Seu bebê dormia tão bem e pelos 4 meses algo mudou e as noites começaram apresentar despertares frequentes. Então me acompanhe a seguir, vou dar algumas dicas sobre o que pode ajudar melhorar o sono nessa fase.
O amadurecimento do sistema de percepção sensorial e o sistema neurofisiológico regulador do sono, trazem grandes desafios. Muitas mais informações do ambiente estão sendo recebidas pelo cérebro do bebê, e elas devem ser processadas, o que acontece durante a fase de sono REM, que o bebê experimente a cada ciclo de sono, mais ciclos por noite permitem mais passagens pelo sono REM, e com mais ciclos de sono também há mais chances da mãe ou pai serem requisitados para ajudar o bebê, uma vez que ele precisa se sentir novamente protegido e seguro, para relaxar e dormir de novo. Entenda mais sobre porque acontecem despertares tão frequentes nessa fase lendo Retrocesso do sono dos 4 meses
5 dicas para atravessar os 4 meses sem virar zumbi
1- Garanta o aleitamento adequado. O corpo do bebê se auto regula, para garantir aporte de nutrientes necessários para seu crescimento, o aleitamento que não acontece de dia, vai acontecer a noite. Se está amamentando, garanta pelo menos 6 mamadas nutricionais bem eficientes durante o dia. A livre demanda agora deve ser acompanhada de perto pela mãe, ofereça o peito quando sentir que é hora de refeição. O resto do dia mantenha as mamadas curta, que são mais demandas emocionais.
Se está oferecendo fórmula infantil, tenha paciência ao oferecer a mamadeira, faça pausas durante a oferta. Prefira oferecer menor quantidade, mais vezes por dia, do que oferecer grandes quantidades poucas vezes ao dia. Consulte seu pediatra sobre a quantidade ideal para seu filho consumir ao dia, em geral bebês entre 3 meses e 1 ano tem uma capacidade gástrica que oscila entre 120- 180 mL.

2- Tenha uma rotina familiar estável e incluía o bebê nessa rotina. Horários de acordar e ir para cama precisos, que acompanhem o fotoperíodo (luz do sol) são ideais para regular o metabolismo do sono (veja A importância da Luz do sol para a regulação do sono). Nos intervalos desperto, ofereça atividades estimulantes, o tédio nessa fase é mais uma fonte de estresse, module o grau de estimulação ao longo do dia, acompanhando o nível de energia da criança. Vídeos no celular, tablet ou TV estão contraindicados, eles hiperestimulam a criança e prejudicam os ciclos de sono. Nessa fase intervalos desperto superiores a 3-4 horas podem ser um problema, então programe se para dedicar 30 min para colocar seu bebê para dormir, a cada 3 horas. Isto dará uma 3 sonecas durante o dia.
3- Crie uma rotina para a hora de dormir consistente, que ajude sua criança relaxar. Observe a cada dia o que está causando tensão na criança? está treinando uma nova habilidade? tem dente nascendo? tomou vacina? está com gases? Para dormir, a criança precisa baixar seus níveis de estimulação e estresse, então trate de cada problema lhe ajudando a liberar a tensão, antes de ir para o aleitamento.

4 – Garanta a sono durante o dia para que o sono da noite seja melhor. A duração ideal das sonecas diurnas é de 40 min – 1 h 30 min. O que vai lhe mostrar se a soneca durou tempo suficiente é o estado do bebê ao acordar, um bebê que acorda resmungão, chorando, provavelmente não chegou completar seu ciclo de sono, e alongar a soneca por mais alguns minutos pode ser necessário.
5- Durante a noite acolha prontamente, não espere o choro, esse é um sinal de estresse, e irá ser mais difícil da criança adormecer novamente. Teste colocar para dormir após mamar, mas adormecer sem sucção, só com carinho. Durante a noite, experimente dar uma resposta progressiva, carinho, colo antes de partir para a sucção. Lembre que em fases de sono REM o bebê pode resmungar, se mexer e até balbuciar, então nem sempre que você acorda com o barulho do bebê vai ser necessariamente despertar ou fome. Quando os movimentos durante o sono são muito agitados o bebê pode despertar a si mesmo, nesse caso acolha e ajude voltar dormir. Se percebe que o sono depende muito da sucção, primeiro avalie e descarte a presencia de qualquer desconforto, lembre que alta necessidade de sucção é o mecanismo natural de encontrar alivio para o bebê. Só depois de descartar qualquer desconforto recorrente que pode tentar tentar fazer um processo de desvincular o sono da sucção gradual enquanto incorpora novas formas de relaxar para seu bebê.
Veja também
Meu bebê está mamando menos de dia e acordando mais a noite… e agora?
Acompanhamento profissional para os problemas de sono das crianças
Retrocesso do sono dos 4 meses
Precisa ajuda?
A consultoria Mães com Ciência pode ajudar com o sono, desmame , desfralde, ajustes na amamentação e educação positiva. Saiba como funciona aqui ou Agende uma consulta virtual aqui
Texto original de Zioneth Garcia
adorei a leitura! obrigada!
CurtirCurtido por 1 pessoa