Relatos de confusão de bicos

Tenho recebido um número cada vez maior de pedidos de ajuda para voltar amamentar após o desmame precoce que resulta de introdução de chupeta, mamadeira , fórmula infantil ou bico de silicone. Algumas mães oferecem sem ter conhecimento do risco que isto traz para amamentação, outras, mesmo conhecendo o risco, acreditam que não acontecerá com elas. Quero então, compartilhar alguns dos relatos, que chegaram como pedidos de ajuda, que recebi nesse anos, gostaria acolher todas essas mães, porém, na realidade pouquíssimos casos acabam concretando o acompanhamento completo. Os nomes e locais foram retirados dos relatos: 

  • Meu bebê está com 4 meses, e mamando na mamadeira leite artificial e leite do peito, que tiro na bomba. Mas meu leite diminuiu muito. Gostaria de voltar a amamentar. Preciso de ajuda
  • Dei chupeta e mamadeira e meu bebê não quer mais o peito . Ele tem 2 meses.
  •  Meu bebê nasceu de 16/04 ficando 29 dias na UTI neonatal, nasceu com desconforto respiratório e plaquetopenia transitória. Ficou alguns ciclos sem mamar, para testes na UTI. Na maternidade era oferecido mamadeira durante a madrugada e/ou os períodos que eu não podia estar pra amamentar, mas ainda sim pegava peito. Viemos pra casa com leite artificial na mamadeira e chupeta. Paguei por consultoria que indicou relactação, domperidona, sem sucesso. Há quase 10 dias ele não pega peito, se joga, chora, grita,fica extremamente irritada e só para de chorar ao tirar da posição e dar mamadeira. Já tentei várias posições, cavalinho,invertida… Sem sucesso. Hoje ela está com 2m, e meio. É possível voltar a amamentar? Estou desolada de desmamar tão precocemente.
  • Sempre tive pouco leite, então a médica recomendou complementar com fórmula. Porém, depois que tive que fazer uma cirurgia de retirada da vesícula meu leite quase secou. Agora estou tomando um medicamento passado pela minha médica e estou tendo bastante leite, mas meu bebê não está querendo pegar o peito. Se eu tiro e dou na mamadeira ele mama tranquilamente mas quando vai pegar o peito, tenho q usar o bico de silicone para ele conseguir mamar, e mesmo assim, muito pouco porque ele cansa e começa a chorar muito, e ainda tenho que dar a mamadeira. Não sei mais o que fazer. Quero muito amamentar mas não estou conseguindo.
  • Meu bebê tem 1 mês e 15 dias e está tomando fórmula na mamadeira há um mês. Não tive orientação sobre amamentação nas primeiras horas de vida dele é isso acabou causando uma icterícia e infecção no sangue. Ficamos 13 dias no hospital e saí de lá com ele tomando fórmula no copinho e eu ofertava o peito antes de cada mamada. Não consegui sair de lá com Leite materno exclusivo pois ele estava perdendo peso. Ao chegar em casa acabei ofertando na mamadeira e em poucos dias ele começou a rejeitar totalmente o peito. Gostaria de reverter essa situação e tentar o aleitamento materno exclusivo.
  • Minha bebê está com 20 dias estou com muita dificuldade em amamentar pois dei a mamadeira como complemento ela ainda está sugando mas fica irritada chora com fome. Estou tirando o leite e dando antes da mamada com a mamadeira. Pois gostaria muito que ela  mamasse. Mas consigo só 20ml ao dia e a bebê já está mamando 120ml.
  • Entrei com a fórmula com a minha filha ainda no primeiro mês de vida, ela ficava o dia todo no peito, mas quando fomos na consulta o pediatra viu que ela estava desidratando ou seja estava no peito mas não estava mamando ou pelo menos não o suficiente. Tinha muito leite, de vazar muito, acho que o bico invertido não ajudou muito e também por não ter uma ajuda na amamentação nem orientação sobre a pega correta, só tive essas informações quando ela já estava complementando na mamadeira, mas quero muito voltar a amamentar sei que não será um caminho fácil mas preciso saber se ainda consigo, hoje ela está com 3 meses!
  • Tenho uma bebê com 2 meses desde do primeiro dia de nascida que ela toma fórmula pois meu leite não saiu, agora queria fazer ela mamar no peito e não consigo, para estimular e ter leite o suficiente pra ela pois só sai umas gotinhas de cada peito.
  • Tive uma grande redução de leite materno e tive que usar a mamadeira. Estou tentando fazer minha bebê pegar o seio novamente, mais ela chora muito e não pega de jeito nenhum….vou tomar até um medicamento para aumentar a produção de leite, queria alguma técnica para ela pegar novamente.
  • Meu bebê parou de mamar o peito. Ele vai fazer 3 meses quero amamentar mas não consigo, ele está tomando fórmula quero da o peito mas o leite está secando, o que fazer pra voltar a amamentar meu bebê de novo. 
  • Meu bebê vai completar 2 meses e só mama com o bico de silicone. Estou dando fórmula para complemento, porém agora percebo que quando vou dar peito ela não quer pegar ela fica muito brava eu insisto mas ela não pega.
  • Com 1 mês precisei introduzir complemento ao meu bebê porque não estava ganhando peso. Eu fiz uso de bico de silicone por um tempo, e com o baixo peso, precisei usar a fórmula. Meu bebê não aceitou o copinho e estava com fome. Entramos com a mamadeira e hoje, com 2 meses e meio, sinto que a confusão de bicos está aparente e ele se irrita ou dorme logo quando está no peito. Continuo insistindo na amamentação. Preciso de ajuda pra ele não largar o peito! 
  • Minha bebê tem 2 meses e 10 dias e largou o peito. O pediatra indicou fórmula a partir do décimo dia, porque ela perdeu peso. Então dava peito e fórmula 30/60… com o tempo ela foi ficando irritada e parecia faminta. Comecei a achar ela magra e fui aumentando a fórmula, até que ela largou o peito. Tenho leite, mas como fiz plástica mamária, a quantidade de produção parece pouca. Depois disso, meu peito empedrou, mas consegui fazer o leite descer com compressa e massagem. Hoje consigo ordenhar 100 de leite por dia e ofereço a ela na mamadeira. Fui em outro pediatra que sugeriu a técnica da relactação. Será que consigo fazer ela mamar de novo? Estou bem insegura e com medo de não funcionar.
  • Meu bebê está fazendo confusão de bicos, rejeita totalmente o seio, depois que eu comprei uma mamadeira com aquele bico que imita o peito. Estou desesperada! Não quero que ele desmame, ele tem três meses! Tive que ofertar formula porque o pediatra disse que ele não estava ganhando peso e eu não tinha leite suficiente, desde que nasceu mama no peito e fórmula, agora só aceita o peito com muito custo quando está sonolento
Foto por Yan em Pexels.com
  • Minha filha começou a usar a mamadeira muito cedo, tirei a mamadeira com 4 meses, hoje ela está com seis meses e ainda precisa de tomar fórmula, sinto que ela ainda não aprendeu a fazer a sucção corretamente no seio. Quero auxílio para que ela aprenda.
  • Iniciei Mamadeira como complemento pq meu filho sempre ficava irritado após mamar nos 2 seios e ele agora não quer mamar no seio. Eu quero q ele volte a mamar. Fiz da mesma forma com meu 1°filho, mas ele não deixou de mamar.
  • Meu bebê tem 2meses e dois dias,  e há uns 20 dias ela deixou de querer mamar e para não deixa lá com fome dou fórmula na mamadeira. O que estava difícil ficou pior por causa da confusão de bicos culpa minha de não buscar orientação para me ajudar. Copinho, colher dosadora, relactação tudo que tinha usei mas sem sucesso. Preciso de ajuda.
  • Minha bebê tem 2 meses, dou fórmula a ela desde dos seus 4 dias de vida porque o bico do meu seio feriu e eu não consegui de jeito nenhum amamentar enquanto estava ferido, mas depois que cicatrizou fui dando o peito novamente e ela mamava e tomava fórmula, depois troquei de mamadeira o bico da mamadeira é de silicone e parece com o bico de uma chupeta aí ela foi deixando de mamar e também ela chupa chupeta, e agora de jeito nenhum ela quer voltar a mamar o que devo fazer, estou desesperada quero voltar a amamentar

Se você se identifica com algum desses relatos, então saiba que seu bebê fez confusão de bicos, provavelmente. Voltar amamentar é possível, mas não é fácil. É um processo longo, que depende de vários fatores, como a idade do bebê, o tempo que leva sem pegar o seio, ganho de peso e desenvolvimento, entre outros. Mais que o leite materno o processo foca na reconstrução do vínculo do bebê com o seio. O aumento da produção de leite materno é consequência da demanda do bebê. Ter leite não garante que o bebê irá sugar do seio. A sucção do seio é muito diferente da sucção da mamadeira, seu bebê precisará re-aprender mamar (veja mais sobre a confusão de bicos aqui).

O bebê rejeitar o seio não é um ponto de partida animador, mas não significa que seja impossível. Porém, você precisará parar o uso de bicos, e manter o aleitamento complementar como medida de suporte (sem uso de mamadeira), enquanto se soluciona a aceitação do seio e a produção de leite materno. Exige muita dedicação e disponibilidade.Por isso, antes de começar qualquer tentativa para voltar ao seio exclusivamente é importante que avalie sua realidade atual, e se responda com sinceridade: sua vida hoje permite essa dedicação e disponibilidade? Consegue retirar mamadeira e chupeta? As circunstâncias que levaram ao uso da mamadeira e a chupeta mudaram ou podem mudar? Está disposta encarar esse desafio, suportando o estresse que pode aparecer no caminho? 

Depois que faço essas perguntas, a maioria das mulheres desistem, ou sentem que mudar as circunstâncias que levaram ao uso da chupeta e mamadeira não é possível na realidade que vivem atualmente. Estou falando de mulheres que ficam sozinhas em casa o dia todo, sendo cobradas de cuidar de casa, comida, filhos mais velhos, e até parentes idosos, enquanto devem garantir o bem estar de seu bebê e o de si mesmas. Não as culpo em desistir, para amamentar é preciso contar com uma rede de apoio, alguém que ofereça suporte operacional cuidando das refeições, da casa, dos filhos mais velhos, dos parentes idosos, etc. Assim a mulher que deseja amamentar pode ter uma cabeça mais leve e  tempo para se dedicar ao processo de voltar amamentar, cuidando de si mesma e de seu bebê. Apesar de ser possível, e em alguns casos terem conseguido reverter um quadro de confusão de bicos com desmame precoce, muitas percebem que tentar voltar à amamentação pode ser mais uma carga na suas vidas já sobrecarregadas. 


Para essas mulheres que sentem o final da amamentação precocemente, e se sentem culpadas, quero deixar uma voz de alento, um abraço caloroso. O amor de mãe não se mede com tempo de amamentação ou o tipo de leite que o bebê consome,  o vínculo afetivo entre mãe e bebê não se rompe com o final da amamentação, ele passa ser expressado de outras formas. O mesmo amor que vocês sonharam dar no seio, pode ser ofertado através do colo, olho no olho, carinho e atenção das necessidades do bebê, mesmo que isto seja satisfazendo sua fome com mamadeira.  

Precisa ajuda?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar no processo de recuperação do aleitamento materno, lidar com os problemas de sono, se preparar para voltar ao trabalho sem prejudicar a amamentação, entre outros. Saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual aqui.

*Texto original de Zioneth Garcia

Veja também

Amamentação e confusão de bicos

5 dicas para reverter a confusão de bicos

Como retomar a amamentação em 4 passos

O papel do apoio familiar durante cada fase da amamentação

2 comentários

  1. Meu bebê está com três meses, e fazem dois dias que rejeita o peito. Ele mama fórmula também desde que nasceu, e vendo os comentários de outras mães, acredito ser desmame precoce 😔. Fico feliz com as palavras que a Dra deixou no final do texto! A maternidade não é algo fácil, principalmente nos primeiros meses de vida, e com a pressão que vivemos hoje, desde a maternidade até com os parentes em casa sobre a amamentação. Sim amamentar é importante porém não é algo tão simples, é preciso respeitar cada mulher, cada uma vive uma realidade diferente.

    Curtir

  2. Passei por essa situação logo no primeiro mês do meu bebê. Eu não sabia quase nada sobre amamentação até então. Na maternidade, ele recebeu fórmula como complemento nos três dias que ficamos lá. Em casa, eu dava o peito e tirava o leite na bomba, para que meu marido pudesse me ajudar na amamentação durante o período noturno, pois eu fiz cesárea e a recuperação foi difícil. Nada de fórmula, mas a mamadeira era constante. Aos poucos, ele foi rejeitando o peito, até que chegou um momento em que não queria mais. Foi aí que descobri o que era confusão de bicos. Fiquei arrasada, me senti culpada e com muito medo de perder a amamentação. Os textos que li na internet não foram nada animadores e deixaram ainda mais triste. Mesmo assim, eu decidi que lutaria o máximo possível para reverter a situação. Eliminei imediatamente a mamadeira e, com muita paciência, consegui estabelecer a amamentação. Hoje ele tem 15 meses e adora mamar. Para mim, é uma verdadeira vitória, pois percebo que os benefícios da amamentação são inegáveis. Por isso, minhas mensagens às mães que estiverem em uma situação parecida é: acreditem e não desistam. Com ajuda de pessoas próximas, informações adequadas e paciência, é possível reverter a confusão de bicos!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s