5 Dicas para manejar a sensibilidade e perturbação durante a amamentação

Existem diferentes circunstancias nas que podemos sentir sensibilidade no mamilo ou perturbação na amamentação, experimentando e expressando (mesmo que involuntariamente) sentimentos de rejeição ao amamentar, apesar desse conscientemente ser o desejo.

Tanto a sensibilidade como a perturbação podem acontecer associadas a fases do ciclo menstrual, nova gestação, candidíases mamaria, privação de sono e cansaço acumulado. Diferente da sensibilidade, a perturbação não é uma dor física, é mais uma sensação, algumas mulheres definem como um arrepio desconfortável toda vez que o bebê mama, vontade de fugir quando o bebê começa mamara, ou de afastar o bebê longe quando começa a mamada. Não há uma razão especifica para a perturbação, é mais frequente na amamentação de bebês maiores, mais comum com uma nova gestação, sobrecarga de funções maternas, cansaço acumulado e especialmente privação de sono.

A seguir algumas dicas para manejar a amamentação na presencia de sensibilidade do mamilo ou perturbação da amamentação:

Foto por Wendy Wei em Pexels.com

1- É importante CONVERSAR com a verdade. Explique de forma que a criança entenda que a amamentação do jeito que está não está funcionando para você,  que está difícil, que algumas coisas precisam mudar para continuar amamentar. Seja clara com ele, é dor? é cansaço? desconforto? Reforce positivamente a comunicação. Ajude-o nomear os sentimentos e situações, raiva, tristeza, enojo, frustração, felicidade, emoção, ansiedade, etc.

2 – Avalie uma mamada de cada vezo Qual necessidade básica precisa ser atendida?  Descobriu? atenda!o Está entediado? Quer atenção? Está dodói?  Muitas crianças o que mais querem é atenção, sem perceber podemos deixa-as esperando durante boa parte do dia “brinca aqui eu vou fazer comida”,  “fica aqui enquanto mamãe lava roupa”, “fica olhando esse desenho enquanto a mamãe arruma a bagunça”, etc. Nesse caso pode ser melhor estratégia convidar a criança participar da atividade, mesmo que isto signifique demorar mais nela. Convide a criança lhe ajudar e ofereça pequenas tarefas conforme a idade e suas habilidades (mexer a salada, alcançar os grampos, ajudar com a pá de recolher lixo, etc).  Dessa forma ela não precisará disputar a sua atenção, estará integrada nas atividades do lar e distraída, esquecendo assim de pedir para mamar. 

3- Não ofereça!  Espere pelo pedido O peito pode ser uma muleta para as mães. Um cala boca ultra rápido em qualquer situação. Mas não é isso que queremos. Certo? Controlar a demanda do seio exige muita mais de nós, mães, do que das crianças. Ao final, é preciso uma labor de autopoliciamento para evitar ceder aos hábitos antigos. 

4- Feche o acesso rápido! Troque as blusas de decote largo que permitem acesso rápido ao seio por roupas mais estruturadas, que peçam de você mais esforço para expor os seios na hora de dar de mamar. É incrível como uma atitude tão simples já nos predispõe pensar e avaliar a necessidade de dar peito em qualquer situação.  

5- Controle da demanda. Combinem lugares, horários, situações ou duração das mamadas. Não tem receita, é você com seu pequeno que irão ver qual é a melhor estratégia para vocês, vai depender um pouco do que mais está lhes atrapalhando.  Algumas alternativas podem ser:

  • Combinar de mamar só num determinado local, na sala sentados no sofá p.e.
  • Combinar de mamar só enquanto tiver sol, essa estratégia é boa para o desmame noturno, e pode acompanhar da oferta de alternativas como água e companhia. Lembre que tirar o peito a noite não garante noites de sono sem acordadas múltiplas. Veja mais sobre o desmame noturno aqui.
  • Combinar de mamar enquanto você canta uma musiquinha ou conta até 10-20-30. pode ser muito útil especialmente quando o sono está condicionado à mamada.
  • Combinar de mamar só em casa, essa estratégia funciona se o que está incomodando ou atrapalhando são os comentários de terceiros. No caso vale lembrar a cada saída o combinado. “Pode mamar agora antes de sair e depois só quando a gente voltar!”

E não esqueça de respeitar os combinados. Use distrações quando o bebê solicitar mamar fora dos acordos. A velha técnica da enrolação. “ahhh mas mamar agora? não seria mais legal se (ofereça algo irrecusável)” . Se enrolar não funciona então deixe claro, “eu sei que você quer muito mamar, mas agora não é hora/  local de mamar, posso te dar colo enquanto chega a hora /local certo”. Acolha o choro. Todo pedido deve ser atendido, mas isto não significa que deve ser aceito. 

Veja também
Amamentação durante a gestação

Precisando ajuda ?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar no sono, amamentação, desmame, desfralde, preparação para chegada de um novo bebê e educação positiva. Saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual aqui.

Texto original de Zioneth Garcia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s