Retirando o bico intermediário ou bico de silicone em 9 passos

O bico intermediário de silicone, é muito popular, mas ele não é tão inocente e bom assim. Ele pode levar a um processo de confusão de bicos, dificultando muito o estabelecimento do acople perfeito do bebê como os seio,  aumentando a provabilidade de aparecer de fissuras mamarias,  interferindo no processo de adequação da demanda da produção do leite materno, podendo levar à redução da produção de leite materno e em ultimas ao desmame precoce. Não vou aprofundar nos problemas que o bico de silicone pode trazer no seu uso prolongado (veja mais sobre a confusão de bicos aqui).

Mas não vou negar que existem casos (raríssimos) nos que ele pode ajudar sim, nesse casos ele é uma alternativa à mamadeira, e pode ser a alternativa para estimular a mãe oferecer o seio, ou até mesmo levar o bebê que só toma mamadeira, de volta para o seio.  Nesses casos mais que uma escolha pelo melhor, é uma escolha dentro dos males, o menos pior. Entre não mamar no seio e tomar mamadeira, ou mamar no seio com bico de silicone,  prefiro mil vezes o bico de silicone. Entre não ter estimulo nenhum no seio e conseguir estimular com um bebê sugando, é claro que prefiro o bebê sugando mesmo com bico. Assim ele pode oferecer à sua mãe além da sucção, o contato no colo, o olho no olho, o cheirinho de recém nascido estimulando centros hormonais, dando à mãe felicidade de se sentir nutrindo seu bebê. Então se é para não mamar, prefiro que o bebê mame com um bico de silicone sim.

alerta_bico_silicone
Tomada de GVA

Quando o bebê recém nascido entra em contato com o bico de silicone, pode ter uma quebra no padrão de reconhecimento do seio materno. As glândulas areolares ou glândulas de Montgomery, tem uma secreção sebácea  que além de ajudar lubrificar a pele do mamilo, oferecem um estimulo olfativo para o recém nascido reconhecer o seio e ativar o reflexo de sucção. Antes de retirar definitivamente o bico de silicone é preciso reconstruir o relacionamento do bebê com o seio. Tornar a textura da pele algo prazeroso, associando o contato pele-pele com a mãe e a alimentação novamente.  

Esse texto é para as mães que, sem importar qual foi a razão, estão em  uso do bico de silicone, e agora precisam/desejam retirar-lo para garantir a amamentação saudável e duradoura.

9 passos para deixar de usar o bico intermediário ou bico de silicone

Se estiver dando chupeta, é melhor parar de oferecer, ela pode dificultar o processo  de reconstrução da sucção do seio, já que pode alterar o posicionamento da língua (veja sobre a confusão de bicos aqui ).

Lembre de iniciar a mamada antes do bebê se mostrar irritado, é importante que o bebê esteja mais calmo.

Etapa 1: Nos momentos calmos, com o bebê satisfeito e ativo, coloque-o de barriga para baixo no seu colo nu, permitindo o contato pele- pele. Permita ele explorar os seios, sentir a pele nos lábios e bochechas sem nenhum compromisso por mamar. Curta estes momentos, descanse em uma postura confortável. Se ele quiser dormir nessa posição deixe-o. 

laidback

Etapa 2: Após a mamada com o bico de silicone, quando o bebê for dormir, retire o bico e deixe ele dormir contra o seio. Embale por 10-15 min, e ao sentir ele bem profundo , se quiser, pode levar ao ninho.  

Etapa 3: Antecipe a mamada, nunca espere o choro. Ordenhe um pouco o seio, e molhe o mamilo e a aréola com seu próprio leite. Então, antes dele sentir a urgência do leite, quando apenas começa se mexer,  leve o bebê ao colo, permitindo que experimente a textura da pele do seio, sem necessariamente colocar o mamilo dentro da boca. Converse com bebê, para que ele associe a textura e cheiro da pele do seio com sua voz (evite usar cremes ou desodorantes com perfumes muito fortes).  Permita que experimente a sensação e cheiro dos mamilo contra os lábios sem estresse. Antes dele se irritar, coloque o bico de silicone e permita que ele mame.

Etapa 4: durante o dia, teste retirar o bico de silicone no meio da mamada, após ele estar mais calmo e sem fome. Retire rapidamente o bico, e coloque o seio na boca novamente, enquanto o reflexo de sucção continua ativo. Observe a pega, mas tente tolerar caso ele pegue de forma errada. A primeira meta será conseguir que ele continue a mamada no seio sem o bico, pelo menos por alguns minutos. Se ele percebe a troca e chora, recomece o processo.

Breastfeeding-pain-800x444

Etapa 5: Comece antecipar a retirada do bico durante a mamada. Sempre que ele percebe e se irritar, coloque o bico novamente e recomece o processo. Comece testar a retirada do bico nas mamada noturnas

Etapa 6: Ainda durante o dia, Inicie a mamada sem o bico. Depois do bebê sentir a pele do seio conversando e se sentindo calmo e aconchegado, posicione a boca sobre o mamilo. Teste a  postura semideita com o bebê sobre sua barriga, a gravidade irá ajudar melhorar a pega. Caso ele se mostrar irritado, coloque o bico e retire no meio da mamada. Volte tentar na próxima mamada.

Etapa 7: Comece retirar  bico no meio das mamadas noturnas. Caso se apresente irritação, volte oferecer o bico e tente retirar novamente.

Etapa 8: Inicie as mamadas noturnas sem o bico. Caso ele se irritar ofereça, e retire novamente após alguns minutos

maxresdefault (1)

Etapa 9: Retire o bico de silicone de vez e corrija a pega. Uma vez o bebê aceitar iniciar a mamada sem o bico, não volte utilizar.  Lembre que na pega correta o bebê deve pegar toda ou grande parte da aréola, de forma assimétrica, entrando um pouco mais na parte de baixo. A pega correta não doe, mesmo que o seio esteja machucado. Não se permita amamentar sentindo dor. Corrija a pega. A bochecha do bebê deve estar redondinha, sem formar covinha ao sugar, os lábios virados para fora (boca peixinho).

Precisa ajuda?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar com o sono, desmame , desfralde, ajustes na amamentação e educação positiva.  Saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual aqui

Texto original de Zioneth Garcia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s