Livros recomendados no Mães com Ciência

Como amante de leitura, tenho meus livros preferidos, aqueles que tem me dado um norte como mãe e orientadora das famílias que me procuram. Cada um desses livros foi comprado e lido por mim, não ganhei nada de ninguém para indicar eles aqui. Alguns deles são ferramentas de consulta, e volto neles sempre que me deparo com um caso desafiador.

Quando lemos um livro é importante conhecer um pouco sobre como e quando foi escrito, conhecer o autor e sobre seu contexto sociocultural no momento da escrita, já que a vida e vivências do autor irão permear sua linguagem e até mesmo o tom do escrito. O mesmo livro lido em fases diferentes da sua vida pode ser muito bom ou muito ruim, pode lhe causar angústia ou conforto. Não tenha medo de abandonar uma leitura se está lhe faz sentir mal. Acredito que ler deve ser sempre um prazer,  não uma tortura.

Então quero compartilhar com vocês alguns dos meus autores e livros sobre maternidade e cuidado infantil favoritos, e quem sabe vocês se animem para ir atrás deles também:

Serie Pantley

Elizabeth Pantley.

Soluções para noites sem choro. 2002 (Tradução português 2003). MBooks.

Soluções para noites sem choro para crianças de 1- 6 anos. 2005 (Tradução português 2010). MBooks.

Soluções para disciplina sem choro. 2007 (Tradução português 2012). MBooks.

Essa é a minha série favorita, é a referência principal para os atendimentos de consultoria de sono. Provavelmente você já deve ter ouvido do método de remoção gentil, pois bem, Elizabeth Pantley é a autora dessa abordagem. Ela defende o uso de métodos gentis com a família e a criança, seja no manejo do sono ou no manejo da educação. A abordagem de soluções para noites sem choro é embasada em pesquisa com centos de famílias que experimentaram seu método e compartilharam sua experiência, permitindo que através de situações específicas relatadas por essas famílias, sejam introduzidos os conselhos práticos para melhorar o sono de seu bebê e suas crianças.

Fechando a série, o livro sobre disciplina é um abraço acolhedor para quem está na luta por oferecer uma educação sem violência. A linguagem terna de uma mãe, que sabe as dificuldades pelas que você está ou irá passar, faz desse um dos meus livros mais indicados. Simplesmente sou fan dessa mulher!

Dr. Carlos Gonzalez

Besame mucho. 2003 (tradução português 2015). Editora Timo

Manual prático de aleitamento materno. 2004 (tradução português 2014). editora Timo

Meu filho não come. 1999 (tradução português 2016). Editora Timo

Um presente para a vida toda. Guia de aleitamento materno. 2006, 2009 (tradução ao potuguês 2019). Editora Timo

Esse autor dispensa apresentações, é uma das figuras mais emblemáticas da criação com apego. Nos seus livros, esse pediatra fala como pai e profissional para todos os públicos, usando linguagens que todos entendem. Ele aproxima a abordagem biológica, evolutiva e a prática da pediatria à realidade das famílias. Trazendo um conforto para problemas muito comuns em qualquer lar com crianças. Esteve no Brasil lançando sua obra em Português, trazido pela editora Timo palestrou em várias cidades. Acompanhei uma das suas palestras, tive oportunidade de tietar e almoçar junto, e devo dizer que é uma fofura!

John Gottman e Joan DeClaire.

Inteligência emocional e a arte de educar nossos filhos. 1997 (tradução ao português 2001). Objetiva

Este é daqueles livros que você encontra na seção de autoajuda e passa de largo, pensando que será mais um daqueles manuais chatos que querem lhe dizer ou que pode e não pode fazer para treinar pessoas perfeitas em sua casa. Mas é justamente o contrário, o livro traz situações cotidianas para serem avaliadas e re-pensadas à luz de dados estatísticos, demográficos e científicos, para que você possa refletir e identificar sua própria maneira de maternar/paternar. Está longe de ser um manual, está mais para um guia de experiência, descubra você mesmo. É extremamente válido para todas as fases da maternidade, desde a gestação até a adolescência.

20180415_142402

Dr. Harvey Karp.

A criança mais feliz do pedaço. 2011. Novo Século Editora

A sequência do bebê mais feliz do pedaço traz dicas práticas, numa linguagem muito simples, fácil de entender e aplicar por qualquer pessoa. o Dr, Harvey Karp traz sua própria experiência em consultoria, para trazer a paz do leitor, fazendo nos ver que as situações que passamos em casa não são tão incomuns.

Ligia Moreira Sena e Andreia C . K. Mortensen.

Educar sem Violência: criando filhos sem palmadas. 2014. Papirus.

Esse livro escrito a quatro mãos, por duas cientistas e mães, convida re-pensar a forma como culturalmente encaramos a educação das crianças. Traz uma abordagem embasada em evidências científicas, enriquecida por experiências de mães que acompanham a comunidade maternidade consciente (hoje maternidade e infância rede de apoio, empoderamento e gentileza no facebook). Ele é uma resposta completa e direta ao famoso “eu apanhei e sobrevivi”  “apanhei e por isso sou uma pessoa de bem”. O livro está esgotado no site autora: Cientista que virou mãe , mas está disponivel em varias livrarias virtuais. 

Daniel J. Siegel e Tina Pyne Bryson

O cérebro da Criança: 12 estrategias revolucionárias para nutrir a mente em desenvolvimento do seu filho e ajudar sua família a prosperar. 2011 (tradução ao português 2015 ). nVersos

Disciplina sem drama: guia prático para ajudar na educação , desenvolvimento e comportamento de seus filhos. 2014 ( tradução ao português 2016). nVersos editora.

O cérebro da criança nos convida entender as diferentes fases do desenvolvimento da criança desde a perspectiva da neurociência. Usando uma linguagem acessível para todos os públicos, sem deixar de ser preciso. As 12 estrategias são surpreendentemente simples, e o livro tem vários exemplos de situações nas que é muito fácil se identificar. Li em 2 dias, não conseguia parar de ler. Simplesmente amei!

Em disciplina sem drama, os autores conseguem desconstruir vários mitos sobre educação e disciplina sem uso de violência. O livro é um abraço acolhedor para os pais que se sentem que sempre estão tentando sem sucesso. Ele mostra como não é preciso ter uma vida perfeita, apenas fazer das pequenas e grandes crises do dia dia, oportunidades para estimular o desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais nas crianças. Ele encoraja encontrar um equilíbrio dinâmico, onde a comunicação em diferentes níveis é o motor essencial para ter flexibilidade sem deixar perder as regras e limites, essenciais para a convivência da família.

20180415_142612.jpg

Donald W. Winnicott.

A criança e o seu mundo. 1964 (tradução português 1982). LTC- Livros Técnicos e Científicos

Esse livro é um compilado/transcrição de palestras que Winnicot (pediatra e psicoanalista) ofereceu pela rádio nos anos 60. Apesar de bem renomado no mundo acadêmico, esse livro traz uma linguagem popular. Ele trata da importância do vínculo e cuidado materno na fundamentação e desenvolvimento emocional-afetivo da criança. Aborda desde os cuidados com o recém nascido até problemas pontuais na educação das crianças que muito nos causam medo (mentiras, roubos, p.e). Discute a validade de teorias que defendem o choro desassistido e nos deixa com a sensação que nosso instinto está certo, e não estamos loucos, nem sendo péssimos pais ao acolher  e assistir o choro de nosso bebê/criança.

Thelma B. Oliveira (Dra. Relva).

O Livro da maternagem: para mães, pais, cuidadores e doulas. 2012. Schoba

Nesse livro a Dra. Relva compilou uma enorme quantidade de informações e respostas a dúvidas frequentes  das mães, compartilhadas por anos na comunidade de Orkut pediatria radical (hoje em facebook). São temas diversos desde a gravidez e parto até a educação sem violência. O que mais amo desse livro são sua referências, a maioria dos textos são referenciados em artigos científicos. Assim, sempre é possível se aprofundar mais em cada tema. 

Laura Gutman.

A maternidade e o encontro com a própria sombra. 2007 (tradução ao português 2009). Best Seller Ltda.

Este é daqueles livros que se você ler durante um puerpério difícil ou no ápice das dificuldades, enquanto se sente abatida pela vida, pode acrescentar um peso enorme e lhe afundar na depressão, mas que se ler numa fase leve pode acrescentar muito para seu processo de autoconhecimento e autocrítica. Gosto muita da abordagem, porém discordo do tom usado em algumas partes, a linguagem em algumas partes também se presta para dupla interpretação, mas não sei dizer se é efeito da tradução ou intensão da autora. Então minha recomendação é fazer uma leitura bem crítica.

Thiago Queiroz

Abrace se Filho. 2018. Belas Letras

Nesse livro Thiago, o Paizinho Virgula, nos mostra sua jornada como pai do Dante e o Gael, convidando-nos embarcar com ele numa serie de reflexões que levaram à escolha da criação com apego, sem uso de violência e aplicando vários ensinamentos da disciplina positiva, mesmo desde antes do nascimento de seus filhos. É de uma linguagem dinâmica, gostosa de acompanhar, poderia ser seu melhor amigo falando com você. Recomendo para todos, em qualquer fase, ainda na gestação. Um dica ótima de presente para os papais!

Jane Nelsen

Disciplina Positiva. 3 edição. 2006 (tradução ao português 2015). Manole

Disciplina positiva para crianças de 0 a 3 anos. 2015 (tradução ao português 2018). Manole

Esse livro já é um clássico, sua primeira edição já tem quase quarenta anos, publicado em 1981, ganhou mais de 15 traduções ao redor do mundo, se tornando uma referência essencial para educadores, de crianças e de pais. Pessoalmente achei ele um pouco denso, é para ler devagar, dar um tempo de digerir , re-ler e refletir antes de seguir em frente, do contrario se torna cansativo e acaba sendo pouco aproveitado. Só não gostei da abordagem da autora sobre a amamentação e desmame, talvez falta atualizar e alinhar com as ultimas recomendações da organização mundial da saúde essa parte, do resto achei bom. Leitura obrigatória!

Rosana Dantas

A melatonina não serve só para te fazer dormir. 2018 . Chiado Boooks.

Este é um livro pequeno, muito fácil de ler, que compila varias curiosidades sobre a melatonina, sempre acompanhadas de referências cientificas. A autora do livro é nutricionista, Dra. em fisiologia humana, com pós doutorado em Neurobiologia. Além do livro recomendo seu site Dieta Científica , Rosana também está em todas as redes sociais, seu conteúdo é muito bem humorado e cheio de informação com embasamento científico (do jeitinho que gostamos).

Tania Zagury.

Limites sem Traumas: construindo cidadãos. 2014. Editora Record.

Esse é um livro muito rápido de ler. Para quem não tem muito tempo disponível, e precisa ideias concretas de como responder a situações comuns. Aqui irá encontrar dicas práticas em problemas cotidianos desde 1 ano até a adolescência.  Você não encontrará uma reflexão profunda sobre a importância da educação sem violência, apesar do livro ser a favor dessa abordagem. Mas para quem quer começar é uma excelente ajuda, vai lhe mostrar que é possível aplicar no dia dia tendo atitudes concretas.

Precisa ajuda?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar com o sono, desmame , desfralde, ajustes na amamentação e educação positiva.  Saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual aqui

Texto original de Zioneth Garcia

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s