As três dimensões do desfralde

O controle de esfíncteres não se induz, nem se impõe, a criança o alcança quando estiver na hora certa. Mas para deixar a fralda não basta apenas controlar, a criança precisa entender e aceitar a nova demanda social que se lhe apresente, a de destinar as evacuações no banheiro. Todos deixam as fraldas uma ou outra hora, não precisa pressa.  

O desfralde marca a mudança de bebê a criança. É um PROCESSO no qual a criança adquire o adequado controle dos esfíncteres e o entendimento social que lhe possibilita parar de usar fralda e começar usar o banheiro. O controle esfincteriano é uma das maiores competências adquiridas na primeira infância, possibilitando ao indivíduo maior autonomia, convívio social, autoestima e conhecimento do próprio corpo.

Para conseguir deixar as fraldas completamente a criança precisa adquirir competências em três dimensões:

1- Neurofisiológica: O amadurecimento das conexões neurológicas que controlaram a musculatura do assoalho pélvico e o esfíncter, o que lhe permitirá segurar e controlar a micção; o amadurecimento fisiológico dos rins que lhe permitira uma maior concentração da urina, e o amadurecimento do sistema interoceptivo, que lhe permitirá reconhecer as sensações dentro de seu próprio corpo (e saber assim a hora certa de ir ao banheiro) . Esse processo não pode ser forçado, induzido ou acelerado, ele faz parte do desenvolvimento. A forma mais saudável é deixar acontecer de maneira natural.

2- Comportamental: Ir ao banheiro é um requisito social, é um comportamento composto por varias pequenas ações ativadas em uma ordem determinada. …[Reconhecer a hora certa, abrir a porta, acender a luz, fechar a porta, levantar a tampa da privada, baixar as calças, baixar a roupa interior, sentar fazer xixi ou evacuar, limpar adequadamente, levantar a roupa interior, levantar as calças, dar descarga, abaixar a tampa da privada, lavar as mãos, secar as mãos, abrir a porta, e sair] ….. Uma lista enorme para ser memorizada por uma criança pequena em apenas umas semanas, ainda hoje vários adultos esquecem de alguns desse passos simples. A vantagem é que sendo um comportamento social ele começa ser aprendido desde cedo, com a observação, a imitação. Assim, quando a criança começa manifestar sinais de amadurecimento neurofisiológico provavelmente vai começar se interessar ainda mais pelo comportamento de ir ao banheiro dos outros. Nessa fase reforçar com brincadeiras, livrinhos e deixando experimentar por ele próprio (mesmo que ainda não consiga controlar a micção) são um bom estímulo.

Assinatura- Zioneth Garcia

3- Emocional: Durante o desfralde a criança está reconhecendo o próprio corpo, mudando  a imagem de si e inevitavelmente construindo a sua AUTOESTIMA. Mesmo com o amadurecimento neurofisiológico e comportamental pronto, se a criança não se sente “grande suficiente” para deixar as fraldas e fazer a transição de bebê para criança, o desfralde simplesmente não acontece, ele avisa que vai fazer e faz, pode até reter a evacuação ou micção se a fralda é retirada. Por isso é importante trabalhar junto ao bebê sua autoimagem, alimentar sua autoestima, sua autoconfiança, evitando a exposição desmedida de sua intimidade. Escutando e acompanhando os pequenos progressos. Socialmente se espera que o desfralde aconteça até os 3 anos. A exposição da intimidade da criança só atrapalha o processo; esquecemos que o desfralde é um processo que pertence à intimidade da família e por isso só as pessoas do convívio da criança devem intervir no desfralde.

Não existe uma idade biologicamente determinada. Mas podemos observar que o desfralde é mais rápido, menos tortuoso e com menos incidentes quando a criança começa a retirada das fraldas após ter adquirido amadurecimento neurofisiológico pleno, algo que pode acontecer ao redor dos 24 – 28 meses de idade. Pelo bem da saúde e autoestima da criança é melhor adiar do que antecipar. Um desfralde precoce, que não acompanha o amadurecimento neurofisiológico, comportamental ou emocional da criança, acaba sendo muito frustrante para todos os envolvidos e pode gerar uma série de problemas físicos e emocionais, que podem repercutir mais para frente na fase escolar e adulta.

E no caso de haver qualquer problema com o desfralde o ideal é avaliar em qual das dimensões está acontecendo esse problema, reforçar e se for preciso voltar atrás.

Precisando ajuda?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar no desfralde, sono, amamentação, preparação para voltar ao trabalho, organização da rotina familiar e educação sem violência. Saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual aqui.

*Texto original de Zioneth Garcia.

Veja também

Links de todos os textos sobre desfralde do blog Mães com ciência

DESFRALDE COM RESPEITO – ENTRE FRALDAS, CALCINHAS E CUECAS. Texto de financiamento coletivo publicado na plataforma da Cientista que virou Mãe

22 comentários

  1. Olá tenho uma menina de 2 anos e 4 meses e tava indo super bem o desfraldando. Ela ia no penico ou no vaso sanitário.Mais um dia escapou xixi e um parente que estava em casa zombou dela e agora ela segura por muito tempo. Só faz xixi se está com fralda ou na hora do banho. Já ficou umas 9 horas sem fazer xixi.. O que eu faço..deixo pra mais tarde o desfralde ou continuo.

    Curtir

      • Dany sinto muito a atitude pouco profissional da cuidadora. Agora é ir atrás do prejuízo. Naturaliza o xixi na roupa, mostra que é normal e acontece com tido mundo quando se está aprendendo ir ao banho (ou até depois) . Conta anedotas da sua infância , da infância do pai , onde vc mostre que fez xixi na roupa e ficou tudo bem. Pede para as vovós contar sobre essa fase com os pais ou tios para ela.

        Ela deve ter se sentido constrangida e diminuida, é importante lhe fortalecer sua autoimagem para seguir em frente.

        Curtir

  2. Estou tão apavorada. Meu filho de 2 anos e 6 meses iniciou na creche e na turma em que está não se usa maus fraldas e ao chegar na escola na semana passada levei um susto ao ouvir da professora que ele não devia estar usando, ate me deram um prazo de 20 dias pra ele estar quase que totalmente desfraldado. Estou me sentindo tão mal com essa situação e um pouco frustrada como mãe e sei que assim não estou ajudando ele nessa fase tão difícil. Poderia me passar algum conselho? Estou realmente muito mal com tudo isso.

    Curtir

    • Olá Polyana, Sinto muito a situação pela que está passando. Muito triste que tenha essa imposição vindo da escola de educação infantil, que deveria ser justamente a que deveria incentivar o desenvolvimento saudável das crianças.
      O primeiro é não se apavorar, seu filho não está com nenhum tipo de atraso. Seria importante ver se a turma que seu filho está é a adequada para sua idade e fase de desenvolvimento, nesta fase 2-3-6 meses de diferença são bastante coisa em termos de desenvolvimento neuropsicomotor.

      O segundo é conversar com a responsável pedagógica ou psicologo da escola, para traçar um plano de ação no que a escola possa colaborar no lugar de impor e restringir a criança. Nessa fase imposição é muito prejudicial. Como vc já leu no texto aqui, a gente pode estimular , incentivar mas não temos como intervir no processo natural de desenvolvimento.

      Veja um pouco nesse texto sobre como começar incentivar nesta fase aqui> https://maescomciencia.com/2017/10/20/5-dicas-para-ajudar-seu-filho-alcancar-o-controle-de-esfincteres/

      Uma consultoria para orientar um desfralde respeitoso pode ser bem interessante para vcs. fico a disposição.
      abs.
      Zioneth

      Curtir

  3. Sou avó, e tentando compreender como colaborar na formação de habitos de meu unico neto com 30 meses. A mãe trabalha e ele fica com a domestica, motorista, um dia ou 2 comigo/sem. Vai à creche 5 hs/dia ( tarde) desde or 6 meses. Lá escolva dentes, se alimenta, etc. e vai muito bem mas em casa, não há rotina orientada p/ que escove dentes e controle esfincter e micção, ainda. Como poderia contribuir ?

    Curtir

  4. Boa tarde. Meu filho tem 1 ano e 4 meses, tem uma semana que ele está pedindo para fazer cocô. Ele fala cocô, vai pro banheiro e pega o penico, tiro as fraldas e ele faz. Há 2 dias ele pede o cocô, aponta pro penico, tiro a fralda e ele faz xixi tb. Ontem mesmo troquei a fralda dele 1 vez durante o dia, pois de tempos em tempos ele fala cocô, eu tiro a fralda e ele faz xixi, deixando a fralda seca. Assim ele ontem fez cocô e xixi no penico. É muito cedo? Faz mal eu atender a vontade dele em tirar a fralda e deixar ele fazer no penico? Pode causar algum problema para ele mais tarde?

    Curtir

    • Olá Sarah, pode atender a vontade dele sim, mas sem nenhuma expectativa de desfralde definitivo tão rápido, assim como começou pedir pode simplesmente voltar atrás e perder o interesse pelo banheiro, e ser normal também. Então minha sugestão é que continue nesse sistema, pode até fazer um teste de um dia sem fralda, sem nenhum compromisso, apenas para ver o que acontece. Enquanto mantem o estimulo à autonomia, autoimagem e comportamentos associados ao ato de ir ao banheiro.

      Curtir

  5. Olá, minha filha tem 2 anos e 5 meses e resolvi iniciar o desfralde dela pq de vez enquando ela pedia para usar o peniquinho e fazer xixi e cocô. Ao iniciar o desfralde no primeiro dia ela fez xixi e cocô todas as vezes que a levei ao vaso e teve algumas “escapadinhas” no segunda dia começou a dizer que não queria fazer xixi mas com um pouco de insistência ela acabava fazendo. Porém no terceiro dia, notei bastante resistência sempre que eu a levava ao banheiro, e começou a segurar mais tempo o xixi, porém quando faz xixi, faz festa e quanto ao cocô está há 2 dias sem fazer. Estava indo bem, mas acredito que minha ansiedade atrapalhou. Minha pergunta e : nesta fase tenho somente que orienta-la a pedir pra ir ao banheiro qua do tiver vontade ou tenho que ficar levando ela de tempo em tempo para que ela faca mesmo que ela não peça ?
    grata
    PATRÍCIA

    Curtir

  6. Olá,
    Minha filha tem três anos e meio e não usa mais fraldas durante o dia desde um ano e sete meses, ela mesma falava, xixi ou coco e levávamos ao banheiro com acento especial e ela fazia, porém para dormir, não consigo tirar as fraldas, ela não quer mais usar, porém sempre que a deixamos sem ela faz xixi na cama, essa noite por exemplo fez duas vezes. Para evitar coloco a fralda depois que ela dorme, mas ela fica muito desapontada quando acorda e percebe que está de fralda. Não sei o que fazer, pode me ajudar?

    Curtir

  7. Minha filha tem 2a11m e o uso do penico estava indo super bem. Autônoma ela ia sozinha, fazia o xixi e se limpava sozinha. De um diz para o outro começou a se esconder, se abaixava e faz xixi no chão. Não sei o que fazer e o que aconteceu pra essa regressão…estou muito preocupada pq sei que ela controla o xixi direitinho. Me ajudaaaa 😦

    Curtir

Deixe um comentário