Retrocesso do sono dos 4 meses

Seu bebê dormia tão bem, fazendo ciclos de 4-6 horas seguidas de sono durante a noite, mas de um dia para outro, lá pelos 4 meses,  algo mudou e as noites começaram apresentar despertares frequentes. Você já escutou falar do tal retrocesso do sono dos 4 meses? Então me acompanhe a seguir,  vou explicar o que acontece nessa fase.

Nossos bebês nascem com sentidos limitados, o desenvolvimento do cérebro continua acelerado a partir do nascimento, aprimorando a visão, o ouvido, o tacto, os movimentos das mãos. O bebê recém nascido não enxerga muito além de 30 cm na frente de seu nariz, apenas o suficiente para reconhecer a sua mãe, na medida que vai crescendo, cores, silhuetas, sons vão se revelando à sua frente. Por volta de 3-4 meses os sentidos já se encontram aprimorados o suficiente para  explorar o ambiente, deixando de lado as mamadas para observar e descobrir o novo mundo de cores, texturas e sons.

Baby-sucking-fingers-612x300

Aquele bebê de 2 meses que facilmente dormia por 5-6 horas seguidas durante a noite, tinha uma barriguinha em crescimento, com uma capacidade maior ao seu consumo energético, o que lhe conferia uma autonomia noturna maior. Agora o mesmo bebê, com 3-4 meses, é mais ativo e sua barriguinha acompanha seu gasto de nutrientes, com isso, precisa mamar mais e melhor. O que pode ser difícil, principalmente quando o mundo todo é uma distração.

Por outro lado, a estimulação do ambiente começa brigar com a necessidade de descanso, é a fase de grandes saltos de desenvolvimento, cada dia uma novidade: quer conversar, agora agarra tudo que passa na sua frente, grita, vira, desvira, quer sentar, não tolera ficar de barriga para cima e prefere sempre ficar olhando para frente, para ver o que você está olhando. As rotinas bem estabelecidas com o bebê de 2 meses, se perdem, agora ficam mais tempo acordados e a hora certa de dormir pode ficar confusa. Com isso, temos um bebê mais cansado, que fica mais irritado e mama com menor eficiência durante o dia. Ao anoitecer, chega o pico fisiológico da produção de melatonina (a famosa hora da bruxa), se o bebê teve um dia cansativo, com sonecas curtas ou inexistentes, e um aleitamento pouco eficiente,  a noite já começa com um alto grau de estresse, que irá se refletir madrugada a dentro, com uma compensação do aleitamento (mamando mais vezes) e do estresse (precisando mais sucção não nutricional para relaxar).

adorable baby boy child

Então, estamos condenados a dormir mal enquanto temos um bebê de 3-4 meses em casa? A resposta é NÃO, é importante entender a fase e dar atenção ao aleitamento, modular a estimulação ao longo do dia, e oferecer mecanismos de relaxamento que atendam as necessidades particulares do bebê a cada dia.

5 dicas para atravessar o retrocesso dos 4 meses sem virar zumbi

1- O corpo do bebê se auto regula, para garantir  aporte de nutrientes necessários para seu crescimento, o aleitamento que não acontece de dia, vai acontecer a noite. Se está amamentando, garanta pelo menos 6 mamadas nutricionais bem eficientes durante o dia. A livre demanda agora deve ser acompanhada de perto pela mãe, ofereça o peito quando sentir que é hora de refeição. O resto do dia mantenha as mamadas curta, que são mais demandas emocionais.

Se está oferecendo fórmula infantil, tenha paciência ao oferecer a mamadeira, faça pausas durante a oferta. Prefira oferecer menor quantidade,  mais vezes por dia, do que oferecer grandes quantidades poucas vezes ao dia. Consulte seu pediatra sobre a quantidade ideal para seu filho consumir ao dia, em geral bebês entre 3 meses e 1 ano tem uma capacidade gástrica que oscila entre 100- 150 mL.

2- Tenha uma rotina familiar estável e incluía o bebê nessa rotina. Horários de acordar e ir para cama precisos, que acompanhem o fotoperíodo (luz do sol) são ideais para regular o metabolismo do sono. Nos intervalos desperto, ofereça atividades estimulantes, o tédio nessa fase é mais uma fonte de estresse, module o grau de estimulação ao longo do dia, acompanhando o nível de energia da criança. Videos no celular, tablet ou TV estão contraindicados, eles hiperestimulam a criança e prejudicam os ciclos de sono.  Nessa fase intervalos desperto superiores a 3-4 horas podem ser um problema, então programe se para dedicar 30 min para colocar seu bebê para dormir, a cada 3 horas. Isto dará uma 3 sonecas durante o dia.

PmDwQ83ZghV2Ux4BmF5r1VX4scey8LPw_lg

3- Crie uma rotina para a hora de dormir consistente, que permita à criança criar um hábito que favorece o relaxamento.  Observe a cada dia o que está causando tensão na criança? está treinando uma nova habilidade? tem dente nascendo? tomou vacina? está com gases? Para dormir, a criança precisa baixar seus níveis de estimulação e estresse, então trate de cada problema lhe ajudando a liberar a tensão, antes de ir para o aleitamento.

4 – Garanta o soninho do dia para que o sono da noite seja melhor. A duração ideal das sonecas diurnas é de 40 min – 1 h 30 min. O que vai lhe mostrar se a soneca durou tempo suficiente é o estado do bebê ao acordar, um bebê que acorda resmungão, chorando, provavelmente não chegou completar seu ciclo de sono, e alongar a soneca por mais alguns minutos pode ser necessário.  

5- Durante a noite acuda prontamente, não espere o choro, esse é um sinal de estresse, e irá ser mais difícil da criança adormecer novamente. Teste colocar para dormir após mamar, mas adormecer sem sucção, só com carinho. Durante a noite, experimente a resposta progressiva, para ir modulando o metabolismo gradualmente, alongando o tempo de despertar noturno gradualmente. Se percebe condicionamento do sono com a sucção tente fazer um processo de desassociação gradual.

Veja também

Meu bebê está mamando menos de dia e acordando mais a noite… e agora?

A importância da Luz do sol para a regulação do sono

Desassociando a sucção com o sono em 6 etapas

Acompanhamento profissional para os problemas de sono das crianças

Precisando ajuda ?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar no sono, amamentação, desmame, desfralde e disciplina positiva. Saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s