Fralda de pano

Seis dicas práticas para usar e cuidar de suas fraldas de pano

As fraldas de pano modernas são super práticas, mas as coitadas ainda enfrentam muito preconceito. Sempre que comento que usei com os meus dois filhos ouço um “nossa mas deve dar muito trabalho”, então estou aqui para lhes contar como é o cuidado com essas fraldas.

Se você ainda não decidiu se quer ou não usar fraldas de pano, então vou te ajudar pensar nessa opção com algumas consideração sobre porque as fraldas de pano modernas são uma opção sustentável e econômica, de uma olhada aqui.

A economia é absurda, bem cuidadas elas podem durar muito tempo. Por aqui, as fraldas da primeira filha foram usadas pelo segundo filho, e de novo foram herdadas pela minha sobrinha, que já está chegando aos 2 anos de uso e tempo integral. Tem fraldas que fizeram seis anos e continuam em uso!

14610954_1191203880918678_1368067349263975129_n

Seis dicas para usar e cuidar das suas fraldas de pano

1-Faça o chá de fraldas com a opção de presente as fraldas de pano; além de poder comprar diretamente com os revendedores de fraldas de pano, diversas lojas organizam chá de bebê virtual e oferecem a opção das pessoas que participam de contribuir com uma cota em dinheiro que pode ser usada para comprar as fraldas ou outros acessórios.

2-Leia as instruções de lavagem do fabricante sempre. Algumas marcas toleram lavagem com agua quente até 40°C, outras não. Algumas podem ir à secadora, outras não. Pode lavar usando sabão para roupas de bebê, até misturar com as roupas de bebe, mas NUNCA use amaciante, nem passe no ferro suas fraldas de pano, estes podem reduzir a capacidade de absorção do tecido da fralda.

As fraldas também podem ser lavadas usando óleo essencial de melaleuca (Tea tree) na água de lavagem, colocando 2-4 gotinhas na máquina. Essa é uma opção legal especialmente quando há assaduras por diarreia, já que a melaleuca tem ação fungicida e bactericida.

Dependendo da frequência de lavagem, pode ser bom dar uma enxaguada para retirar o xixi e o grosso do cocô antes de juntar ao monte que irá para a máquina, dessa forma previne-se o mau cheiro.

images (3)

3-Se a fralda impermeabilizar, ou seja,  não consegue absorver bem o xixi e este vaza facilmente, ou ficar com mau cheiro, você pode lavar substituindo o sabão com um copo de vinagre e bicarbonato (vanish normal produz o mesmo efeito),  usando álcool no último enxague, pendurando ao sol para secar. Para fraldas que permitem lavagem ao calor pode fazer o último enxague com água na temperatura de 30-40° C.

4 –Ajuste regularmente as fraldas ao corpo de seu bebê, o ajuste é essencial para evitar vazamentos, especialmente se forem tamanho único, você precisa abrir ou fechar os botões conforme seu bebê cresce, engorda ou se estira. Não é raro que um mês use a perninha bem solta e no seguinte tenha que fechar porque se estirou e perdeu as gordurinhas. Se uma fralda precisa de ajuste, todas precisam!

Vazar no começo é normal, em geral é preciso até 5 lavagens para chegar na capacidade ótima de absorção. Mas caso perceba vazamentos na fralda, considere avaliar o ajuste ao corpo de seu bebê e impermeabilização dos tecidos .

Para garantir maior duração da fralda sem vazamento (a noite por exemplo) pode usar dois absorventes. Assim não precisará trocar se só tiver xixi. Aqui a combinação campeã a noite era microfibra+ bambu. 

RDhDNUUwNkRDN0YyRDYwRjQ0RkE6ZDRjOWFlMGIwY2FlZDBmMzY2NzNlZGEzNDI1Mjk5ZGE6Ojo6OjA=

5-Se for enviar fralda de pano para creche, lembre-se que uma imagem vale mais que mil palavras, então para mostrar como pode ser bem mais fácil usar a fralda de pano, marque uma indução para cada pessoa, diroção e cuidadoras da creche.

6- Não use pomadas de base oleosa.  Se precisar pomada de tratamento (em diarreia não tem como evitar) então use um linner para proteger o tecido da fralda e evitar a impermeabilização. O linner nada mais é que uma proteção para a fralda.

Dá para usar Fralda de pano das antigas como proteção. Também existem linners descartáveis feitos em algodão e no aperto da para usar toalhas umedecidas de algodão secas previamente.  

Se faz questão de usar pomada sempre então prefira uma de base água, para sair na lavagem.
Existem varias comunidades de mães que trocam experiencias com suas fraldas de pano. Procure em no facebook. Eu recomendo Fraldas de pano- fraldas ecológicas 

Veja também
Fraldas de pano modernas: opção pela sustentabilidade

Precisa ajuda?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar com o sono, desmame , desfralde, ajustes na amamentação e educação positiva.  Saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual aqui

Texto original de Zioneth Garcia

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s