Guia básico de cuidados com o Recém Nascido em casa

Você é mãe de primeira viagem e acabou de chegar em casa com seu recém nascido, feliz pela chegada do novo membro à família. Porém, está se sentindo perdida e cheia de dúvidas sobre como devem ser os cuidados em casa. Todo mundo que foi lhe visitar dá um conselho diferente, e sua cabeça está confusa. Então esse guia é para você e vai lhe ajudar a se sentir segura sobre os cuidados com seu bebê.

Não se preocupe se errar, se a fralda ficar do avesso, se vaza tudo, se não conseguiu colocar a roupa antes de o bebê chorar a todo pulmão, se esqueceu de limpar com álcool numa troca. Ser mãe a gente aprende errando, e muito por sinal! Mas calma, errar faz parte do processo de aprender, então mão na massa, ou melhor no bebê. Vou deixar umas dicas úteis para quem está com o bebê recém nascido em casa ou para quem está prestes a receber seu recém nascido.  

Saída da maternidade:

Foto por Jake Ryan em Pexels.com

Ao sair da maternidade seu bebê foi pesado e medido, essas medidas são a referência para acompanhar o crescimento dele dali para frente. É normal os bebês perderem até 10% do seu peso de nascimento nas primeiras semanas de vida. É o tempo que levamos para engatar a amamentação, o corpo do bebê está preparado para isso.

Se existe um banco de leite humano na sua cidade, se programe para ir o quanto antes e receber todas as orientações. Se tem banco de leite na maternidade, visite-o antes de ir para casa. Mesmo que tenha recebido qualquer orientação na maternidade, visite o Banco de Leite. É provável que na excitação do nascimento você não tenha prestado a atenção adequada. Se não tem um banco de leite próximo, na hora de fazer o teste do pezinho pode pedir algumas orientações para a enfermeira que realiza o teste. Encontre um Banco de leite perto de você aqui . Não hesite em procurar ajuda se tem problemas com a amamentação, uma consultora de amamentação que possa ir até sua casa é um investimento que vai valer a pena para você mas principalmente para seu filho 

Chegada em casa:

A chegada do novo membro à família é sempre um acontecimento, especialmente para ele que ficou 9 meses na segurança de seu corpo, sem calor, sem frio, sem fome nem gases, nenhuma sensação ruim. Agora está compartilhando o mundo com você, mas você ainda é o seu mundo, então EVITE que o bebê fique dançando de colo em colo, por mais que sejam família ou amigos próximos. Para o bebê, o colo de qualquer um diferente de você é estranho e desconfortável. Eles não entendem de família, só sabem que estão longe da mãe e se sentem inseguros. Descanse com o bebê assim que chegar em casa, deixe que seu marido/mãe /amiga atenda as visitas, não fique com vergonha de dispensá-las ou dar tchau para poder ir deitar com seu bebê. Mesmo que esteja eufórica pelo nascimento, tente descansar.

Se possível avise a sua família e amigos com antecedência para não receber visitas nas primeiras semanas em casa, afinal você e o bebê precisam de descanso e de tempo sozinhos para se conhecer e acertar a amamentação. Com pessoas fora da intimidade do lar, esse processo pode se tornar mais difícil.

Imagem Canva.com Assinatura Zioneth Garcia

Hora do banho:

Pode dar banho várias vezes ao dia, o banho vai ajudar refrescar, relaxar além de higienizar. Prefira dar apenas um banho de higienização ao dia e nele usar o sabonete da sua escolha, os demais banhos do dia podem ser só com água.

Deixe preparado tudo o que vai precisar antes, durante e depois do banho. Nunca deixe o bebê sozinho no trocador nem na cama (mesmo se for por alguns segundos) para buscar algo que esqueceu! Prefira dar banho sem shampoo e não correr o risco do bebê cair. Faça uma lista das coisas que precisará e verifique que tenha tudo antes de começar tirar as roupinhas do bebê. Vai precisar de toalha, sabonete,  álcool 70, fralda, roupas, pomada (se usa), cotonetes.

Teste sempre a temperatura da aguá antes de colocar o bebê, mesmo que tenha termômetro use seu antebraço para testar se está agradável.

Podem aparecer crostas gordurosas sobre a moleira. É normal, e se trata da secreção que fica ali acumulada. Se não sair com aguá de banho, use umas gotas de óleo de amêndoas (natural, não o perfumado) ou óleo de cozinha e uma escove o cabelo do bebê delicadamente para desfazer a crosta antes do banho, depois é só dar banho normalmente.

Banho de balde é uma técnica muito útil para higienizar e acalmar o bebê nos momentos de estresse, gases, etc. Se sente dificuldade em dar banho na banheira, experimente o banho de balde ou o então pode dar banho no chuveiro junto com você ou com o pai.

Escolha um horário para o banho que seja tranquilo para você e o bebê, amamente antes e depois do banho para que o bebê fique calmo, relaxado e consiga adormecer.

Veja um vídeo explicativo sobre como dar banho no seu Recém nascido e sobre o banho de balde

Resultado de imagem para Banho recem nascido

O coto

Acordo com a recomendação adoptada pelo Ministério da saúde e Sociedade Brasileira de Pediatria, o coto umbilical deve ser higienizado pelo menos 3 -4 vezes ao dia, utilizando álcool 70%. Sempre depois do banho e nas trocas de fralda. É só limpar o coto com um algodão ou cotonete molhado com álcool. Não precisa limpar com força. Um pequeno sangramento às vezes é normal. Se houver secreção em excesso ou sangramento, faça o curativo sempre que trocar a fralda.

Geralmente, o coto umbilical leva de 7 a 15 dias para se desprender da barriga do bebê, sendo que a higiene adequada agiliza o processo. Alguns recém-nascidos apresentam um umbigo grosso e gelatinoso o que poderá retardar sua queda em até 30 dias.

Não use nada além do álcool 70% e a água do banho, não precisa acelerar o processo de desprendimento do coto, não o puxe, não use faixas, nem moedas ou botões, e não coloque nenhum curativo fechado. Qualquer alteração na coloração, aspecto ou cheiro, procure o pediatra imediatamente.

Imagem canva – assinatura Zioneth Garcia

Fraldas

Evite usar lencinhos umedecidos. Eles são práticos, mas podem irritar a pele do bebe recém nascido. Prefira usar algodão molhado com água para limpar a bundinha do seu bebê. Se tiver como, prefira lavar com água corrente.

Se você precisa trocar a fralda após a mamada (é super comum cocô durante a mamada) prefira sempre rolar o bebê para os lados no lugar de levantar as pernas para cima, dessa forma evitará fazer pressão na barriguinha e o regurgitamento consequente. Não aperte muito as fraldas, deixe um espaço para a barriguinha se expandir durante a mamada (você verá que ao ficar satisfeito a barriguinha pode estufar), e evite que fiquem sobre a região do coto umbilical.

Se seu bebê é menina, lembre de sempre retirar os resíduos limpando para trás, para que os resíduos de cocô não toquem o órgão genital e a uretra. Nos primeiros dias é normal apresentar uma pequena secreção vaginal, é consequência dos hormônios maternos, não precisa fazer nada além da higienização normal, vai passar sozinho.

Se seu bebê é menino, limpe bem o saco escrotal, e ao colocar a fralda verifique que o pênis do bebê fique para baixo, assim evitará vazamentos de xixi. Cuidado para não puxar o prepúcio, ele deve se soltar sozinho ao longo dos próximos meses/anos, apenas realize a higienização normal durante o banho.

Resultado de imagem para sol recem nascido

Banho de sol:

Nos somos seres diurnos, e nosso metabolismo se ativa com a luz do sol. O bebê também precisa tomar banho de sol todos os dias, de 10-15 min antes das 10 horas ou após as 16 horas. Isso vai ajudar ativar seu metabolismo, ficando mais acordado na hora de mamar, podendo aumentar o seu consumo de calorias. O que ajudará também na degradação de bilirrubina, controlando a icterícia. Além disso, ao ser exposto à luz solar o corpo humano produz a vitamina D, responsável por fixar o cálcio nos ossos. Por isso o banho de sol é imprescindível. Mesmo o sol que entra pela janela do seu apartamento, está valendo. Tire a roupa do bebê e deixe-o tomar os raios de sol diretamente. Se o dia não estiver muito quente, vá com ele para o local ensolarado e aos poucos vá retirando as pecinhas de roupa, assim o sol vai aquecer o corpinho dele ao invés de ficar desconfortável por de repente se achar totalmente nu e com frio.

Aproveite e fique você também exposta ao sol, pois seu corpo também necessita da vitamina D. A luz solar ajuda na regulação dos ciclos circadianos de seu corpo, homeostases, melhora seu humor e traz sensação de bem-estar. O sol sempre será seu amigo, ele ajuda regular o relógio biológico, caso perceba que o bebê está trocando o dia pela noite, capriche no sol no começo da manhã e no fim da tarde.

Unhas

Cortar as unhas do Recém nascido e um desafio. Elas crescem rápido, alguns bebês nascem com ela bem compridas, são tão fininhas que podem ralar a pele do bebê ou da mama. A dica é aproveitar os momentos de calma. Cortar as unas quando o bebê está bem dormido. Pode usar tesourinhas ou cortadores especiais para unhas de bebês. Mas se tem medo de cortar com esses instrumentos use seus dentes para cortar, pode se sentir mais segura e se for preciso dê uma lixadinha leve para aparar as bordas.,

Nariz

Durante os primeiros dias de vida é normal que o bebê apresente secreção no seu nariz, por ter as vias respiratórias ainda muito pequenas, podem entupir facilmente. O nariz sujo pode atrapalhar na hora das mamadas, pois o bebê se verá obrigado a respirar pela boca, perdendo a pega do seio que dá tanto trabalho para acertar. Por isso, observe seu bebê e se necessário limpe o nariz com soro fisiológico antes das mamadas, sempre que necessário. De preferencia use conta gotas ou soro em embalagens pequenas (5mL) ou spray de baixa pressão (especial para RN). Não é preciso usar cotonetes nem sugadores, o soro irá lavar e empurrar a secreção para o trato gastrointestinal.

Curso online : Através de 4 palestras são oferecidas informações para ajudar aos novos mães e pais se preparar com eficiência, ganhar segurança sobre os cuidados com seu bebê e a solução das pequenas dificuldades do dia dia com um bebê novinho em casa. As orientações são baseadas em evidências científicas, seguindo os princípios da criação consciente e respeitosa com o desenvolvimento infantil, além de juntar a praticidade de quem já passou duas vezes pela experiência de ter um recém nascido em casa. Saiba mais


Veja também
A amamentação do recém nascido

Textos para Gestantes

Precisando ajuda?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar com a amamentação, sono, volta ao trabalho, desmame, desfralde e educação positiva. Saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual aqui.

*Texto original de Zioneth Garcia.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s