Passos para criar a rotina desenhada em casa

Já falei sobre o que é a rotina desenhada aqui e um pouco sobre a importância e benefícios de ter uma rotina aqui . Agora irei explicar como fazer a rotina desenhada em sua casa.

Criando a rotina desenhada em casa:

1- Pense na sua rotina familiar. Quais atividades lhe causam maiores dificuldades (resistência, choro) ? Quais atividades seu filho gosta muito? qual horário é ideal para ter aquele tempo mãe-fiho, pai-filho e tempo família? Qual fase se encontra seu filho? quais atividades precisam ser estimuladas? No desfralde por exemplo é útil indicar ir ao banheiro, o que deixa de ser importante em crianças escolares, onde passa ser importante pontuar o tempo de fazer a labor de casa.

rotina-e1498133543474.jpg
Rotina de Maria Isabel aos 2a 5 m.

2- Defina os horário ideais para as atividades, considerando o tempo que você e/ou a criança tomam para realizar estas sem estresse (especialmente quando a criança está aprendendo fazer sozinho separe bastante tempo para cada atividade). Por exemplo, na fase de 3-5 anos as crianças estão aprendendo se vestir sozinhos e é importante dar espaço a essa prática na rotina cotidiana, assim é melhor duplicar ou triplicar o tempo que você dedicaria à atividade “se arrumar para sair ….”

3- organize as atividades ao longo do dia. Preencha todos os momentos, quando por exemplo for hora de você fazer o almoço especifique o que a criança fará nesse momento (assistir TV? desenhar? lhe ajudar? brincar?). Uma dica legal é colocar aquela atividade problema antes de algo que seja  bem legal para a criança. Assim você poderá levar a mente da criança para frente enquanto realizam aquela coisa que não gosta muito. Muitas crianças detestam escovar os dentes, uma forma de tirar o estresse da situação é levar sua mente para a historinha que vem a seguir, focando na historinha e não na escovação. “vamos escovar os dentes e depois vamos escolher uma historinha, qual historinha quer ler hoje? acho que vou ler alguma com porquinhos e você? … então vamos acabar aqui bem rápido para poder ir ler a historinha” . 

4- Mão na massa! agora sente para desenhar ou colorir junto com seu filho, aproveite para ir conversando e explicando como e quando acontece cada atividade. Caso fique desconfortável em desenhar , aqui  encontrará várias imagens para colorir junto à criança que pode adaptar para sua casa.

 

5- Cole a sua rotina desenhada em um local visível e acessível para a criança, a porta do quarto, a porta da geladeira, um porta retrato sobre a cômoda. Tem que ser um lugar onde ele passe e veja constantemente.

 

6 -Repita a rotina, todo dia pelas próximas semanas, usando o desenho. Seja um GPS para seu filho, mostrando a “rota do dia” e antecipando dois a três passos a frente toda vez que tiver uma mudança de atividade.  Sempre que tiver resistência olhem juntos para a rotina e recite o que já foi feito e o que devem fazer nesse instante e o que vão fazer depois constantemente. Após alguns dias seu filho irá ter incorporado a rotina e por vezes cobrar ou se antecipar e lhe lembrar que está a hora de … Não se esqueça de ficar de olho nos horários, se tem dificuldades com eles marque alarmes no seu celular para se lembrar (ou seja, uns minutos antes da atividade em questão).

 

7- Uma vez incorporada a rotina a intensidade e o número de repetições vai diminuir: Assim, para uma criança pequena você irá repetir várias vezes por dia, mas para um adolescente irá lembrar da programação semanalmente.

 

8- Não se estresse com as mudanças de rotina, elas fazem parte. Aproveite o momento, depois se preocupa por voltar à rotina habitual. Nas férias ou viagens por exemplo, não se esqueça de incluir no roteiro atividades interessantes e divertidas para a criança, pelo menos uma por dia (nem que seja brincar no play do hotel) e no lugar de ter uma rotina desenhada seja o guia de turismo particular de seus filhos, explique de manhã o roteiro do dia e ao longo do dia lembre as atividades a seguir.  Entre mais atividades familiares, que incluíam a criança e a deixem liberar sua energia, melhor e menos estressante será seu roteiro de férias (seja de viagem ou em casa)

 

Precisa ajuda? A consultoria Mães com Ciência pode ajudar saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual aqui

Texto Original de Zioneth Garcia

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s