7 Dicas para preparar o seio para a amamentação

Somos mamíferas, o que significa que nós mulheres, temos mamas; estruturas desenvolvidas ao longo de milhões de anos de evolução, destinadas especialmente à função de alimentar os filhos. Por isso, você não precisa fazer nada para preparar os seios, eles já estão prontos para sua função.
A gestação é toda a preparação que precisam, já estão sendo preparados. Você deve ter percebido o escurecimento do mamilo, por causa da melanização geral de sua pele, também deve ter percebido aumento do tamanho e quiçá até aparecimento de estrias por conta disso. Estas mudanças fazem parte desse processo natural de preparação de seu corpo para a lactância, e é suficientes para preparar seu seio.

1- Não se preocupe pelo tamanho ou formato do mamilo, seu bebê não vai pegar o peito pelo bico, ele irá segurar a aréola toda ou quase toda (vai depender do tamanho da aréola). Não precisa ficar massageando, moldando ou usando conchas para projetar o mamilo, além de desnecessário é perigoso. Pode acabar causando lesões no tecido mamário, as conchas ainda podem favorecer a aparição de fungos já que mantém úmido o tecido da mama.

2- Usar sutiã de seu tamanho, com bom suporte, e cuidar do seu ganho de peso durante a gestação, irá ajudar prevenir a queda do peito (que é apenas um efeito da força de gravidade). No caso de sentir coceira na pele do seio ou se incomodar com a aparição de estrias consulte com seu obstetra o uso de produtos para diminuir a aparição de estrias, existem produtos especiais para a etapa da gestação. Prefira aqueles cremes com toque seco, que não irão escorrer para a área dos mamilos.

pregnant-nature-mom.jpg

3- A sua pele estará mais sensível então tome cuidados especiais com cosméticos, resíduos de sabão ou amaciante e tecidos sintéticos no contato com o seio.  Não é raro que seu sabonete de sempre de repente comece lhe causar coceira ou deixar a pele vermelha. Fique atenta a essas mudanças e se necessário mude seus cosméticos.

4- Não passe NUNCA bucha vegetal, cremes ou qualquer outro produto que possa esfoliar a pele do mamilo. Tome cuidado com sol, sua pele está naturalmente com maior quantidade de melanina, então colocar ao sol ou luz amarela é desnecessário.  Sua pele do seio deve ser bem conservada, entre menos mexer nela melhor.

5- Apresentar mais umidade no seio durante a gestação é normal, geralmente nossa temperatura aumenta e há maior sudoração. Fique atenta caso apresente coceira ou vermelhidão nessas regiões úmidas. A umidade pode ser a porta de entrada para fungos ou bactérias. Caso perceba coceira, ardor ou vermelhidão procure seu obstetra o quanto antes e se for detectada infecção mamilar faça o tratamento orientado pelo seu médico.  

pregnant-pregnancy-maternity-mom-161485.jpeg

6- Durante a gestação pode ser normal um pouco de secreção oleosa, as vezes esbranquiçada, saindo dos seios, especialmente quando o nascimento se aproxima. Faz parte das mudanças de seu corpo durante a gestação. Não é preciso fazer nada, não precisa estimular, fazer compressas nem ordenhar, ter ou não essa secreção não diz nada sobre o futuro sucesso da amamentação. PORÉM, se você sente seu peito ingurgitado, dolorido ao tato, com regiões vermelhas pode ser sim necessário realizar uma pequena ordenha manual para aliviar, uma compressa fria para reduzir a produção e o mais importante: é essencial que procure seu médico obstetra e comunique a situação. Quem segura a liberação de prolactina antes do parto são os níveis de estrogênio, esses níveis podem cair por placenta insuficiente, por exemplo. Por tanto, essa produção abundante de leite fora da hora precisa de avaliação e acompanhamento imediato.

7- Prepare-se para um processo de aprendizado, empírico, cheio de tentativas e erros, que começará assim que tiver seu bebê nos braços. Amamentar é um comportamento natural, mas como a maioria de comportamentos deve ser aprendido. Caso esteja se sentindo insegura, procure a ajuda de uma profissional em lactância materna ANTES de ter problemas. Sempre é melhor prevenir que remediar. Amamentar é uma arte que se aperfeiçoa com o tempo, mas começar pode não ser tão fácil.

Não deixe de visitar:

O desafio de amamentar hoje

5 dicas para uma amamentação saudável e tranquila

Amamentação do recém nascido

Precisando ajuda?

Mães com ciência oferece consultoria desde a gestação, ajudando o casal se preparar para os desafios da amamentação. A consultoria Mães com Ciência também pode ajudar no sono, volta ao trabalho, desmame, desfralde e disciplina positiva. Saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual aqui. 

*O serviço de consultoria de amamentação está disponível em Joinville- SC


Texto de Zioneth Garcia.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s