Antes de tomar qualquer atitude, respire e lembre-se, a criança chora porque tem um problema, não para lhe causar problemas. Mais que controlar o choro, devemos entender a razão por trás dele, o choro é uma mensagem que a criança não consegue transmitir por outros meios. Tendo isso sempre em mente, procure se conectar, redirecionar e acolher.
1- Atenda prontamente. Estabeleça a comunicação real, faça a criança lhe ouvir, um barulho forte, um grunhido, repetição de uma frase curta que mostre que vc entendeu a mensagem.
2- NÃO REPREENDER, e muito menos grite com ela. Repreender significa interpretar comportamento da criança como “malcriação” quando ela está manifestando suas emoções difíceis com as ferramentas que tem.
3- Mantenha a calma. Se a criança perceber que os gritos e choros incomodam, vai tender a repeti-los mais vezes, será seu mecanismo de chamar a atenção e se fazer ouvir até nas situações mais leves, se tornando rapidamente um padrão de comportamento.
4- Não use chantagens, nem ameaças. Nunca mande a criança parar de chorar ou “engolir o choro”. Isto são diversas formas de desvalorizar seus sentimentos.

5- Não discuta nem tente argumentar com a criança no meio de uma crise.
6- Depois de se conectar, tente tirar o foco da situação problema com delicadeza. Tentar tirar o foco do problema abruptamente pode ser muito rude, parecendo que você não se importa realmente com a situação e tendo o efeito contrário ao desejado.
7- Prefira sair de cena e dar um tempo antes de atuar com violência. Se está em local público apenas garanta que a criança não vai se machucar e fique olhando o show, conte mentalmente e respire até se acalmar e aí sim volta enfrentar a situação.

Entre em contato através do whatsapp da Dra. Zioneth Garcia – 47 988213869
8- Quando se apresentarem comportamentos violentos foque primeiro em proteger a integridade física dela e dos outros (incluindo você). Segure a criança enquanto tenta se conectar através da linguagem.
9- Se for preciso se retire com a criança para um cantinho longe do foco do problema e tentem acalmar se juntos. Qual é sua estratégia para se acalmar nas situações de estresse? Ensine-a aos seus filhos durante as brincadeiras, tentem construir uma estratégia para trazer a calma nesses momentos: Respiração coordenada? Massagem? Mãozinhas dadas? Sussurrar no ouvido? Beber água? Olhar um determinado quadro na parede? Uma música específica? O que funciona em cada caso depende da personalidade e ambiente no qual cada um cresce, então vale descobrir o que abaixa seu estresse e o de seus filhos, vai ser de utilidade sempre.
10- Evite sermões e explicações complexas durante a crises e nos minutos seguintes. A hora de conversar sobre comportamentos que precisam ser corrigidos é quando estamos em calma e com completa atenção da criança.
Precisa ajuda?
A consultoria Mães com Ciência pode ajudar com a educação positiva, sono, amamentação, desmame , desfralde e ajustes na amamentação. Saiba como funciona aqui ou Agende uma consulta virtual aqui
Texto original de Zioneth Garcia
Veja mais textos sobre educação positiva aqui