Como acompanhar o desenvolvimento infantil e como estimular a criança na medida que cresce são perguntas que todos os pais e mães nos fazemos. Nesse texto irei apresentar informações valiosas a esse respeito.
Já falei varias vezes como sou fan da caderneta da criança , é o melhor livro de puericultura, o mais completo, e o melhor é de graça. Pois bem, hoje quero trazer para vocês, informação sobre o desenvolvimento infantil do terceiro ano de vida, com sugestão de atividades para estimular nessa fase.
Entre 2 e 3 anos a criança já compreende melhor o que é dela e o que é dos outros, mas ainda precisa de orientação para aprender a compartilhar brinquedos, aguardar sua vez e para aceitar que não pode fazer tudo o que quer. Ainda não possui um controle emocional, está começando a conhecer suas emoções e sensações corporais. Ter uma rotina clara, que lhe ofereça previsibilidade ajuda manter sua segurança. As birras – gritar, chorar, se jogar no chão – são comportamentos frequentes nestas e nas próximas fases do desenvolvimento infantil. Se mantenham vigilantes, mas não desesperados e sem controle ao lidar com esse comportamento. De forma nenhuma reaja à birra, falando, gritando, batendo. Veja mais sobre as crises de choro

O quê devem aprender a fazer nessa fase?
Entre 2-3 anos sua criança deve alcançar os seguintes marcos de desenvolvimento:
-Vestir-se com supervisão
-Construir torre de 6 cubos
-Formar frases com 2 palavras
-Pular com ambos os pés
-Brincar com outras criança
-Imitar o desenho de uma linha
-Reconhecer 2 ações
-Arremessar uma bola
Como estimular a criança de 2 anos?
Procure acompanhar as atividades da sua criança e demonstre interesse e satisfação
por seu aprendizado e amadurecimento nessas habilidades.
■ Incentive sua criança a se alimentar, a se vestir, a se banhar e a escovar os dentes
sozinha.
■ Elogie suas conquistas e só a ajude quando ela precisar. Estimule-a a controlar a eliminação de fezes e urina, em clima de brincadeira, sem pressioná-la ou repreendê-la. A retirada das fraldas depende muito da presença motivadora dos cuidadores (veja mais sobre desfralde aqui).

■ Estimule sua criança a brincar com outras crianças para aprender a se relacionar e a compartilhar os brinquedos. A brincadeira fortalece a convivência social e os vínculos comunitários.
■ Cante músicas e conte histórias de um jeito simples, para que sua criança possa repeti-las. Ela pode falar sobre os personagens e acontecimentos da história e também sobre fatos de seu dia a dia, de suas brincadeiras, os nomes dos amigos e os lugares que frequenta. Essas atividades estimulam o desenvolvimento da linguagem e da imaginação da criança.
■ Mostre à criança figuras de animais, de peças do vestuário, de objetos domésticos
e estimule-a a falar sobre eles: o que fazem, para que servem. Pergunte a ela, por
exemplo: “Quem mia?”, “Quem late?”.
■ Brinque de desenhar. Sua criança pode desenhar no papel, com giz, e também na areia
e na terra, com o dedo.
■ Ofereça pedaços de madeira, plástico, caixinhas, potes e peça para sua criança construir torres, pontes, caminhos e casas. Essa brincadeira ajuda a desenvolver a imaginação e a criatividade. Você também pode pedir que ela separe os objetos pela cor e pela forma.
É hora de ensinar sua criança a esperar a sua vez para ser atendida, a ser tolerante com pequenas frustrações, como perder nos jogos e nas brincadeiras, a adiar o ganho de prêmios e recompensas, além de conter seus impulsos e refletir sobre seu comportamento. Veja mais sobre comunicação com crianças aqui
Adaptado de:
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Coordenação de Saúde da Criança e Aleitamento Materno. Caderneta da Criança: Passaporte para Cidadania – Menina/ Menino 2ª Edição. 2020. Pag 45-46.
Se você não tem a caderneta ainda ou tem a caderneta antiga, vale a pena baixar a nova para ler as atualizações. Pode baixar diretamente do Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente no site da Fiocruz a caderneta para menino aqui e a caderneta para menina aqui
Precisando ajuda?
A consultoria Mães com Ciência pode ajudar no sono, amamentação, preparação para voltar ao trabalho, organização da rotina familiar e educação positiva. Saiba como funciona aqui ou Agende uma consulta virtual aqui.
*Texto adaptado por Zioneth Garcia.