6 Mitos que podem atrapalhar o sono infantil

Se você é mãe ou pai já deve ter escutado muita coisa sobre o sono das crianças, regras, dicas, conselhos, sentencias, etc. É muita coisa que pode deixar nossas cabeças a mil, especialmente quando estamos no desespero de noites mal dormidas. Aqui desmitifico algumas das ideias que mais atrapalham na hora de ajustar o sono das famílias com bebês:

1- “Tem que ensinar o bebê a dormir.”

Dormir é um ato fisiológico, como respirar ou evacuar. Dormir é o mecanismo que nosso corpo, incluindo nosso cérebro tem para se recompor. Não precisamos ser ensinados a realizar nossas funções vitais. Precisamos de condições adequadas para que aconteçam da melhor maneira possível. 

O bebê precisa de condições adequadas para seu corpo poder exercer essa função vital, dormir. Tudo que ele precisa para conseguir descansar é barriguinha cheia, fralda limpa e um ambiente onde se sinta protegido e seguro o suficiente para poder relaxar e se entregar ao descanso.  

2- “Não pode dormir mamando”

Dormir mamando é natural. A sucção não é apenas a forma de seu bebê obter alimento, ela é o primeiro mecanismo que ele tem para relaxar. Ao sugar ele tem a certeza da proteção materna. Quando o bebê mama seu corpo libera uma serie de hormônios que lhe permitem relaxar para então se entregar ao sono. O próprio leite materno lhe oferece precursores hormonais e funciona como regulador. Os bebês aprendem adormecer sem precisar a sucção na medida que encontram novas formas de relaxar, se relacionando de forma segura com sua mãe e com seu ambiente, o que acontece gradualmente na medida que amadurecem, e seu sistema neurofisiológico se desenvolve.

Imagem Canva.com – assinatura Zioneth Garcia

3- “Deveria dormir a noite toda”

Os ciclos de sono das crianças são mais curtos, e isto não só é normal, como essencial para o seu desenvolvimento neurológico. Ao fazer vários ciclos de sono, o bebê atravessa varias vezes por noite pela fase de sono REM, na qual as funções de aprendizagem e memoria estão ativas. 

Adicionalmente, o metabolismo super rápido de seu bebê, que permite que ganhe peso e cresça rapidamente durante seu primeiro ano de vida, consume rapidamente as reservas de alimento de sua barriguinha pequena, não conseguindo ficar em jejum por 8 hs seguidas. 

Ninguém dorme a noite toda, nem você! todos nos dormimos em ciclos, e são vários ciclos a cada noite. Adultos acordam para ajeitar a coberta, tomam consciência do local onde estão e voltam dormir rapidamente. As crianças, dependendo da sua idade, irão acordar para se alimentar, e podem precisar ajuda para relaxar e voltar dormir. 

4.  “Colo mal acostuma” 

 O colo é um dos mecanismos naturais para o bebê se sentir seguro, protegido, relaxar e assim conseguir dormir. Onde estaríamos se o bebê das cavernas não tivesse recebido o colo que precisava?   Ao embalar seu bebê no colo você estimula o sistema vestibular, mexendo com o centro de equilíbrio e assim ajudando a estabilizar o cérebro do bebê que pode, diminuindo o impacto dos outros estímulos sensoriais. Novamente, seu bebê vai aceitar e mesmo procurar sair do colo na medida que se relaciona com seu ambiente, percebendo-se seguro para explorar o mundo fora do colo da mãe ou cuidadores.

Imagem Canva.com – assinatura Zioneth Garcia

5 “A mamadeira com fórmula vai ajudar dormir mais”

O bebê acorda a noite não apenas por fome, ele também procura ajuda para voltar a adormecer após completar o seu ciclo de sono. Ele procura o aconchego do colo, e a sucção para se sentir seguro, protegido, relaxar para então voltar a dormir. 

O bebê se autorregula nutricionalmente, para dormir bem a noite, é preciso garantir que sua alimentação está adequada durante o dia, dessa forma seu corpo poderá realizar ciclos de descanso mais longos. Quando o bebê acorda muitas vezes para se alimentar durante a noite, o primeiro a ser corrigido é o aleitamento durante o dia. Inserir a mamadeira a noite, ou a famosa “mamadeira dos sonhos”, não vai alterar o ciclo natural de sono do bebê, mas pode sim alterar o ciclo de alimentação e colocando em risco a amamentação.  

6-“Tem que dormir sozinho no seu berço”

Atualmente se reconhece que dormir junto do bebê, pelo menos no mesmo cômodo dos pais, é uma forma de lhe ajudar regular seus ciclos de sono. Ao estar próximo dos pais recebe acolhimento rapidamente, evitando o estresse durante a noite que pode perturbar seu descanso. Dormir próximo do bebê ajuda na manutenção da amamentação, além de favorecer o vinculo afetivo do bebê com seus pais. Quando o bebê alcança o entendimento cognitivo suficiente, vai entender que pode dormir na sua caminha, no seu quarto é tão bom ou melhor que dormir junto dos pais.

Onde você acha que dormiam os bebês de nossos ancestrais das cavernas?  Certamente não tinham berços de pedra! O berço em outro quarto é uma invenção muito recente em nossa historia evolutiva, é normal que os bebês não se adaptem a ele facilmente.

O sono é uma construção, devemos ter um equilíbrio durante o dia para que se reflita durante a noite. Essa é a função da higiene do sono, identificar e regular as fontes de estresse do bebê ao longo do dia, para garantir que o descanso noturno se mantenha num padrão regular, adequado à sua fase de desenvolvimento.

Precisando ajuda?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar na amamentação, sono, volta ao trabalho, desmame gentil e educação positiva, entre outros.  Saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual aqui.

*Texto de Zioneth Garcia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s