Orientação oportuna sobre o sono infantil ajuda proteger o aleitamento materno

O sono do bebê é uma das grandes preocupações das mães, sendo uma das principais causas de introdução de chupeta, mamadeira, fórmula infantil e desmame conduzido de forma precoce. A massificação de informações e métodos ultrapassados, que colocam a sucção do seio como um “condicionamento negativo do sono”, sugerem inserir a fórmula como mecanismo para “o bebê dormir melhor”, substituir por água a amamentação noturna do menor em alimentação complementar, ou mesmo ignorar o choro do bebê para “ensinar dormir”, são muito comuns. Mães e pais insatisfeitos com o descanso de seu bebê e com o próprio descanso são susceptíveis ao uso desses métodos antiquados, colocando em risco o aleitamento materno.

Uma medida de prevenção, para melhorar a satisfação do sono materno e paterno, sugerida através de diversos estudos, é o aconselhamento e apoio fornecidos para os  novos pais pelos profissionais que acompanham a gestação, o parto,  pós parto e o desenvolvimento infantil. Dessa forma a família pode administrar suas expectativas frente o sono do bebê, sendo menos susceptíveis a preocupações desnecessárias, e ao uso de métodos que colocam em risco a amamentação e o desenvolvimento saudável da criança. 

Ao comparar 968 casos casos de bebês amamentados entre  0- 24 meses cujas mães manifestaram insatisfação ou preocupação com o sono do bebê, acompanhados individualmente nos últimos sete anos através da consultoria materna, foi identificada a incidência de fatores de risco para a amamentação como introdução precoce de alimentos complementares (abaixo de 6 meses), uso de chupeta, fórmula infantil  e desejo de desmame (parcial ou total). 

Analisar junto à família a dinâmica familiar, avaliando sua rotina para identificar fontes de estresse, orientar sobre a livre demanda, aprimorando a percepção de efetividade das mamadas e explicar a importância da sucção não nutritiva na regulação de estresse do bebê, se sugerem como estratégias eficiente para ajudar as famílias entender e ajustar o sono das crianças, evitando e reduzindo o uso chupeta, fórmula e desmame completo. Em bebês maiores de um ano cujas mães manifestaram desejo de desmame, orientação sobre o controle da demanda e o desmame noturno mostrou bons resultados para aumentar a satisfação da família com o próprio descanso, prolongando a amamentação diurna mais alguns meses. 

Orientar as famílias com a higiene do sono infantil tem mostrado que ao compreender e estar satisfeitos com o padrão de sono do bebê, e com o próprio descanso, os desejos de introdução de formula, chupeta e desmame diminuem ou se extinguem, aumentando a sensação de satisfação com a amamentação, permitindo que seja mantida por mais tempo.

Precisando ajuda ?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar no sono, amamentação, desmame, desfralde e educação positiva. Saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta online aqui.

*Texto original de  Zioneth Garcia – Relato apresentado como Painel na ENAM-ENACS online 2021

Referências


J Hahn-Holbrook et al. Pediatric Research 2019. 85:936–942, 

Sivertsen B, et al. BMC Pregnancy Childbirth.  2015;15:129. 

David Richter, et al. Sleep, Volume 42, Issue 4, April 2019, zsz015, 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s