Planejando deixar a mamadeira e chupeta

É muito comum ouvir as pessoas falar que tirar a chupeta ou a mamadeira do bebê ou criança é mais fácil que o peito, mas só quem já passou por esse processo sabe que não é tão simples assim. Uma retirada abrupta pode desestabilizar sono, alimentação e comportamento da criança. Pode desencadear um pequeno apocalipses por varias semanas ou meses. A sucção tem a mesma função, para a criança amamentada e para a criança que usa chupeta ou mamadeira. O estimulo oral da sucção, seja no seio ou no bico artificial, é a fonte primaria de consolo e relaxamento para criança, sugando eles compensam níveis elevados de estresse, algo essencial para adormecer.

Ao falarmos de chupetas e mamadeiras, precisamos colocar na balança também o efeito que o uso prolongado desses bicos terá no desenvolvimento das estruturas orofaciais. Após os 2 anos é muito comum que a pressão para retirada desses bicos, por parte de pediatras e odontopediatras aumente. Isto porque nessa fase há uma grande chance que qualquer modificação indesejada nas estruturas orais e faciais (boca, dentes, maxilar, respiração oral) seja corrigida apenas com o estimulo de uma mastigação adequada.

Foto por Rene Asmussen em Pexels.com

O processo de retirada de chupetas e mamadeiras pode ser induzido gentilmente, e não tem grandes diferencias do processo de desmame do seio . Não precisa ser e não é recomendável que seja feito abruptamente. O processo de retirada gradual dos bicos deve levar em consideração a fase de desenvolvimento da criança, suas necessidades de sucção, adquisição de habilidades de comunicação, sua socialização e conexão afetiva com as pessoas ao seu redor. O papel da mãe, pai e cuidadores é guiar a criança em um processo de liberação e aprendizagem rodeando-a de amor, para que ao fim desse caminho a criança consiga se alimentar por outros meios e obter no convivo social com sua mãe, pai e familiares o conforto e consolo que obtinha na sucção da chupeta e mamadeira. Devemos introduzir novas ferramentas para oferecer o consolo e conforto, prevenindo a aquisição de hábitos orais deletérios que podem ser muito mais difíceis de controlar.

Pessoalmente não recomendo retirar a chupeta nem a mamadeira completamente abaixo de 18 meses, pode se começar com um uso mais criterioso, para ir construindo as ferramentas que permitiram que a criança se permita deixar os bicos após os 2 anos.

Etapas para incentivar a criança deixar chupeta e mamadeira

Etapa 1 : Avalie a rotina da criança, garanta que as necessidades sejam satisfeitas de forma oportuna: alimentação, sono, atividades (controle o uso de eletrônicos). Estabeleça uma comunicação eficiente e constante. Incentive a imagem de criança, lembre que suas atitudes dizem muito mais que as palavras, passe a tratar seu filho como criança e não mais como bebê. Veja mais sobre uso de eletrônicos pelas crianças

Etapa  2: Combinem locais e horários para o uso da chupeta e mamadeira.  Retire a mamadeira do quarto e incentive a higiene oral antes de dormir. Combinem tempo de uso da chupeta. Explique de forma clara e sincera as razões que fazem necessário controlar o uso. Recolha todas as chupetas e mamadeiras de casa e dos locais onde a criança fica, escolha 1-2 chupetas e 1-2 mamadeiras, aquelas que estão em melhores condições. Uma conversa com odontopediatra que possa explicar de forma sensível o porque é importante deixar a chupeta e mamadeira pode ajudar, assim vocês poderão lembrar dessa conversa sempre que necessário. Veja Comunicação com crianças

Foto por Ba Phi em Pexels.com

Etapa 3: Avalie o espaço da criança dormir, e se preciso reconfigurar o quarto. Estabeleça um novo roteiro de sono, desassociando o sono da sucção da mamadeira e da chupeta, trazendo novas formas de adormecer. Substituía o tempo que ficava suando a chupeta ou mamadeira por conforto físico e emocional, conversar, contar historinhas, ficar deitados juntos fazendo carinho. Tenha paciência, pode demorar mais para adormecer sem sucção. Introduzir um objeto de transição, ou um objeto de segurança pode ajudar nesse processo. Veja dicas de livros para lidar com o medo

Etapa 4: Caso ainda tenham mamadeira de madrugada, diminuía o aporte nutricional desta mamadeira aumentando a diluição e diminuindo o volume. Implemente uma resposta progressiva nos despertares noturnos, evitando ao máximo ceder à mamadeira e a chupeta.  O começo da noite determina a resposta que daremos aos despertares, se o começo da noite foi com caricias, ao ter despertares noturnos oferece caricias, depois deitar juntinho, água e só em ultimo caso a sucção do bico ou a mamadeira. Evite as conversas noturnas, use preferivelmente a comunicação não verbal.

Etapa 5: Escolha o momento para finalizar o “desmame noturno”, trazendo os novos combinados para a hora de dormir “mamadeira/chupeta quando for hora de levantar”. Um final de semana para ou feriado prolongado é ideal, podem ser noites difíceis, sua criança precisará de acolhimento físico e emocional. Use a estrategia da resposta progressiva sem chegar oferecer os bico. Pode ser necessário ter momentos diferentes para a mamadeira e depois para chupeta, nesse caso espere pelo menos 15 dias entre ambos momentos. A escolha por fazer tudo em um esforço ou em momentos diferentes depende da idade da criança e a urgência pelas alterações orais detetadas.

Entre em contato através do whatsapp da Dra. Zioneth Garcia – 47 988213869

Etapa 6: Introduza um copo de “gente grande”. Comece substituir o leite na mamadeira por leite ou outras bebidas no copo ao longo do dia, primeiro nos lanches, depois na manhã, passando ofertar no café da manhã (é bom organizar a rotina familiar para oferecer a refeição em família) e por ultimo a mamadeira de antes de dormir, substituindo por um lanche da noite (lembre que é fora do quarto). Uma vez a troca esteja estabelecida, suma com as mamadeiras de vista.

Etapa 7: Estabeleça os períodos que a chupeta se faz necessária, e avalia as alternativas para evitar o uso. Gradativamente retire o uso da chupeta de cada um desses momentos, comece pelo mais fácil e deixe por ultimo o que você sente que será mais difícil. Lembre que a sucção da chupeta é necessária para controlar níveis elevados de estresse, então o controle do estresse assim como ofertar outra forma de aliviar esse estresse é essencial. Por exemplo, se na saída da escolha sempre pede chupeta para ir calmamente no carro, que tal ofertar um abraço prolongado antes de entrar no carro e talvez um lanchinho que lhe ofereça conforto enquanto chegam em casa. Provavelmente o ultimo passo para retirar a chupeta será a noite antes de dormir. Lembre de substituir a sucção por contato emocional.

Etapa 8: Despedida da chupeta. Façam um pequeno rito ou celebração de passagem à nova fase criança. Nos seguintes dias acolha, reforce o quanto foi bom ter deixado os bicos, tenha paciência, ainda podem vir alguns pedidos deslocados de chupeta ou mamadeira. Por isso suma elas de casa.

Lembre que a passagem de uma fase para seguinte não tem limite de tempo, deve obedecer às necessidades da criança e da família igualmente. Tendo a mediação da comunicação constante e ativa. Preparando a criança para cada nova fase. Uma vez iniciada a etapdo “desmame noturno” assim como a etapa final não volte atrás, por isso tenha certeza que estão prontos para dar esses passos antes de começar. 

Lembre de ofertar à criança aquilo que obtinha na sucção , relaxamento, atenção emocional e contato físico!

Precisa ajuda?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar com o sono, retirada gentil de chupetas e mamadeiras, desfralde e educação positiva.  Saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual aqui

Texto original de Zioneth Garcia



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s