Guia básico de cuidados com o Recém Nascido em casa

Você é mãe de primeira viagem e acabou de chegar em casa com seu recém nascido, feliz pela chegada do novo membro à família. Porém, está se sentindo perdida e cheia de dúvidas sobre como devem ser os cuidados em casa. Todo mundo que foi lhe visitar dá um conselho diferente, e sua cabeça está confusa. Então esse guia é para você e vai lhe ajudar a se sentir segura sobre os cuidados com seu bebê.

Não se preocupe se errar, se a fralda ficar do avesso, se vaza tudo, se não conseguiu colocar a roupa antes de o bebê chorar a todo pulmão, se esqueceu de limpar com álcool numa troca. Ser mãe a gente aprende errando, e muito por sinal! Mas calma, errar faz parte do processo de aprender, então mão na massa, ou melhor no bebê. Vou deixar umas dicas úteis para quem está com o bebê recém nascido em casa ou para quem está prestes a receber seu recém nascido.  

Saída da maternidade:

Imagem relacionada

Ao sair da maternidade seu bebê foi pesado e medido, essas medidas são a referência para acompanhar o crescimento dele dali para frente. É normal os bebês perderem até 10% do seu peso de nascimento nas primeiras semanas de vida. É o tempo que levamos para engatar a amamentação, o corpo do bebê está preparado para isso.

Se existe um banco de leite humano na sua cidade, se programe para ir o quanto antes e receber todas as orientações. Se tem banco de leite na maternidade, visite-o antes de ir para casa. Mesmo que tenha recebido qualquer orientação na maternidade, visite o Banco de Leite. É provável que na excitação do nascimento você não tenha prestado a atenção adequada. Se não tem um banco de leite próximo, na hora de fazer o teste do pezinho pode pedir algumas orientações para a enfermeira que realiza o teste. Encontre um Banco de leite perto de você aqui . Não hesite em procurar ajuda se tem problemas com a amamentação, uma consultora de amamentação que possa ir até sua casa é um investimento que vai valer a pena para você mas principalmente para seu filho 

Chegada em casa:

A chegada do novo membro à família é sempre um acontecimento, especialmente para ele que ficou 9 meses na segurança de seu corpo, sem calor, sem frio, sem fome nem gases, nenhuma sensação ruim. Agora está compartilhando o mundo com você, mas você ainda é o seu mundo, então EVITE que o bebê fique dançando de colo em colo, por mais que sejam família ou amigos próximos. Para o bebê, o colo de qualquer um diferente de você é estranho e desconfortável. Eles não entendem de família, só sabem que estão longe da mãe e se sentem inseguros. Descanse com o bebê assim que chegar em casa, deixe que seu marido/mãe /amiga atenda as visitas, não fique com vergonha de dispensá-las ou dar tchau para poder ir deitar com seu bebê. Mesmo que esteja eufórica pelo nascimento, tente descansar.

Se possível avise a sua família e amigos com antecedência para não receber visitas nas primeiras semanas em casa, afinal você e o bebê precisam de descanso e de tempo sozinhos para se conhecer e acertar a amamentação. Com pessoas fora da intimidade do lar, esse processo pode se tornar mais difícil.

Hora do banho:

Resultado de imagem para Banho recem nascido

Pode dar banho várias vezes ao dia, o banho vai ajudar refrescar, relaxar além de higienizar. Prefira dar apenas um banho de higienização ao dia e nele usar o sabonete da sua escolha, os demais banhos do dia podem ser só com água.

Deixe preparado tudo o que vai precisar antes, durante e depois do banho. Nunca deixe o bebê sozinho no trocador nem na cama (mesmo se for por alguns segundos) para buscar algo que esqueceu! Prefira dar banho sem shampoo e não correr o risco do bebê cair. Faça uma lista das coisas que precisará e verifique que tenha tudo antes de começar tirar as roupinhas do bebê. Vai precisar de toalha, sabonete,  álcool 70, fralda, roupas, pomada (se usa), cotonetes.

Teste sempre a temperatura da aguá antes de colocar o bebê, mesmo que tenha termômetro use seu antebraço para testar se está agradável.

Podem aparecer crostas gordurosas sobre a moleira. É normal, e se trata da secreção que fica ali acumulada. Se não sair com aguá de banho, use umas gotas de óleo de amêndoas (natural, não o perfumado) ou óleo de cozinha e uma escove o cabelo do bebê delicadamente para desfazer a crosta antes do banho, depois é só dar banho normalmente.

Resultado de imagem para Banho ofurorecem nascido

Banho de balde é uma técnica muito útil para higienizar e acalmar o bebê nos momentos de estresse, gases, etc. Se sente dificuldade em dar banho na banheira, experimente o banho de balde ou o então pode dar banho no chuveiro junto com você ou com o pai.

Escolha um horário para o banho que seja tranquilo para você e o bebê, amamente antes e depois do banho para que o bebê fique calmo, relaxado e consiga adormecer.

Veja um vídeo explicativo sobre como dar banho no seu Recém nascido e sobre o banho de balde

O coto

Resultado de imagem para Banho recem nascido

O coto umbilical deve ser higienizado pelo menos 3 vezes ao dia, utilizando álcool 70%, sempre depois do banho e nas trocas de fralda. É só limpar o coto com um algodão ou cotonete molhado com álcool. Não precisa limpar com força. Um pequeno sangramento às vezes é normal. Se houver secreção em excesso ou sangramento, faça o curativo sempre que trocar a fralda.

Geralmente, o coto umbilical leva de 7 a 15 dias para se desprender da barriga do bebê, sendo que a higiene adequada agiliza o processo. Alguns recém-nascidos apresentam um umbigo grosso e gelatinoso o que poderá retardar sua queda em até 30 dias.

Não use nada além do álcool 70% e a água do banho, não precisa acelerar o processo de desprendimento do coto, não o puxe, não use faixas, nem moedas ou botões, e não coloque nenhum curativo fechado.

Fraldas

Imagem relacionada

Evite usar lencinhos umedecidos. Eles são práticos, mas podem irritar a pele do bebe. Prefira usar algodão molhado com água para limpar a bundinha do seu bebê. Se tiver como, prefira lavar com água corrente.

Se você costuma trocar a fralda após a mamada prefira sempre rolar o bebê para os lados no lugar de levantar as pernas para cima, dessa forma evitará fazer pressão na barriguinha e o regurgitamento consequente. Não aperte muito as fraldas, deixe um espaço para a barriguinha se expandir durante a mamada (você verá que ao ficar satisfeito a barriguinha pode estufar), e evite que fiquem sobre a região do coto umbilical.

Se seu bebê é menina, lembre de sempre retirar os resíduos limpando para trás, para que os resíduos de cocô não toquem o órgão genital e a uretra. Nos primeiros dias é normal apresentar uma pequena secreção vaginal, é consequência dos hormônios maternos, não precisa fazer nada além da higienização normal, vai passar sozinho.

Se seu bebê é menino, limpe bem o saco escrotal, e ao colocar a fralda verifique que o pênis do bebê fique para baixo, assim evitará vazamentos de xixi. Cuidado para não puxar o prepúcio, ele deve se soltar sozinho ao longo dos próximos meses/anos, apenas realize a higienização normal durante o banho.

Banho de sol:

Resultado de imagem para sol recem nascido

O bebê precisa tomar banho de sol todos os dias, de 10-15 min antes das 10 horas ou após as 16 horas. Isso vai ajudar no metabolismo da bilirrubina e ajudar a prevenir a icterícia. Além disso, ao ser exposto à luz solar o corpo humano produz a vitamina D, responsável por fixar o cálcio nos ossos. Por isso o banho de sol é imprescindível. Mesmo o sol que entra pela janela do seu apartamento, está valendo. Tire a roupa do bebê e deixe-o tomar os raios de sol diretamente. Se o dia não estiver muito quente, vá com ele para o local ensolarado e aos poucos vá retirando as pecinhas de roupa, assim o sol vai aquecer o corpinho dele ao invés de ficar desconfortável por de repente se achar totalmente nu e com frio. Aproveite e coloque o seu peito ao sol para fortalecer a pele do mamilo e ajudar sarar possíveis machucados, comuns nos primeiros dias de amamentação. Fique você também exposta ao sol, pois seu corpo também necessita da vitamina D, e a luz solar ajuda bastante na regulação do humor e sensação de bem-estar. O sol sempre será seu amigo, ele ajuda regular o relógio biológico, caso perceba que o bebê está trocando o dia pela noite, capriche no sol no começo da manhã e no fim da tarde.
Veja também
A amamentação do recém nascido

Precisando ajuda?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar no sono, volta ao trabalho, desmame, desfralde e disciplina positiva. Saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual aqui.

*Texto original de Zioneth Garcia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s