Seis dicas para amamentação de gêmeos

A amamentação gemelar é possível, apesar de mitificada por uns ou idolatrada por outros. Só quem a prática sabe o tamanho do desafio. Por isso aqui algumas dicas para as mães e pais que já estão ou irão encarar esta tarefa.

1- Se prepare para o desafio, não espere que seja fácil e não tente ser super mulher, você não precisa mostrar nada para ninguém. Se amamentar um bebê não é fácil, amamentar dois não vai ser moleza. Vai precisar muita disponibilidade e tempo para atender as demanda desses bebês, então, prepare uma rede de apoio que possa assumir quase por completo as labores domésticas, cuidados com os filhos maiores, e que cuide de você, garantindo refeições em horários regulares, hidratação e manejo de visitantes. cuidar de você será essencial, com dois bebês não vai ser raro chegar o meio dia e não lembrar se tomou café da manhã, então ter alguém que fique de olho nesses detalhes ajudará muito.

Um par de braços extra nunca sobram, poderá usar para embalar um dos bebês enquanto você atende as pequenas demandas urgentes do outro.

2- Mentalize que será capaz de amamentar dois bebês, se seu corpo foi capaz de gestar seus pequenos, ele também será capaz de lhes nutrir. Lembre que a produção de leite materno é de produção glandular, entre mais sucção há maior a produção. 

Caso um deles ou os dois precisem de permanecer na UTI neonatal, faça ordenhas regulares ao longo do dia para estimular a produção do leite materno. Coloque os bebês para mamar assim que possível.

Untitled-design-35-1

3- Não espere os problemas dar as caras para procurar ajuda. Prevenir sempre é melhor que remediar. Uma vez em casa a ajuda de uma consultora de amamentação profissional pode fazer uma diferença enorme. Peça ajuda para descobrir diferentes posturas para amamentar, aprenda amamentar deitada, sentada, em postura invertida, um de cada vez, os dois ao mesmo tempo, encontre a postura mais confortável, que lhe permita descansar enquanto dá de mamar. Tenha a mente aberta e se permita testar. Mesmo que não use tudo de uma vez, ter ideia de como pode ser, lhe permitirá testar no futuro se for necessário.

4- Não espere que seus bebês tenham comportamentos idênticos, cada um tem suas particularidades. Não é raro ter a percepção dessas diferenças logo nos primeiros dias. Um gostar de dormir muito, outro de dormir pouco, um ir direto ao ponto nas mamadas, enquanto o outro namora o seio um pouco antes de começar mamar para valer, um gostar de colo e o outro de preferir mamar e se ajeitar para dormir fora do colo. Fique atenta às particularidades de cada bebê e atenda conforme for necessário.

Breastfeeding-twins

5- A livre demanda para os bebês recém nascidos é essencial. Eles obtêm no seio alimento, conforto, aconchego e a segurança do colo materno. Mas com dois bebê a demanda pode ser muito cansativa e confundir a cabeça. Não é raro esquecer quem mamou primeiro ou quem já mamou. Apesar de ser fofo, evite usar roupas idênticas para os dois bebês, crie uma marca fácil de perceber para saber quem já mamou em cada rodada. Uma meia dobrada, virada do avesso, abrir um botão da roupinha, prender uma fraldinha de boca na roupa. Aplique a marca e explique para quem lhe acompanha, para que possa lhe auxiliar em caso de ser necessário

6- Tenha uma rotina consistente, lembre que bebês não tem rotina nenhuma, a rotina é sua, da casa, da família. Garanta as suas refeições em horários regulares, luz de sol de manhã e/ou fim de tarde, um tempinho para sua higiene básica (tomar banho pode ser um verdadeiro desafio!) e não esqueça de dar muita atenção ao tempo que os bebês passam acordados, evite o cansaço acumulado, a irritação da falta e sonecas pode tornar tudo muito mais difícil. Não esqueça de descansar sempre que puder, esticar as pernas, tirar um cochilo.

Por último,  mas não menos importante, viva sua vida, sua maternidade do jeitinho que ela se apresenta, não precisa mostrar nada pra ninguém, faça o que deixa você e seus filhos mais tranquilos.

 

Veja também

Amamentação do recém nascido

Guia básico de cuidados com o Recém Nascido em casa

Cinco dicas para uma amamentação saudável e tranquila

Precisando ajuda?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar no sono, estabelecimento de rotina, volta ao trabalho, desmame, desfralde e disciplina positiva. Saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual aqui.

*Texto original de Zioneth Garcia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s