Agora é importante ficar em casa, para proteger nossa saúde, a saúde dos nossos seres queridos e a saúde pública. Por isso resgatei essas seis dicas que podem ajudar tornar esse período de isolamento social mais suportável.
1- Tente manter a sequência de atividades do dia, focando nos ciclos de atividade e descanso da criança. Mesmo que seu filho não tire mais as sonecas diurnas, pense em períodos de descanso, com baixa intensidade da atividade física, o mais próximo possível aos programados na escola (geralmente acontecem após as refeições ou após atividades intensas). Explique de forma simples e clara a situação e peça a colaboração dele, o tornando um guardião da rotina.
Incluía na sua rotina alguma atividade na presença do sol, seja na janela, sacada ou quintal. Esse sol é muito importante para manter o relógio biológico bem ajustado. Atividades físicas também são muito importantes, não só para as crianças mas para os adultos também. Yoga com as crianças, incluir as crianças no seu treino diário, ou simplesmente dedicar um período a brincadeiras de maior intensidade
2- Mantenha a rotina de refeições. Mais que a hora o importante é o intervalo entre refeições, café da manhã antes do lanche da manhã, almoço antes do lanche da tarde, janta e ceia. Parece algo obvio, mas quando temos crianças maiores, acabamos pulando refeições ou juntando varias em um mesmo horário.

Foto por Valeria Ushakova em Pexels.com
3 – Já que não vai ter horário de entrada e saída da escola, se quiser ter uns minutinhos mais de sono pela manhã, obscureça o quarto para prevenir que a luz natural entre logo cedo (aqui uso blackout). Acordar mais tarde irá modificar os horários de refeições e sono noturno. Se começarem dormir demais, abra as cortinas e deixe a luz entrar. Tente não modificar muito os seus horários normais de acordar de manhã e dormir a noite, ainda mais se você também está trabalhando em casa.
4- Evite o tédio ao máximo, planeje atividades. Fazer sempre o mesmo é entediante, e criança entediada APRONTA! para desentediar. Quando a criança fica muito tempo na frente da TV, por exemplo, um sinal de tédio é começar pular ou escalar o sofá, os moveis, ou provocar os irmãos. Se esse também é seu caso sugiro que proponha outras atividades. Dedicar um tempo para planejar e criar um roteiro de atividades, pensando, escrevendo e desenhando para os mais pequenos, lhe poupará horas de dor de cabeça. Atividades simples como piquenique na sala da casa, cozinhar um prato especial juntos, acampamento na sala de casa, pintar no box, etc. Se tem atividades da escola, planeje fazer eles no período da escola. Pense em atividades diferentes que podem tornar os dias divertidos mesmo sem sair de casa. Não precisa ser tudo de uma vez, use doses de liberação lenta, uma de cada vez.
Se você é que nem eu, que dá um branco na hora do vamos ver, então tente usar a estratégia do pote de atividades: escrevam juntos uma lista com diferentes atividades que seus filhos gostam de fazer (brincar com água, festa do chá, festa do pijama, fazer bolhas de sabão, jogar uno, acampamento da sala, pistas de carros, teatrinho, sombras, etc), recorte em papelinhos, dobre e coloque num pote ou caixa (que sua mão caiba) e então na hora do branco é só recorrer ao pote! Dá para incluir nas atividades do dia, um horário de atividade do pote. Confira no final um anexo com ideias de atividades para fazer em casa.

5- Mantenha o controle sobre a TV e outros eletrônicos. Eu sei que são uma saída fácil e que as crianças adoram, dá para usar sim, mas de forma controlada, tenham regras claras de quando e por quanto tempo, sempre avise quando ligar a tela em quanto tempo deve ser desligada, se for preciso use um timer. Lembre que muito tempo de exposição a telas acaba causando hiperestimulação e trazendo consequências não apenas no sono, mas no comportamento em geral. Estudos recentes mostraram que mais de 3 hs de exposição às telas (TV, vídeo game, celular, tablet, etc) , aumenta as chances de problemas de sono, baixa capacidade de concentração, dificuldade de aprendizado e comportamentos agressivos em crianças e adolescentes.
6- Incentive o ócio produtivo, sem TV nem atividades dirigidas. Não ter o que fazer não é ruim, se não há nada para fazer, a imaginação pode trabalhar com as oportunidades do ambiente. Então ofereça oportunidades, materiais para trabalhos manuais (massinha, canetas, lápis de cor, argila), materiais desestruturados (caixas de papelão, rolos vazios, etc), papel em branco para desenhar, cadernos para escrever. Porém, se a criança não tem o hábito de criar sozinha, pode ser preciso um empurrãozinho, pense em um projeto manual para fazer nas ferias em colaboração com as crianças (uma parede de desenhos, um enfeite novo para a sala, ou para o quarto deles, um livro de historinhas, uma apresentação teatral, um experimento científico, etc).
Aos poucos as crianças vão descobrindo seus gostos, descobrindo novas capacidades, se interessando e explorando. Quem sabe nesse período em casa você descobre que tem um pequeno artista, um artesão ou um cientista em casa?
Por último, peguem leve com vocês mesmos e com as crianças. Não precisa fazer tudo ao mesmo tempo, nem as saturar de atividades. Se um dia seu animo não está muito bom, converse e explique para elas, oriente fazer alguma atividade que você possa ter uns minutinhos livres
Lhes deixo um grande abraço, se cuidem!
Precisando ajuda ?
A consultoria Mães com Ciência pode ajudar com seus problemas de sono, amamentação, desmame, desfralde e educação positiva. Saiba como funciona aqui ou Agende uma consulta virtual aqui.
*Texto original de Zioneth Garcia
Ideias de atividades para fazer com as crianças
- Piquenique na sala da casa em algum lanche
- Acampamento na sala
- Fazer biscoitos
- Fazer massinha caseira
- Diário do isolamento (vale fazer um desenho ou escrito dependendo da idade, elaborando as emoções do dia)
- Festa do chá temática
- Brincar de atelie pintando com gauche num local fácil de limpar
- Pintar com gauche as paredes do banheiro no box
- Brincar de imaginação com uma caixa de papelão
- Fazer um forte com almofadas
- Brincar de master chef (para a hora de preparar as refeições)
- Festa de pijama
- Fazer retratos das emoções
- Brincar de escolinha com os brinquedos favoritos
- Baile na sala de casa.
- Mimica
- Pista de obstáculos por toda casa (para gastar bastante energia)
- Caça ao tesouro
- Guerra com água (use bexigas ou potes)
- Colares de macarrão (ou misangas)
- Arte com matérias recicláveis
- Pintar ovos de páscoa
- Montar uma galeria de arte por um dia (para expor as artes da semana)
- Fazer pistas de carros com fita crepe
- Brincar de cidade dentro de casa
- Memoria personalizado com desenhos
- Cara- cara
- Pega vareta
- Domino
- Fazer aula de dança (youtube)
- Fazer aula de yoga (youtube)
- Brincar de restaurante
- Brincar de médico
- Brincar de dentista
- Brincar de fotografo
- Fazer experimentos científicos (vendo do youtube)
- Brincar de Karaokê