Dicas para incentivar a leitura nas crianças

Ainda no clima do dia do livro, quis trazer para vocês um texto da Christiane Nóbrega, minha amiga escritora, com dicas para incentivar a leitura nas crianças:

Incentivando a leitura nas crianças

O que mais escuto nessas andanças em feiras de livro e festas literárias são pais dizendo que filhos não gostam de ler e em seguida pedem dicas. Não acredito em fórmulas mágicas e dicas certeiras, já que a individualidade de cada um deve ser considerada, mas sempre, atrevidamente, dou uns conselhos. Que agora divido com vocês.

O mais precioso deles: você lê? Você é uma leitora? Por que o exemplo faz toda diferença. Se você passa o dia na TV ou no tablete, em algum momento quando sugerir ao filho uma leitura, vai ser questionada. Lembrei do dia que Maria me questionou sobre refrigerantes:

– “Mãe, se faz mal para saúde e eu não posso, por que você toma?” – Resultado? Aprendi tomar suco. Com a leitura não é diferente.

Foto por Daria Shevtsova em Pexels.com

Outra coisa, valorizar o livro como um todo, a história, o autor a ilustração. Quando compramos um carro olhamos detalhes, falamos de cada item de forma muito empolgada, temos de fazer o mesmo com os livros. Um livro vale mais que um carro e que qualquer outro brinquedo.

Fazer uma leitura mediada, ou seja, ler junto com o filho é fundamental. Criar um momento prazeroso e divertido fortalecendo os vínculos familiares e valorizando a leitura também está no pacote. Aqui, um parêntese, temos de ter atenção para não vincular o horário da leitura somente à hora de dormir, toda hora é hora de ler.

Os livros devem estar acessíveis às crianças. Estantes baixas, com as capas expostas e sempre disponíveis. Claro que alguns acidentes acontecem e uma ou outra edição acaba amassada ou com uma folha rasgada ou riscada. Aqui aproveito para ensiná-los o respeito e zelo que devemos ter pelos livros.

E aí vou me delongando e não falei do imprescindível: a escolha do título. Lemos o que conseguimos estabelecer uma identidade, um vínculo, daí é preciso selecionar o livro conforme a idade e os interesses da criança para despertar o interesse pela história. E neste ponto a medida que eles vão crescendo vem uma certa dificuldade em selecionar esses livros. E como fazer? Basta seguir as pistas! O que a criança curte fazer? Bola? Bicicleta? Brincar de detetives? De história de bruxa?

Foto por Victoria Borodinova em Pexels.com

Seguindo as pistas da Maria, nessas férias descobrimos dois títulos bem legais para crianças de 8 anos em diante lerem sozinhas “O bom gigante amigo – BGA” e “A Estranha Madame Mizu”, um por conta do filme, que ainda nem assistimos e o outro pela capa e resumo da contracapa.

“O BGA” foi escrito por Roald Dahl, o mesmo da “Matilda” e “Fantástica Fábrica de Chocolate”. A edição que compramos foi ilustrada por Quentin Blake (Editora 34). O livro conta a história de Sofia que conhece um gigante que, ao contrário de todos da sua espécie, se recusa a comer humanos. A leitura é simples, os parágrafos são curtos e a história é muito bacana.

Já a história da “A Estranha Madame Mizu” de Thierry Lenain e ilustrado por Judex(Companhia das Letras), mexe com outros medos, sabe? Mizu é uma vizinha muito esquisita de Zóe e por isso a menina nutre um natural medo por ela. O autor do livro usa a técnica de conversar com o leitor, o que eu adoro! O livro também é simples e com uma história adorável! Quem nunca teve medo de uma vizinha diferente?

rsz_1resize_chris_nobrega_menor_branca-de_leite

Christiane Nóbrega é brasiliense e advogada. Mãe de três, todos com alergia alimentar. Diante das dificuldades e, sobretudo, da solidariedade que encontrou pelos caminhos da APLV, resolveu ajudar outras pessoas assim como fizeram com ela, e uma das formas que encontrou foi escrevendo e contando histórias.  Tem dois livros publicados: “Júlio, um dinossauro muito especial”, lançado em junho de 2016, e “A Branca de Leite” lançado em agosto de 2017.  Adquira os livros da autora aqui

Não deixe de visitar o site https://christianenobrega.com.br/

Veja também
Princesas e igualdade de gênero

Livros para falar das diferencias com crianças

Precisa ajuda?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar com o sono, desmame , desfralde, ajustes na amamentação e educação positiva.  Saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s