Orientações para uso de repelentes em crianças

Você sabe como deve ser aplicado o repelente para a faixa etária de seu filho? quanto deve ser aplicado? Onde? qual frequência? Veja varias orientações que devemos seguir na hora de proteger nossos pequenos contra os insetos.

Em qualquer situação, é fundamental a leitura dos rótulos dos produtos. Deve-se, também, guardar a embalagem para acesso fácil no caso de possíveis intoxicações. É importante verificar a concentração do princípio ativo para se certificar que é adequado para a idade da criança.

sea beach vacation people

De modo geral, os principais cuidados para uso de repelentes tópicos são:
a) Generosidade: a tendência natural é passar menos que o necessário.
b) Homogeneidade: a ação de um repelente limita-se a 4cm; a simples aplicação na bochecha não protege áreas adjacentes como o nariz ou o queixo.
c) Seletividade: todos os repelentes irritam as mucosas e, portanto, deve-se evitar passá-los nos olhos, boca e narinas e em áreas não expostas.
d) Repetição: deve-se aplicar o repelente conforme o tempo de exposição aos insetos e as orientações do fabricante.

Repelentes devem ser aplicados apenas em áreas expostas, nunca sob roupas, e a pele em que foi aplicado o produto deve ser lavada com água e sabão quando findar o tempo e exposição. Evitar o uso em ambientes fechados (prefira medidas ambientais,   veja sobre aqui). As crianças não devem dormir com repelentes (use roupas compridas e mosquiteiros). A aplicação no rosto deve ser evitada e, se realizada, nunca aplicar o produto diretamente na face (aerossóis). O produto deve ser aplicado nas mãos do adulto e, então, no rosto da criança, evitando-se o contato com mucosas. Cuide para sempre lavar as mãos após as aplicações. Nunca permita que crianças pequenas apliquem o repelente sozinhas.

MaIsabel

Reaplicações são necessárias conforme o tempo, o risco de exposição e a concentração do produto utilizado. Em locais de alta temperatura e umidade, a duração do efeito do repelente é menor e, portanto, reaplicações mais frequentes são necessárias. Se ocorrerem picadas antes do término do tempo de ação previsto pelo fabricante, o produto deve ser reaplicado. Se o principio ativo do repelente é DEET, é importante dar atenção ao limite de reaplicaçõe, conforme a idade da criança. Para crianças entre seis meses e dois anos, orienta-se uma aplicação diária; entre dois a 12 anos, até três aplicações diárias. Em caso de alto risco de transmissão de doenças e exposição prolongada, mais aplicações são permitidas, considerando-se o perfil de segurança do DEET. Em caso de atividades na água, supõe-se que o produto será removido da pele e uma nova aplicação deverá ser realizada.

Bloqueadores solares que contenham repelentes são desaconselhados, pois perdem efeito (a associação com DEET reduz eficácia em 34%). Além disso, filtros solares geralmente precisam ser reaplicados em intervalos mais curtos do que repelentes e o uso concomitante desses produtos pode aumentar a absorção sistêmica e a toxicidade deste último. Se necessário, aplicar primeiramente o protetor solar, aguardar a absorção completa do produto pela pele (cerca de 20 minutos) e, então, aplicar o repelente. Em caso de reaplicação, lavar o corpo com água e sabão e repetir o processo. Evite o uso de perfumes florais, pois são atrativos aos insetos.

recomendações repelentes crianças
Imagem de Rev. paul. pediatr. 2009. vol.27 no.1. 81-9

Referências

Germana Pimentel StefaniI; Antonio Carlos Pastorino; Ana Paula B. M. Castro; Angela Bueno F. Fomin; Cristina Miuki A. Jacob. Repelentes de insetos: recomendações para uso em crianças. Rev. paul. pediatr. 2009. vol.27 no.1. 81-9

ANVISA.  Alertas e informes. 3032 – USO DE REPELENTES E APLICAÇÃO DE INSETICIDAS. Atualizado em 31 de Julho de 2017. 

Precisa ajuda?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar com o sono, desmame , desfralde, ajustes na amamentação e educação positiva.  Saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual aqui

Texto adaptado por Zioneth Garcia

Veja também
Tudo o que você precisa saber sobre repelentes de insetos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s