma carga na suas vidas já sobrecarregadas. 


Para essas mulheres que sentem o final da amamentação precocemente, e se sentem culpadas, quero deixar uma voz de aliento, um abraço caloroso. O amor de mãe não se mede com tempo de amamentação ou o tipo de leite que o bebê consome,  o vínculo afetivo entre mãe e bebê não se rompe com o final da amamentação, ele passa ser expressado de outras formas. O mesmo amor que vocês sonharam dar no seio, pode ser ofertado através do colo, olho no olho, carinho e atenção das necessidades do bebê, mesmo que isto seja satisfazendo sua fome com mamadeira.  

Precisa ajuda?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar voltar ao aleitamento materno exclusivo, lidar com os problemas de sono, se preparar para voltar ao trabalho sem prejudicar a amamentação, entre outros. Saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual aqui.

*Texto original de Zioneth Garcia

Veja também

Amamentação e confusão de bicos

5 dicas para reverter a confusão de bicos

Como retomar a amamentação em 4 passos

O papel do apoio familiar durante cada fase da amamentação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s