Mães amamentando podem tomar Vacina contra COVID 19

A vacina foi liberada no Brasil recentemente, e a corrida de vacinação começou. Uma vitória da vida e da saúde publica!! A vacinação começou para os grupos prioritários: pessoal da saúde, e grupos de risco. No Brasil, em 27 de janeiro a Sociedade Brasileira de pediatria atraves do departamento científico de imunizações se pronunciou num documento de atualização sobre COVID 19 e vacinação, nele orienta: “Puérperas e lactantes pertencentes aos grupos prioritários devem ser vacinadas normalmente com qualquer uma das vacinas.

Em outros países onde o processo de vacinação foram iniciados ainda em dezembro, também foram feitas considerações para as mulheres que fazem parte do grupos com prioridade de imunização que possam estar amamentando. A vacina é considerada de risco muito baixo, segura, compatível com a lactância com risco mínimo para a lactancia e o lactante. Veja a seguir:

Os tipos de vacina contra a COVID-19 desenvolvidos podem ser divididos em dois grupos:  Por um lado, estão as vacinas de ácido ribonucleico mensageiro (ARNm) que contém o ARNm do coronavírus n-19, que induce às células musculares do local da injeção fabricar uma das proteínas da superfície do coronavírus n-19 fazendo que o sistema imune desenvolva anticorpos contra a COVID-19. Por outro lado, temos as vacinas de vetores virais, que contém um adenovirus no patógeno para o ser humano modificado com material genético do coronavírus 2019-nCoV que faz com que o sistema inmune reaja.

Foto por Alena Shekhovtcova em Pexels.com

Ainda não existem dados publicado sobre a sua excreção no leite materno, nem sobre seus efeitos sobre a lactação e os bebês amamentados. As mães lactantes tem sido excluídas de todos os ensaios realizados. Porém, é altamente improvável que os componentes das vacinas contra COVID 19 possam ser excretados pelo leite materno, e em qualquer caso seriam digeridos no intestino do bebê.  

Nenhuma das vacinas contém o vírus ativo nem conservantes, não podem provocar a COVID 19 em pessoas vacinadas nem alterar seu material genético. Assim, se a doença em si, COVID-19, é compatível com a lactância, parece razoável pensar que sua vacina, que nem contém o vírus ativo, também será. Com exceção das vacinas de vírus atenuados, como as da febre amarela e a varíola, que podem causar problemas nos lactantes,  todas as vacinas podem administrar se às mães que amamentam. 

Foto por Icaro Mendes em Pexels.com

Da mesma forma que a vacinação contra outros vírus, as mães vacinadas contra COVID 19 poderiam excretar anticorpos gerados pela vacina em forma de IgA, lo que protegeria da COVID-19 aos seus bebês também. 

As mães que amamentam, não fazem parte do grupo prioritário para vacinação em nenhum país até momento, a menos que pertençam a um grupo de risco: trabalhadoras da saúde, cuidadoras de idosos em lares permanentes ou tenham comorbidade crônica de risco para COVID 19. 

É importante ressaltar que a vacina contra COVID 19 não deve impedir iniciar a amamentação nem obriga sua interrupção. 

Referências

Vacuna contra la COVID-19. En e-lactancia.org. A partir de http://e-lactancia.org/breastfeeding/covid-19-vaccine/product/ Atualização: Nível de risco rebaixado em 29 de janeiro de 2021

Departamento científico de imunizações. Sociedade Brasileira de Pediatria. Vacinas COVID-19 – Atualização – 12(1): 27 de janeiro 2021.

Costantine MM, Landon MB, Saade GR. Protection by Exclusion: Another Missed Opportunity to Include Pregnant Women in Research During the Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) Pandemic. Obstet Gynecol. 2020 Jul;136(1):26-28. 

Infant Risk Center. COVID-19 Vaccine in Pregnancy and Breastfeeding. InfantRisk 2020/12/18 – acesso 20/01/2021

Precisando ajuda ?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar no sono, amamentação, desmame, desfralde, preparação para volta ao trabalho, chegada de um novo bebê e educação positiva. Saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual aqui.

Texto traduzido e adaptado por Zioneth Garcia

Veja também
Amamentação em casos de infecção materna

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s