O quê ler para os bebês?

Quando falo em leitura para bebês, as reações são quase sempre as mesmas, “para o quê? nem prestam atenção”. Ler para o bebê é uma atividade muito estimulante ao tempo que relaxante, pode ser feito na hora da brincadeira ou como atividade relaxante antes de dormir. A interação com o adulto, o tom de voz e as imagens coloridas do livro são a combinação perfeita. O primeiro passo para as crianças se interessarem na leitura é as cativar com ela, a começar pelo livro. Então, hoje resgatei um texto da Christiane Nóbrega, minha amiga escritora, com dicas para ler para os bebês.

E para os bebês? O quê ler? 

por Christiane Nóbrega,

Quando penso em livros para bebês sempre penso naqueles livros lindos com dobraduras, os pop-ups, alguns são verdadeiras obras de arte. Mas como é frustrante logo no primeiro dia eles rasgarem os lindos desenhos de livros tão caros! Logo descobrimos que o melhor mesmo são livros resistentes e com poucas páginas. Os livros de banho, cartonados (com as páginas bem grossas) e de tecido são ótimos para essa fase, deixe os de dobraduras para mais tarde, seu bolso agradece. Tem também uns livros sensoriais artesanais muito bacanas mesmo, se tiver disposição e um pouco de habilidade, pode você mesmo pode fazer. Você acha facilmente tutoriais pela internet. 

Foto por Daria Shevtsova em Pexels.com

Além disso, precisamos ficar atentos ao conteúdo do livro, por exemplo, esses livros de coleções com clássicos infantis vendidos em feiras e de porta em porta costumam ser versões muito ruins das histórias e têm muitos deles com erros grosseiros de português. A maioria não traz nem aquela ficha técnica e sequer o autor. Do mesmo modo esses de personagens da moda. 

Outra coisa bacana é dar preferência aos livros escritos em caixa alta (letra maiúscula), que durante a fase da alfabetização serão bem úteis. É uma delícia vê-los começar a ler!

“Cadê Clarisse?” de Sonia Rosa e ilustrações de Luna .
Editora DCL – 16 páginas 
Sobre a Autora (extraído do site da editora)
Sonia Rosa nasceu e mora no Rio de Janeiro. É pós-graduada em Teorias e Práticas da Leitura. Há quase 20 anos trabalha na rede pública municipal como educadora. É professora, contadora de histórias, orientadora educacional e escritora. Em 1999, recebeu o diploma Orgulho Carioca, como reconhecimento pelo desempenho em favor da educação pública municipal.

Ah! Mas também vou falar de um livro muito legal para bebês que temos em casa. Ele foi presente de aniversário que Clarice, uma amiga de escola da Maria Elisa, trouxe e nós amamos! O “Cadê Clarice?”. Esse livro foi escrito por Sônia Rosa e ilustrado pela Luna, o livro, que foi inspirado na filha da autora, traz a deliciosa brincadeira que todo bebê ama de esconder e achar. A ilustração é toda feita em massa de modelar, tudo muito delicado e colorido. É uma história simples e que é fácil contar interagindo com o bebê. As folhas não são cartonadas, mas são mais resistentes, sendo viável manusear junto com o bebê. Aqui rende boas risadas! 

rsz_1resize_chris_nobrega_menor_branca-de_leite

Christiane Nóbrega é brasiliense e advogada. Mãe de três, todos com alergia alimentar. Diante das dificuldades e, sobretudo, da solidariedade que encontrou pelos caminhos da APLV, resolveu ajudar outras pessoas assim como fizeram com ela, e uma das formas que encontrou foi escrevendo e contando histórias.  Tem dois livros publicados: “Júlio, um dinossauro muito especial”, lançado em junho de 2016, e “A Branca de Leite” lançado em agosto de 2017.  Adquira os livros da autora aqui

Não deixe de visitar o site https://christianenobrega.com.br/

Precisa ajuda?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar com o sono, desmame , desfralde, ajustes na amamentação e educação positiva.  Saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual aqui

Veja também mais textos da Chris aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s