Seis dicas para controlar o uso de eletrônicos pelas crianças

Há 20 anos atrás não existiam “youtubers”, “blogueiros” nem “influenciadores digitais”, há 30 anos nem o celular, esse era um luxo de poucos, e internet era apenas um embrião. Nossa infância no máximo teve filmes na sessão da tarde ou no VHS, e o videogame era no fliperama (e olha lá), depois de fazer muitos pontos com os pais para ganhar aquelas moedinhas preciosas ou então só ficar de olho. Hoje, videogame, filmes, vídeos, estão na palma da mão (literalmente). A infância de nossos filhos é muito diferente da nossa, nosso desafio é ensinar nossos pequenos lidar com a tecnologia em constante evolução, enquanto nos mesmos estamos aprendendo usar.

Nos últimos anos diversos estudos tem mostrado como a exposição aos dispositivos eletrônicos desde cedo podem afetar os ciclos de sono das crianças (veja aqui). Por isso, nesse texto quero compartilhar com vocês seis medidas práticas para prevenir o uso descontrolado de estas tecnologias.

Celular-crianças

Seis dicas para controlar o uso de eletrônicos pelas crianças

1- Não use a TV como barulho de fundo. Se estão brincando em casa, desligue a TV. A música é um recurso maravilhoso, só não precisa estar associada a imagens coloridas passando rapidamente e hiper estimulando o cérebro de seu filho, por isso adopte uma caixa de som ou qualquer outro sistema para ter um som de ambiente que não dependa da televisão.

2- Evite usar as telas eletrônicas como babá fora de casa. A tentação pode ser grande. Ter crianças quietinhas, poder comer o prato quente, curtir a reunião familiar sem precisar correr, é o sonho de qualquer mãe ou pai, mas deixar as crianças olhando fixamente para uma tela não é a melhor alternativa, pode lhe custar sua noite de descanso. A sugestão é planejar: vai sair para comer fora? que tal testar restaurantes com espaço infantil* (obaa! tem monitor(a)?  melhor ainda), o local onde vão não tem espaço infantil? prepare lápis de cor, livro de colorir, massinha, pega bareta, e toda gama de brincadeiras para fazer na mesa enquanto a refeição não chega. Tem uma reunião familiar? leve vários brinquedos favoritos da criança, e vai apresentando um a um ao longo da reunião. Ganhe um tempinho de sossego, aproveitando a parentada animada, bote a família para brincar no chão! ” Mostrou seu brinquedo para o tio/tia? … ensina ele brincar”. É claro dê o exemplo, lembre que nossas crianças estão sempre de olho, aprendem muito mais observando que escutando. 

 

 

size_960_16_9_menina-mexendo-no-celular1

3- Encare cada 15 min de exposição às telas de eletrônicos como uma doses da sua bebida estimulante de preferência (café, mate, energético) . Assim, 2 hs de televisão seriam o equivalente a oferecer 8 xícaras de café para seus filhos, por exemplo. Imagine o estrago que isso pode lhe causar às noites de sono? Próximo da hora de dormir então?!!! Pode tornar a noite bem agitada. 

4-Evite a televisão como babá dentro de casa. Fazer as tarefas domésticas com um bebê (ou dois) solicitando sua atenção, pode ser um desafio e tanto, é tentador ceder à facilidade de apenas prender a atenção deles numa tela, certo? Mas como a ideia é evitar, minha sugestão é que envolva as crianças em alguma atividade no ambiente onde você está. Vão lavar roupas? Pode pedir ajuda para segurar os grampos de roupa, achar os pares das meias. Vai cozinhar? deixe que organizem o armário dos potes plásticos, que façam batucada com as panelas, ou que cozinhem de mentirinha bem aí de seu lado. Se seu bebê é novinho, deixe ele pertinho de você, no carrinho ou cadeira de descanso e cante para ele, sua voz é mágica!

5- Evite a distração de Smartphone, tablet ou TV na hora de comer. A distração na hora de comer deve ser pelo menos um adulto comendo junto, gesticulando, mostrando como se come cada alimento, estimulando a criança experimentar com todos seus sentidos cada alimento a sua frente e conversando. É desafiador, pode trazer bagunça, mas vai ajudar trazer diversão para hora de comer, e assim contribuir na construção de um relacionamento saudável com a comida. 

pares-con-movil-p

6- Tenha regras claras sobre o uso de eletrônicos que sejam válidas para todos no lar. Discuta essas regras com as crianças maiores e crie alternativas interessantes para as crianças. Não se trata apenas de dizer desliga a televisão, mas de orientar ou propor a atividade seguinte, fica muito mais fácil desligar a televisão se a alternativa é uma brincadeira empolgante com os pais. Você precisa ser o exemplo, desligue e convide seus filhos para brincar algum jogo de mesa, ler, cozinhar juntos ou apenas conversar. Na medida que as crianças crescem estão cada vez mais expostas ao mundo virtual e os eletrônicos, não podemos apenas ignorar esse fato, então o mais sensato é controlar o seu uso desde o começo.  Estabeleça desde cedo, e atendendo às necessidades de cada idade quando, onde e por quanto tempo podem ser usados estes dispositivos (veja a recomendação de uso para cada idade aqui ). Para as crianças maiores, que já possuem seu próprio Smartphone ou tablet, é importante também acompanhar de perto os conteúdos que assistem e as pessoas com as quais interagem no mundo virtual.

 

*PS: Deixo uma crítica aos espaços destinados ás crianças de muitos locais, que entendem que uma TV é suficiente, não meus caros! cuidem das crianças oferecendo para elas um experiência no seu estabelecimento, com pessoas, ambiente aconchegante, garanto que se as crianças curtem as experiencia irão fidelizar nos pais (e seus amigos e familiares) como clientes. 

 

Precisa ajuda?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar com o sono, desmame , desfralde, ajustes na amamentação e educação positiva.  Saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual aqui

Texto original de Zioneth Garcia

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s