Copinho

Meu bebê não pega mamadeira e agora como dou o leite?

Volta ao trabalho, ausência da mãe e amamentação

Quando o bebê é amamentado exclusivamente no seio e a mãe volta ao trabalho ou precisa se ausentar por um longo período a primeira coisa que vem à cabeça de TODO mundo é : mamadeira. Não vou me estender nas razões sobre os efeitos do uso de bicos artificiais, se deseja saber mais sobre a confusão de bicos veja aqui

O problema é que nem sempre a ideia da mãe ou cuidador é aceita pelo bebê, e isso é bem comum, principalmente em bebês maiores de 2-3 meses que nunca usaram chupeta nem mamadeira (graças ao céu os bebês são bem espertos e rejeitam). E então começa um certo desespero na mãe, o bebê não aceita o leite materno na mamadeira e não aceita nenhum outro leite. Mas porque isto acontece? a resposta é bem simples: A sucção da mamadeira é muito diferente à sucção do peito, o bebê amamentado tem dificuldade em fazer essa troca de movimento. Vejo frequentemente que os novos cuidadores (escola, vovós, pais) resistem a tentar outros métodos, colher, copo, copinho de transição. Por um lado é desconhecimento “ahhh bebê tem que sugar” e tem sim, mas do seio quando estiver com a mamãe, essa sucção da mamadeira só atrapalha, não é automática para o bebê, nem mesmo a tal mamadeira que diz ” imitar o peito” funciona (ela é um engano, apenas cara não caiam nessa!).

Sugestões para bebês abaixo de 3 meses

Se por qualquer razão é preciso complementar o aleitamento materno com fórmula infantil, ou é necessário oferecer o leite materno fora do seio em algum momento, quando  bebê ainda é bem novinho, pode ser usado o copinho ou a colher dosadora. Em ambos, o bebê irá projetar a língua para fora (fazendo língua de gatinho). O cuidado maior deve ser justamente na posição do bebê e na paciência, o bebê precisa estar mas verticalizado do que o normal, quando mama no seio, embrulhar ele para segurar as mãozinhas pode ser necessário, e segurando bem a cabeça (especialmente para bebês que ainda não tem firmeza no pescoço). O leite será oferecido e não derramado dentro da boca do bebê. A nossa postura na hora de oferecer o leite em copinho ou colher dosadora deve ser expectante, elevando o copo de forma que a língua do bebê alcance o liquido para o sugar (com sua língua de gatinho), então vamos virando o copo ou colher passivamente, apenas o suficiente para que o bebê tenha o liquido ao seu alcance constantemente.

É comum o medo de engasgamento ao oferecer em copinho, mas usando a técnica adequada é pouco provável que aconteça. Tenho percebido que a colher dosadora oferece uma sensação de maior controle para os pais, oferecendo mais segurança e em consequência tendo maior aceitação. A técnica com a colher dosadora é a mesma, esperar o bebê procurar o liquido com a sua língua.

 

colher_dosadora_de_papinha_tranparente_e_rosa_6_meses_125ml_6594_2_20171113163717
Colher dosadora

 

 

Sugestões para bebês maiores de 3 meses

Um bebê maior de 2-3 meses já começa meter a mão em tudo! segura a colher e não solta, se está esfomeado então se irrita, é impaciente, não entende como não sai leite rápido dessa colher, bate no copo e derrama o leite, é apressado, curioso. Se seu bebê for assim, parabéns você tem um bebê saudável! Mas e então, o quê fazer? Será que vai derrama tudo com essas mãozinhas inquietas?  meu recomendado é o copinho de transição, mas não qualquer um, o ideal é um no que o bebê possa tomar aos goles e não sugar, vamos aproveitar a curiosidade e as mãozinhas inquietas que já seguram objetos para incentivar o uso do copinho, é claro, NUNCA sozinho, o adulto precisa auxiliar regulando a velocidade e o tamanho dos goles.

Acho engraçado que muitos modelos de copinhos colocam na embalagem que “estimulam a sucção” como se fosse algo bom, isso mostra como nem sempre o design vai da mão com a saúde, ele responde apenas a um pedido do público que compra (que por sua vez está sendo formado pela industria). Para um bebê amamentado, qualquer coisa que tenha que sugar para beber é um problema, causando irritação e dificuldades para se alimentar.

Avalie os copinhos antes de comprar

Resultado de imagem para Copinho de transição bico mole
Copo de bico mole

Hoje tem inúmeros modelos de copinho de transição, os de bico mole são mamadeiras disfarçadas, esqueça deles, são apenas caros, entre mais caro mais frufrus tem, fuja deles. O bebê tem que sugar igual como faria na mamadeira. Esses só recomendo para bebês que não mamam mais no seio e estão começando o processo de retirada de bicos.

Resultado de imagem para Copinho de transição bico com válvula
Válvula antivazamento

Outros modelos são de bico rígido, os mais comerciais (caros) oferecem a válvula antivazamento, parece bem legal certo? o copo vira e não sai nada, não tem bagunça, mas o bebê tem que sugar e é justamente isso que não queremos, porque ele não sabe sugar de outra coisa que não seja o seio, estes copinhos também são mamadeiras disfarçadas. Se consegue tirar a a válvula, pode aproveitar o copinho.

gi0-ss30033
Copo antivazamento, ou copo 360

Existem outros copos de transição sem bicos, eles tem um sistema de pressão, o lábio encosta e com uma pressão o liquido é liberado, eu acho esse modelo um pouco caro, mas é uma opção excelente. Porém, nem todo mundo consegue usar, em alguns casos o bebê resiste à pressão sobre o lábio ou se irrita, bebês pequenos não conseguem beber sozinhos.

Resultado de imagem para Copinho plasutil
Copinho de bico rígido corpo mole (meu favorito)

Meu favorito, que usei com meus filhos e que recomendo sempre, é o copo de bico rígido sem válvula, daqueles mais baratinhos, que acha no mercado e até em lojas de 1,99 (verifique que seja BPA free). Na embalagem você vai ler “para bebês acima de 6 meses”, mas pode usar tranquilamente com bebês menores, só não pode deixar segurar e beber completamente sozinho, seu bebê precisa ajuda. Esse modelo da foto tem o corpo mais molinho  ( é da plasutil) o que ajuda especialmente com os bebês mais novinhos, porque da para dar uma apertadinha leve e o liquido sai.

copo-cafe-starbucks-ceramica-termico-tampa-mug-tumblers-D_NQ_NP_162011-MLB20463192742_102015-F (1)
Copo para bebidas quentes, cerâmica e silicone.

Outro modelo bem bacana é o copo para bebidas quentes, aqueles similares aos copo do starbucks. Hoje tenho visto em vários materiais, desde cerâmica, até plastico de alta densidade (isolante térmico), com a tampa em silicone resistente ao calor.  Tenho recomendado muito ultimamente porque é muito frequente que já esteja na casa, para o papai sair tomando seu café quando se atrasa, por exemplo. Tem duas coisas muito interessantes desse modelo. Primeiro o sistema da tampa é pensado para que os goles sejam curtos e não tenhamos que sugar ao beber, ao tempo que não derrame com o movimento (de dirigir, por exemplo), assim é perfeito para nosso bebê, ele não vai ter que sugar e ainda vai poder mexer sim risco de derramar, está vendo os dois furinhos em lados opostos? Por um bebe, enquanto pelo outro o ar circula evitando a formação de vácuo.  A outra coisa bacana é que por ser pensado para resistir ao calor, pode ser higienizado com água quente. Já vi esses copos na Havan, em casa da china, no wallmart, na Sodimac, são bem fáceis de achar, mas na parte de acessórios para o lar, não na de produtos de bebê.

Teste o copinho e se for preciso adapte

Como testar? beba algum liquido nele você, se tem que sugar já sabe que precisa adaptar.

Resultado de imagem para cOPINHO PLASUTIL
Copinho de bico rígido e corpo rígido

Como adaptar? está vendo como seu copinho tem 1-3 furinhos pequenininhos, são muito pequenos e por isso não sai o liquido com facilidade, então pode aumentar o tamanho dos furinhos, com uma faca por exemplo, até você sentir que sai um gole de tamanho adequado ao seu bebê sem precisar sugar. Ahhh mas que dó o copinho tão lindo assim vai durar menos, vai! por isso melhor comprar vários baratinhos, doe menos de furar e cortar.

Precisando ajuda?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar no sono, amamentação, preparação para voltar ao trabalho, organização da rotina familiar e educação positiva. Saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual aqui.

*Texto original de Zioneth Garcia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s