Desenvolvimento e estimulação para o bebê de 6 a 12 meses

Hoje quero trazer para vocês informação sobre o desenvolvimento infantil dos seis até os doce meses de vida, apresentada na caderneta da criança (da qual sou fan) , com a sugestão de varias atividades para estimular nessa fase.

Entre 6 e 9 meses

Nesta faixa etária, a criança busca chamar a atenção das pessoas, procurando agradá-las para obter a sua aprovação.

Como estimular o bebê dos 6 aos 9 meses?

■ Dê atenção à criança e demonstre que você está atenta aos seus pedidos. Demonstre alegria e interesse por sua aprendizagem.
■ O bebê já consegue dormir, comer e brincar em uma rotina mais organizada, de acordo com o ritmo da família. A manutenção de uma rotina diária dá segurança à criança e ajuda no seu aprendizado da organização e da disciplina, o que será importante para toda a sua vida.
■ O bebê começa a se posicionar em quatro apoios e até engatinhar. Organize os ambientes de forma que seu bebê possa explorar livremente. Não deixe objetos perigosos ou frágeis ao alcance da suas mãozinhas, ainda não há compreensão do perigo e ouvir constantemente “não pode” tende a eixar seu bebê frustrado ou irritado.

Entre 9 e 12 meses

Nessa fase o bebê começa falar algumas palavras, “mamã” e “papá” , e próximo de um ano começa nomear os objetos e as ações mais comuns.

Como estimular o bebê dos 9 aos 12 meses?

■ Ensine à criança os nomes das coisas e das pessoas, explique tudo o que você faz com ela, para ela, o porquê de estar fazendo algo e para que isso serve.
■ Converse com seu neném, ele ou ela vai aprendendo a falar e a entender bem o que as outras pessoas falam.
■ Ouça e cante músicas fazendo gestos, batendo palmas, dando tchau, incentivando que seu bebê imite você.
■ Faça perguntas simples e dê pequenas ordens: “Vem aqui”, “Pegue o brinquedo”, “Me dá” etc.
■ Continue lendo e contando histórias, principalmente na hora de dormir.
■ Mostre-lhe as figuras dos livros quando estiver lendo e contando as histórias.

Foto por nappy em Pexels.com


■ Estimule a criança reconhecer e repetir os nomes das pessoas, dos animais e dos objetos que vê. As crianças gostam de apontar as figuras e ouvir alguém contar uma história sobre elas.
■ Estimule a criança a caminhar. Inicialmente, ela buscará apoio nos móveis e gradualmente irá
largá-los. Os móveis devem estar firmes para que não caiam sobre ela. Coloque objetos em cima de sofás ou poltronas e estimule a criança a pegá-los. Esse movimento ajuda a criança a ter segurança e equilíbrio para ficar em pé sem precisar de apoio. Aos poucos, ela irá soltando as mãos e se equilibrará nas duas pernas e conseguirá caminhar.
■ Não coloque andador, pois este não a estimula a caminhar. A caminhada vai se desenvolver naturalmente passando pela fase de ficar em pé sem apoio, depois a caminhada lateral apoiado em objetos ou a parede, para então tentar a caminhada frontal. Não tenha pressa, deixe seu bebê explorar o ambiente ao ritmo dele.
■ Estimule o contato de seu bebê com outras crianças.
■ Ofereça pequenos objetos, como bolinhas de papel, pedaços de frutas ou outros para que ela possa pegar e treinar fazer uma pinça com os dedos. Mas tome muito cuidado para que ela não leve estes objetos a boca ou aos ouvidos ou ao nariz.
■ Não deixe a criança sozinha com pequenos objetos.

Fragmento adaptado de
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Coordenação de Saúde da Criança e Aleitamento Materno. Caderneta da Criança: Passaporte para Cidadania – Menina/ Menino 6ª Edição. 2023.

Se você não tem a caderneta ainda ou tem a caderneta antiga, vale a pena baixar a nova para ler as atualizações. Pode baixar diretamente do Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente no site da Fiocruz a caderneta para menino aqui e a caderneta para menina aqui


Veja mais dicas de atividades para bebês dos 6 até 12 meses no site Tempo junto

Precisando ajuda?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar no sono, amamentação, preparação para voltar ao trabalho, organização da rotina familiar e educação sem violência. Saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual aqui.

*Texto adaptado por  Zioneth Garcia.

Veja também
O quê fazer com picos de crescimento ou saltos de desenvolvimento?

7 Dicas para cuidar da higiene do sono dos nossos pequenos

Deixe um comentário