Seis dicas práticas para ajustar a rotina de sono na volta das férias

E aí as férias foram boas? Deu para descansar, sair da rotina e dar uma esticadinha no soninho? Maravilha!

Agora vem a parte não tão agradável das férias: A retomada da rotina normal. Conseguir que as crianças, que dormem e acordam tarde, voltem à sua rotina de dormir e acordar cedo. Aqui vão algumas dicas para lhe ajudar fazer essa transição mais amena.

Voltar à rotina de sono na volta das férias

1-    Conversar com a criança sobre a mudança de rotina: Seria ideal começar essa mudança pelo menos uma semana antes da volta à rotina normal, mas nunca é tarde para preparar a criança e se preparar.  Explique que as férias acabaram ou acabarão em breve e que todos voltarão às atividades normais, adultos ao trabalho e crianças à escola, e que, por tanto, todos deverão ajustar os horários de ir para cama, para descansar bem. Deixe claro qual será a hora dele ir dormir. Conte sobre as coisas legais que poderá fazer na escolinha, ver os amiguinhos novamente, abraçar às professoras, contar sobre suas férias para a turma, etc. Peça a colaboração da criança, para começar preparar o que usará no primeiro dia de aula, achar o uniforme da escolinha, a mochila, etc. Se for maior de três anos e já reconhece os dias da semana podem fazer uma contagem regressiva no calendário acompanhando os dias que faltam para voltar a ver os amiguinhos.

2-    Começar regulando os horários de refeições: almocem e jantem no horário certo. Mesmo que seu filho acorde ás 10 hs tente manter o almoço e o jantar num horário regular, 11:30 -13 hs. Para isso, ofereça um café da manhã mais enxuto, nutritivo e em quantidade suficiente para quebrar o jejum, mas não tão pesado para garantir que ele sinta fome na hora do almoço mesmo. Ofereça um bom lanche da tarde e capriche no jantar, se for preciso ofereça uma ceia antes de começar a rotina do sono. De preferência à oferta de alimentos de baixo índice glicêmico durante a tarde e noite, tais como cereais integrais, frutas e legumes, carnes magras, sementes, nozes e castanhas, etc. Eles ajudam a melhorar a qualidade do sono, já que liberam seus nutrientes de forma gradual no organismo, prolongando a sensação de satisfação.

images (1)

3-   Diminuir o consumo de açúcares durante o dia todo: regule a qualidade dos alimentos oferecidos. Controlando a quantidade e qualidade dos alimentos durante o dia você terá algum controle sobre o nível de energia que o organismo de seu filho manifestará. Nas férias é comum ceder a uma ou outra guloseima, uma sobremesa aqui, um bolinho lá, um sorvete ali, o que acaba deixando as crianças muito agitadas, cheias de energia para gastar e provavelmente mais irritáveis, por isso agora é preciso diminuir o consumo desses açúcares industrializados. Substituía as guloseimas por frutas frescas ou secas, mas mantenha o horário das refeições.

4-  Diminuir a exposição aos eletrônicos: Limite o tempo de televisão, DVD, videogames, tablet e outros aparelhos eletrônicos. A exposição aos eletrônicos deixa nossos cérebros superestimulados, nos deixando em um constante estado de alerta, o que dificulta a concentração e, é claro, dificulta conciliar o sono (mesmo estando exaustos). Substituía por idas ao parque, caminhada, andar de bicicleta, de patinete, piscina ou qualquer outra atividade física ao ar livre. Lembre-se que o sol é nosso amigo para regular o relógio biológico. Mas se o clima não ajuda, pode usar esse tempo para brincar juntos mesmo dentro de casa, de desenhar, fazer pic-nic na sala, cozinhar juntos, inventar uma pista de obstáculos maluca na sala de jantar, esconde-esconde,  ou qualquer outra atividade que gaste energia.

images (2)

5-   Definir novamente o horário ideal para seu filho ir para cama e dormir. Tenha em mente a idade dele, pode ser que o horário do ano anterior já não seja mais aplicável porque agora seu filho é (e se sente) maior. É bem provável que nos primeiros dias ele leve mais tempo para conseguir conciliar o sono, é normal. Por isso, é preciso se planejar, fazer uma atividade bem enérgica logo após o lanche da tarde, mas abaixar o ritmo das brincadeiras pelo menos umas duas horas antes do horário que ele deveria estar na cama. Capriche na rotina relaxante antes da hora de dormir (banho, pijama, escovação, historinha, etc) e tenha paciência, pode lhe levar um bom tempo até conseguir finalmente seu filho adormecer.  Mas calma, mantendo a rotina consistente esse tempo vai diminuir gradualmente até se normalizar.

6-    Respeitar o novo horário de seu filho. Entre você também na adequação da rotina. É importante baixar o ritmo da casa toda para criar o ambiente propício para seu filho descansar. Nas primeiras noites ele pode experimentar um sono mais leve no começo da noite, e se tiver muito barulho e atividade na casa ele provavelmente irá acordar e se somar à festa. Indo dormir mais cedo ele irá acordar mais cedo também, e para estar bem disposta e acompanhar a energia de seu filho é bom também entrar no novo ritmo. Todos gostamos de aproveitar até o ultimo dia das férias para dormir mais, mas com crianças em casa é bom pensar duas vezes. O choro e a irritação ao mexer abruptamente na rotina de uma criança pode fazer não valer a pena um dia a mais de sonho comprido.

Se não deu tempo suficiente de readequar a rotina de sono e seu filho se mostra irritável durante o dia, calma, respire e tenha muita paciência. Se for preciso tirem uns minutos para uma soneca ou apenas para descansar, especialmente quando se mostrar mais irritado, essas dicas também lhe servirão para tentar diminuir o estresse, a sua rotina  voltará ser normal em breve.  

Precisa ajuda com o sono?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar. Saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual aqui

Texto original de Zioneth Garcia

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s