Meu filho está mordendo o seio! Socorro.

Se tem uma coisa dolorida nessa vida é sentir uma mordida no mamilo, quem amamenta sabe ou então irá descobrir que da para ver mil estrelinhas quando o filho da uma apertadinha mais forte no seio. Nenhuma de nós está imune a essa situação, acontece faz parte dos desafios da amamentação, pode acontecer desde mordidas banguelas até mordidas com todos os dentes (aiaiai!) . Em nenhum caso temos que tolerar ou suportar. As mordidas devem e podem ser corrigidas, é um esforço mútuo para manter a amamentação saudável para ambos.

O primeiro é indagar porque e quando mordem: Tem dente nascendo? você fica distraída conversando ou assistindo TV enquanto amamenta? Ele deixa escorregar a boca ao adormecer e morde para segurar? Então dependendo do que acontece você pode tomar uma ou outra atitude.

maxresdefault
Se é dente oferecer bastantes mordedores, massageie a gengiva com seus dedos. Lhe ofereça coisas para ele se aliviar durante o dia todo e especialmente antes da mamada, picolé de Leite materno é uma boa prática! Se é por distração (o bebê quer chamar sua atenção) então comece prestar mais atenção nele, contato olho no olho, conversa, carícias.

Conforme cresce o bebê a pega e a forma que mama vai se modificando para se ajustar à aparição dos primeiros dentes, depois dos pré molares e por último das presas. Pode acontecer que recém saem os dentinhos ele continue mamar como se não os tivesse, e nesse caso machucar o seu seio, basta lhe orientar com muito carinho. Se é pequenino ainda pode puxar o queixo para baixo enquanto introduz o mamilo bem para dentro da boca do bebê. Quando são maiores já pode pedir para abrir um bocão bem grande na hora de mamar enquanto você empurra o seio para dentro.

Se sente que o problema é que a pega se perde no transcurso da mamada, então comece ficar atenta em que situações ou posturas acontece e corrija, use posturas que permitam maior firmeza da cabecinha ou que lhe permitam sujeitar a cabecinha por trás para que não saia do lugar. Se acontece ao adormecer ajuda sustentar a cabecinha bem, apertando-a contra o seio para que não perca a pega, pode ser com seu braço ou algum travesseiro atrás do bebê para ele não se rolar involuntariamente.

Maria Isabel ao seio

Em qualquer caso, você pode e deve tomar uma atitude quando o bebê morder. Tirar o peito da boca do bebê e falar com voz firme e carinhosa que não é para morder, não repreenda mas também não brinque, deve ser séria mesmo que o bebê sorria. Ele entende é seu tom de voz e sua expressão facial mais que as palavras, pode inclusive usar um grunhido acompanhado de um olhar bem feio no lugar de palavras. Se usa palavras, seja breve, não dê sermão, seja concreta “morder me dói” “morder machuca”. Espere uns minutos com o bebê no colo antes de oferecer o peito novamente, pode ser que ele chore ao ser retirado do seio, acalme ele no seu colo repetindo que não pode morder. Repita sempre a mesma atitude e as mesmas palavras ou gestos se possível, vai criar uma associação negativa no bebê: morder = sem peito.

Quando o bebê morde e tranca a boca, não tente puxar o seio pode se machucar ainda mais. Nesses casos abra a boca e tire o peito, pode colocar seu mindinho no canto da boca e puxar o mamilo para fora, mas se estiver muito difícil abrir a boca com seu dedo, então use a “sufocadinha” que basicamente consiste em apertar o bebê contra o seio para tampar o nariz por uns segundinhos, assim ele precisará abrir a boca para respirar soltando seu mamilo (essa é uma técnica de emergência).

É inevitável levar mordidas nos seio uma ou outra hora, mas deixando claro que não é uma atitude tolerável, e tendo claro que pode sim ser corrigido. Será mais uma dificuldade superada em breve.

Precisando ajuda com a amamentação?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual aqui

*Texto original de Zioneth Garcia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s