5 dicas para atravessar os 4 meses sem virar zumbi

Seu bebê dormia tão bem e pelos 4 meses algo mudou e as noites começaram apresentar despertares frequentes. Então me acompanhe a seguir,  vou dar algumas dicas sobre o que pode ajudar melhorar o sono nessa fase.

O amadurecimento do sistema de percepção sensorial e o sistema neurofisiológico regulador do sono, trazem grandes desafios. Muitas mais informações do ambiente estão sendo recebidas pelo cérebro do bebê, e elas devem ser processadas, o que acontece durante a fase de sono REM, que o bebê experimente a cada ciclo de sono, mais ciclos por noite permitem mais passagens pelo sono REM, e com mais ciclos de sono também há mais chances da mãe ou pai serem requisitados para ajudar o bebê, uma vez que ele precisa se sentir novamente protegido e seguro, para relaxar e dormir de novo. Entenda mais sobre porque acontecem despertares tão frequentes nessa fase lendo Retrocesso do sono dos 4 meses

5 dicas para atravessar os 4 meses sem virar zumbi

1- Garanta o aleitamento adequado. O corpo do bebê se auto regula, para garantir  aporte de nutrientes necessários para seu crescimento, o aleitamento que não acontece de dia, vai acontecer a noite. Se está amamentando, garanta pelo menos 6 mamadas nutricionais bem eficientes durante o dia. A livre demanda agora deve ser acompanhada de perto pela mãe, ofereça o peito quando sentir que é hora de refeição. O resto do dia mantenha as mamadas curta, que são mais demandas emocionais.

Se está oferecendo fórmula infantil, tenha paciência ao oferecer a mamadeira, faça pausas durante a oferta. Prefira oferecer menor quantidade,  mais vezes por dia, do que oferecer grandes quantidades poucas vezes ao dia. Consulte seu pediatra sobre a quantidade ideal para seu filho consumir ao dia, em geral bebês entre 3 meses e 1 ano tem uma capacidade gástrica que oscila entre 120- 180 mL.

Foto por Anna Shvets em Pexels.com

2- Tenha uma rotina familiar estável e incluía o bebê nessa rotina. Horários de acordar e ir para cama precisos, que acompanhem o fotoperíodo (luz do sol) são ideais para regular o metabolismo do sono (veja A importância da Luz do sol para a regulação do sono). Nos intervalos desperto, ofereça atividades estimulantes, o tédio nessa fase é mais uma fonte de estresse, module o grau de estimulação ao longo do dia, acompanhando o nível de energia da criança. Vídeos no celular, tablet ou TV estão contraindicados, eles hiperestimulam a criança e prejudicam os ciclos de sono.  Nessa fase intervalos desperto superiores a 3-4 horas podem ser um problema, então programe se para dedicar 30 min para colocar seu bebê para dormir, a cada 3 horas. Isto dará uma 3 sonecas durante o dia.

3- Crie uma rotina para a hora de dormir consistente, que ajude sua criança relaxar.  Observe a cada dia o que está causando tensão na criança? está treinando uma nova habilidade? tem dente nascendo? tomou vacina? está com gases? Para dormir, a criança precisa baixar seus níveis de estimulação e estresse, então trate de cada problema lhe ajudando a liberar a tensão, antes de ir para o aleitamento.

Foto por Anna Shvets em Pexels.com

4 – Garanta a sono durante o dia para que o sono da noite seja melhor. A duração ideal das sonecas diurnas é de 40 min – 1 h 30 min. O que vai lhe mostrar se a soneca durou tempo suficiente é o estado do bebê ao acordar, um bebê que acorda resmungão, chorando, provavelmente não chegou completar seu ciclo de sono, e alongar a soneca por mais alguns minutos pode ser necessário.  

5- Durante a noite acolha prontamente, não espere o choro, esse é um sinal de estresse, e irá ser mais difícil da criança adormecer novamente. Teste colocar para dormir após mamar, mas adormecer sem sucção, só com carinho. Durante a noite, experimente dar uma resposta progressiva, carinho, colo antes de partir para a sucção. Lembre que em fases de sono REM o bebê pode resmungar, se mexer e até balbuciar, então nem sempre que você acorda com o barulho do bebê vai ser necessariamente despertar ou fome. Quando os movimentos durante o sono são muito agitados o bebê pode despertar a si mesmo, nesse caso acolha e ajude voltar dormir. Se percebe que o sono depende muito da sucção, primeiro avalie e descarte a presencia de qualquer desconforto, lembre que alta necessidade de sucção é o mecanismo natural de encontrar alivio para o bebê. Só depois de descartar qualquer desconforto recorrente que pode tentar tentar fazer um processo de desvincular o sono da sucção gradual enquanto incorpora novas formas de relaxar para seu bebê.

Veja também

O sono dos bebês

O sono das mães

Meu bebê está mamando menos de dia e acordando mais a noite… e agora?

Acompanhamento profissional para os problemas de sono das crianças

Retrocesso do sono dos 4 meses

Precisa ajuda?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar com o sono, desmame , desfralde, ajustes na amamentação e educação positiva.  Saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual aqui

Texto original de Zioneth Garcia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s