Considerações sobre o desmame natural

O desmame é um processo no qual a criança passa a obter através da sua rotina, o relacionamento com sua mãe e seu entorno familiar  e social, a satisfação de todas suas necessidades nutricionais e emocionais, que o seio em algum momento chegou a satisfazer. O desmame natural existe na medida em que a mãe não define limites para a duração da amamentação nas suas vidas, permitindo que a criança deixe o seio de forma gradual. 

Até o desmame natural dá trabalho!

Desmame natural não significa que a mãe deva ter uma atitude passiva, entregando o controle absoluto do seu corpo à criança, ou deixando de colocar regras e limites para acessar ao seu corpo (o seio é da mãe) . Em um desmame natural, a amamentação irá ficar obsoleta dentro da relação da criança e sua mãe na medida que juntos desenvolvem mecanismos de comunicação efetivos, onde podem emergir limites  pessoais sem dificuldade, respeitando o acesso  ao corpo, os sentimentos e necessidades um do outro, numa relação reciproca. 

Para o desmame natural avançar, a mãe tem o papel fundamental de guiar a criança através da sua jornada de autodescobrimento e socialização, satisfazendo oportunamente suas necessidades de compreensão do seu mundo e seu ambiente, atendendo com explicações sobre as emoções, as sensações, e acolhendo oportunamente suas necessidades fisiológicas (alimento, atividade, sono). Mesmo que a mãe sinta necessidade de fazer combinados com a criança para controlar a demanda do dia, ou fazer um desmame noturno, a amamentação pode continuar até alcançar o desmame natural. Controlar a demanda e parar a amamentação noturna faz parte do processo do desmame natural também.

Antonio 2 anos e Eu

Para ter uma plena compreensão do mundo e uma comunicação eficiente que permita a evolução à seguinte fase do relacionamento mãe-filho, sem o seio, é preciso que a criança tenha um grau de amadurecimento neuro fisiológico e cognitivo suficiente para tal entendimento, o que em geral, vai acontecer acima de 2 anos. Assim, desmame natural abaixo de 2 anos é muito difícil acontecer (para não dizer impossível). Não existe uma idade exata para o desmame natural em humanos, mas se estima que a idade do desmame natural esteja próxima dos 4 anos. 

Agora, vamos combinar que para além de nomenclaturas, se é desmame gradual, desmame gentil ou desmame natural, o que realmente importa é que a amamentação deve durar o quanto ela for prazerosa para ambos, e que o processo de desmame seja respeitoso com ambos, mãe e criança. Para a criança é mais saudável ouvir uma negativa para uma mamada, do que sentir que está mamando enquanto sua mãe está sofrendo.  

Precisa ajuda?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar com a amamentação, o sono, desmame , desfralde, ajustes na amamentação e educação positiva.  Saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual aqui

Texto original de Zioneth Garcia

Encontre mais textos sobre desmame aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s