Mudanças na rotina de sono esperadas nos primeiros anos


Durante os primeiros anos de vida do ser humano, o padrão de sono vai ter varias mudanças, não só pela necessidade de ciclos de sono mais curtos, mas pela constante evolução neurológica que leva à aquisição das habilidades motoras e cognitivas. A construção de  hábitos de sono saudáveis acontece desde os primeiros dias de vida, o padrão de sono vai mudando conforme a criança cresce, como pais e mães, nossa labor é identificar e acompanhar tais mudanças para poder realizar os ajustes na rotina da criança e na rotina familiar, a fim de favorecer o bom descanso. A seguir algumas mudanças normais no padrão de sono a cada fase.

  • RN – 4 meses: Não tem uma rotina fixa, vão aumentando gradativamente o intervalo de tempo despertos. Sendo de 1h nos primeiros dias até 2h 30 próximo dos 4 meses.  Podem fazer 3- 6 sonecas por dia. A duração ideal das sonecas é de 40 min – 2 horas.
  • ~4- 6 meses (ao rolar): três sonecas curtas (40 min – 1h) , sendo meio da manhã, começo da tarde e final da tarde. Ou duas sonecas longas (até 2h) . Os intervalos despertos podem ir de 2h 30 até 3 horas facilmente.
  • ~8- 12 meses (ao engatinhar) : duas sonecas, sendo uma no meio da manhã, após o lanche acordando pouco antes do almoço, e outra no meio da tarde, depois do lanche da tarde. Os intervalos despertos podem ir de 4h até 5h facilmente. A duração ideal das sonecas é de 1 – 2 horas.
menino com ursinho

  • ~13 -18 meses (ao firmar a caminhada) : a soneca da manhã desaparece, passando ser apenas uma soneca após o almoço, acordando para a hora do lanche da tarde. Os intervalos despertos podem ir de 5h até 6h facilmente. A duração ideal é de 1h 30 min – 2 h 30 min .  
  • ~28-36 meses (aquisição de habilidades sociais e desfralde) : A soneca começa diminuir diminuir a sua duração progressivamente (40 min – 1 h ) e o tempo despertos pode oscilar de 7-8 h seguidas, passando alguns dias sem fazer a soneca. Nessa fase é importante evitar sonecas no fim da tarde (após 16h), se necessário apenas fazer um pequeno cochilo (20-30 min) garantindo que exista um intervalo de pelo menos 3 h entre o despertar desse cochilo e o sono noturno.
  • ~Acima de 4 anos (pré-escolares e escolares): A soneca pode parar, precisando um sono noturno mais comprido, começando mais cedo, logo no começo da noite, até o começo da manhã (10-12 h de sono noturno). Apesar de não ter mais soneca, uma pausa após o almoço ou no meio da tarde para relaxar, e dar um descanso, diminuindo a intensidade das atividades físicas pode ajudar a melhorar o humor e ter um sono noturno mais tranquilo.
Foto por Sarah Chai em Pexels.com

As crianças mais pequenas não entendem o relógio, elas organizam seus dia através da compreensão do ambiente, os pequenos rituais as ajudam a entender qual é a atividade de seu dia. Por exemplo, abrir as cortinas e dar bom dia mostra o fim do sono (noturno ou soneca), usar um pijama como marcador do sono noturno, escolher o seu copo na hora de sentar à mesa para comer, ou ouvir o som dos brinquedos quando está na hora de brincar.

As crianças maiores precisam de comunicação constante e explicações claras sobre as regras e combinados necessários para garantir seu bem estar e o da família. Precisam estar envolvidas no processo de formação de rotinas e rituais, assim como consciência plena da importância de ter um bom descanso, respeitando sua personalidade e temperamento, lhes permitindo fazer escolhas sempre que for possível.

A rotina não é sinônimo de monotonia, o ritmo de alimentação, atividades e sonecas, repetido dia após dia vai ajudar a criança criar um ritmo metabólico que vai com ela onde ela estiver. Os estímulos na hora de brincar podem ser oferecidos um dia em casa, outro dia no parque ou outro dia enquanto faz as compras no mercado, respeitando e satisfazendo de maneira oportuna suas necessidades não tem problema quebrar a monotonia dos seus dias.

Se o seu filho se mostra mal humorado, irritado constantemente, e você está se sentindo em privação de sono, existem alguma dificuldade que deve ser avaliada e corrigida. Não desista do bom descanso. Nunca é tarde para avaliar e corrigir os problemas de sono, os hábitos de sono se constroem a partir da repetição constante de uma boa rotina. Se precisa, a minha ajuda está disponível.

Precisando ajuda ?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar no sono, amamentação, desmame, desfralde e educação positiva. Saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual aqui.

Referências:

Paruthi S, Brooks LJ, D’Ambrosio C, Hall WA, Kotagal S, Lloyd RM, Malow BA, Maski K, Nichols C, Quan SF, Rosen CL, Troester MM, Wise MS. Recommended amount of sleep for pediatric populations: a consensus statement of the American Academy of Sleep Medicine. J Clin Sleep Med 2016;12(6):785–786. (disponível aqui)

Nunes ML, Bruni O. Insomnia in childhood and adolescence: clinical aspects, diagnosis, and therapeutic approach. J Pediatr (Rio J). 2015;91:S26—35. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.jped.2015.08.00

Texto por Zioneth Garcia

Um comentário

Deixe um comentário