O desmame é um processo no qual a criança passa a obter através da sua rotina, o relacionamento com sua mãe e seu entorno familiar e social, a satisfação de todas suas necessidades nutricionais e emocionais, que o seio em algum momento chegou a satisfazer. O desmame natural existe na medida em que a mãe não define limites para a duração da amamentação nas suas vidas, permitindo que a criança deixe o seio de forma gradual.
Até o desmame natural dá trabalho!
Desmame natural não significa que a mãe deva ter uma atitude passiva, entregando o controle absoluto do seu corpo à criança, ou deixando de colocar regras e limites para acessar ao seu corpo (o seio é da mãe) . Em um desmame natural, a amamentação irá ficar obsoleta dentro da relação da criança e sua mãe na medida que juntos desenvolvem mecanismos de comunicação efetivos, onde podem emergir limites pessoais sem dificuldade, respeitando o acesso ao corpo, os sentimentos e necessidades um do outro, numa relação reciproca.
Para o desmame natural avançar, a mãe tem o papel fundamental de guiar a criança através da sua jornada de autodescobrimento e socialização, satisfazendo oportunamente suas necessidades de compreensão do seu mundo e seu ambiente, atendendo com explicações sobre as emoções, as sensações, e acolhendo oportunamente suas necessidades fisiológicas (alimento, atividade, sono). Mesmo que a mãe sinta necessidade de fazer combinados com a criança para controlar a demanda do dia, ou fazer um desmame noturno, a amamentação pode continuar até alcançar o desmame natural. Controlar a demanda e parar a amamentação noturna faz parte do processo do desmame natural também.

Para ter uma plena compreensão do mundo e uma comunicação eficiente que permita a evolução à seguinte fase do relacionamento mãe-filho, sem o seio, é preciso que a criança tenha um grau de amadurecimento neuro fisiológico e cognitivo suficiente para tal entendimento, o que em geral, vai acontecer acima de 2 anos. Assim, desmame natural abaixo de 2 anos é muito difícil acontecer (para não dizer impossível). Não existe uma idade exata para o desmame natural em humanos, mas se estima que a idade do desmame natural esteja próxima dos 4 anos.
Agora, vamos combinar que para além de nomenclaturas, se é desmame gradual, desmame gentil ou desmame natural, o que realmente importa é que a amamentação deve durar o quanto ela for prazerosa para ambos, e que o processo de desmame seja respeitoso com ambos, mãe e criança. Para a criança é mais saudável ouvir uma negativa para uma mamada, do que sentir que está mamando enquanto sua mãe está sofrendo.
Precisa ajuda?
A consultoria Mães com Ciência pode ajudar com a amamentação, o sono, desmame , desfralde, ajustes na amamentação e educação positiva. Saiba como funciona aqui ou Agende uma consulta virtual aqui
Texto original de Zioneth Garcia