Relato de caso: 5 ideias trazidas pelas famílias para melhorar a hora de dormir

Para a maioria de famílias que me procuram a hora de dormir a noite pode se resumir a uma palavra: Pesadelo! é choro, gritos, correria, agitação, estresse. Esse estresse é o inimigo número um das boas noites de sono, tornando esse panorama um solo fértil para que brotem os hábitos desfavoráveis ao sono ou condutas que se tornam cansativas ou insustentáveis rapidamente: TV, celular ou tablet até dormir (que traz noites de sono super agitadas), balançar no colo até dormir (mesmo com dor lombar pela criança pesar mais de 10 K), balanço na rede no quintal ou na sala (mesmo nos despertares de madrugada), mamar ininterruptamente durante boa parte da noite (acordando com as costas acabadas pela posição) ou dormir sentados para garantir que a criança durma um pouco.

Eu entendo cada família como um universo único, os desafios enfrentados em cada caso, apesar de pedir soluções para um fato comum: manejo do estresse na hora de dormir, exigem que esse manejo seja particular a cada contexto. Durante o atendimento da consultoria de sono, acompanho as famílias por várias semanas lhes desafiando explorar novas possibilidades,  a saírem da sua zona de conforto, testar novas ferramentas para acalmar seus filhos e lhes ensinar relaxar. As soluções mais legais são justamente as propostas pelas famílias. Escolhi algumas, que se tornaram sugestões recorrentes no acompanhamento de novos casos. 

post-livro-1-1.gif

1- Baú da hora do sono:  Em uma caixa juntar historinhas e brincadeiras para a hora de dormir: Livrinhos preferidos, dedoches, fantoches, lanterna e silhuetas recortadas (para fazer sombras), brinquedos que brilham no escuro, caixinha de música, etc.  O objetivo é introduzir a escolha por brincadeiras na hora de ir para o próprio quarto dormir, permitindo um tempo de brincadeiras relaxantes antes de desligar a luz para adormecer, tornando a hora do sono um momento prazeroso e esperado pela criança. Importante é que estas brincadeiras só sejam apresentadas na hora do soninho.

2- Pote da gratidão: para finalizar com pensamentos leves, está família introduziu uma caixinha onde seus filhos falam e escrevem as coisas mais legais que aconteceram durante o dia, e agradecem por elas. Uma grande oportunidade para alimentar a espiritualidade trazer pensamentos leves para hora de dormir.

 

WhatsApp Image 2018-06-08 at 10.50.46

3- Rotina com figuras móveis: Essa não é propriamente uma dica para a hora de dormir, mas para atenuar a ansiedade da criança ao longo do dia todo, o que trará os frutos no sono da noite. Tenho recomendado amplamente em casos onde algum dos pais trabalha em plantões ou turnos móveis, onde a criança fica perdida sobre o que esperar no dia. A família que inventou esta estratégia tem um pai policial, com horários muito irregulares, além da rotina desenhada e a comunicação constante, criaram dentro da rotina uma forma de mostrar à criança o horário que papai estaria com ela, com uma foto do pai e imans, que permitiam mobilizar ao longo da rotina desenhada. Uma estratégia simples, que rapidamente mostrou os frutos. A rotina desenhada é especialmente útil em crianças acima de 18 meses.

4- Colocando todos os brinquedos para dormir:  Como parte final da rotina de relaxamento, essa família introduziu a brincadeira de colocar cada um dos brinquedos para dormir. Uma estratégia para a criança se preparar para o descanso, reforçar a ideia que cada um tem seu espaço em casa (especialmente no processo de transição ao próprio quarto), ao tempo que aprende cuidar das suas coisas. Cada boneca , carrinho, bichinho de pelúcia é colocado no seu devido lugar, recebendo beijo de boa noite e até canção de ninar. Finalizando com a criança na sua caminha recebendo canção de ninar por parte dos seus pais.

IMG_0707

5 – Quarto barraca: Essa é uma das ideias mais criativas, a família estava reformando a casa, e o quarto da criança já tinha passado muito do tempo de entrega e ainda não estava pronto. A criança já reclamava pelo seu espaço, e a cama compartilhada não estava funcionando mais, então após uma viagem para acampar, na que a criança ficou fascinada pela barraca, o pai decidiu montar a barraca em um espaço de trânsito da casa, e ofereceu como alternativa para o filho dormir enquanto seu quarto ficava pronto. O resultado não poderia ser melhor! ele dormiu no seu espaço novo feliz, teve um ganho de autonomia impressionante, que se refletiu no processo de desfralde que estava rolando.  Após mais algumas semanas, quando o quarto ficou pronto, a criança não quis sair da barraca, a barraca foi para o quarto e ajudou compor o seu novo espaço.

 

Precisando ajuda ?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar no sono, amamentação, desmame, desfralde e disciplina positiva. Saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s