Sinais de confusão de bicos

A confusão de bicos pode ser um processo doloroso para mãe e bebê, acontece em vários níveis, desde o fisiológico até o emocional, mostrando sinais que muitas vezes são difíceis de detectar, ou ignoradas até quando o processo chega a fases avançadas. A parte mais dolorosa da confusão de bicos acontece quando o bebê começa perder a associação emocional da amamentação. Substituindo na chupeta as sensações de conforto, consolo, proteção e segurança que deveria obter do seio da sua mãe. Para entender como acontece esse processo veja: confusão de bicos

Muitos bebê nessa situação param de adormecer no seio e choram, esperando ter a sucção da chupeta para dormir, brigam quando a mãe tenta amamentá-lo e tentam forçar a pega no seio da mesma forma que fariam com chupeta ou mamadeira, podendo causar lesões mamilares. Se seu bebê (de qualquer idade) usa chupeta ou mamadeira, fique atenta se alguns desses sinais que a confusão de bicos está acontecendo:

  • Ao começar mamar tende morder o seio, você percebe que a boca abre pouco, e ele tenta pegar o bico do seu seio como pegaria a mamadeira. As vezes encarando o seio com a gengiva, e levando algumas mordidas no começo da mamada.
  • Na fase não nutricional da mamada, quando está querendo só relaxar no seio, empurra o mamilo com a língua, e é comum levar algumas mordidas nesse momento. Ele tenta pegar o seu mamilo como pegaria a chupeta.
  • Cansa no seio, e para de mamar constantemente quando o seio fica mais flácido, se você faz compressão da mama ele se anima continuar mais uns minutos.
  • Irrita se quando o seio fica flácido e com fluxo menor, parece cansado de sugar nesse momento. Mas ainda não fica satisfeito, provavelmente você oferece algum complemento nesse momento.

  • Não adormece mais no seio, se irrita e só acalma quando você coloca a chupeta.
  • Você começou complementar o seu leite com fórmula e a quantidade só tem aumentado nas últimas semanas. Ultrapassando os 90 mL em alguma das mamadas.
  • Seu bebê chora irritado quando você tenta colocar ao seio acordado, se você oferece a mamadeira ele aceita com agrado. Se você oferece o seio quando ele está sonolento mama bem.
  • De madrugada mamava bem e começou a só se satisfazer e dormir se você oferece fórmula ou chupeta.
  • Iniciar a mamada é um sofrimento, seu bebê chora muito, parece confuso, pega e solta o seio varias vezes, fazendo varias pegas erradas antes de conseguir finalmente pegar de um jeito certo.
  • Seu peito começou ficar sensível e machucado após as mamadas, especialmente quando o bebê dorme ao seio. O bebê perde a pega com facilidade no fim da mamada, parece que o seio entra sai da boca do bebê, principalmente na fase de sucção não nutritiva.

Identificou algum desses comportamentos? Cuidado! seu bebê pode estar caminhando pela confusão de bicos, e estar flertando com um desmame precoce. Veja aqui 5 dicas para reverter a confusão de bicos

Precisa ajuda?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar com ajustes na amamentação, sono, desmame , desfralde, ajustes na amamentação e educação positiva.  Saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual aqui

Texto original de Zioneth Garcia

Veja também

Relatos de confusão de bicos

Reflexões de uma ex-dependente do leite artificial: o que ninguém nos conta.

Relactação e translactação: quando é necessário?

Como deixei o leite artificial e voltei ao leite materno exclusivo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s