6 dicas para o cuidado da criança mais velha após o nascimento do seu irmão ou irmã

Após a chegada o novo bebê à família, novos desafios nos cuidados com cada um dos filhos se revelam. Atender as necessidades de duas crianças em idades diferentes não é tarefa fácil, mas também não é missão impossível, é questão de tempo para se adaptar , criar um novo ritmo familiar através de novas rotinas para cada um dos membros da família, que conversem entre si.

 

6 dicas para o cuidado da criança mais velha após o nascimento do seu irmão ou irmã

  1. Explicar de forma simples a nova rotina, e a necessidade de cuidados especiais com  recém nascido. A demanda do colo e seio é prioritariamente do recém nascido. Porém, a demanda emocional deve ser o irmão maior. Os cuidados operacionais (banho, comida, trocas, etc) podem ser delegados para outras pessoas, enquanto as conversas e contato emocional deve ser realizado pela mãe ou pai enquanto atendem o recém nascido. O objetivo é permitir que a mãe ou pai consigam se disponibilizar emocionalmente sem o compromisso dos cuidados físicos com da criança mais velha.
  2. Envolver a criança nos cuidado do novo irmão. Alcançar fraldas, escolher roupas, jogar a fralda suja no lixo ou as roupas sujas no cesto. Avisar para mamãe ou papai quando o bebê acordar.  Não esquecendo de usar linguagem inclusiva com o filho maior ao se referir ao irmão.”Nosso novo bebê” “o bebê de —-”3 sem_2
  3. Mostrar um álbum com as fotos da criança, desde a sua gestação até a idade atual, mostrando a sua própria história de forma repetitiva, para que consiga elaborar a chegada do irmão ou irmã, lhe ajudando traçar um paralelo com ela mesma. Falem do colo, a amamentação, as pessoas que estavam ao redor, etc.
  4. Realizar a maior quantidade de atividades possíveis juntos: hora do banho, hora da soneca, hora de brincar. O recém nascido ficará bem se está alimentado, limpo e no colo. Enquanto o irmão mais velho brinca ou conversa com sua mãe ou pai. Você pode amamentar um enquanto empresta a cabeça para brincar e cabeleireiro ou a sua perna para ser uma pista de corrida.
    20140414_205119-3
  5. Evitar modificar a rotina da criança mais velha, se a rotina está bagunçada após a chegada do irmão ou irmã. Escola, atividades extracurriculares e saídas devem ser mantidas na medida do possível. Comunique a escola ou pessoas que auxiliam nos cuidados da criança fora do lar sobre a nova realidade da família. O nascimento do irmão traz mudanças de autoimagem na criança mais velha que podem influenciar vários processos de seu crescimento e desenvolvimento. As regressões comportamentais acontecem, mas não são uma regra, assim como há crianças que podem voltar fazer xixi na roupa, ou retomar o uso da chupeta/mamadeira/ seio, também há crianças que podem acabar por deixar as fraldas ou a chupeta/mamadeira/ seio “para o bebê”.
  6. Orientar a rede de apoio,  familiares e amigos, para não afastar o filho mais velho da mãe. O papel da rede de apoio no pós parto do segundo filho é  garantir que tanto a criança mais velha como a sua mãe possam compartilhar tempo de qualidade juntos, sem se preocupar pelos cuidados básicos. No segundo puerpério, o contato com ambos filhos, o recém nascido e o filho mais velho, é essencial para a mulher.

Precisando ajuda?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar no sono, amamentação, preparação para voltar ao trabalho, organização da rotina familiar e educação positiva. Saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual aqui.

*Texto original de Zioneth Garcia.
Veja também

Carta às mulheres que serão mães pela segunda vez

7 dicas para preparar a criança mais velha durante a gestação do irmão ou irmã

Amamentando durante a gestação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s