Amamentação e regulação do sono do bebê: transcrição entrevista com Rosana Dantas

Esse texto é uma transcrição da entrevista que ela me concedeu através do instagram em  outubro de 2019. Rosana Dantas é nutricionista, neurocientista, mestre e doutora em em Fisiologia Humana pela Universidade de São Paulo, pós-doutora em Neurobiologia dos ritmos circadianos. Idealizadora do Dieta Científica, um projeto de democratização científica, onde ela expõe de forma simples e bem humorada informações amparadas em evidências científicas do universo da neurobiologia, sono e nutrição.

MCC: Mães com ciência
RD: Rosana Dantas

Rosana Dantas  é goiana de Rio Verde. Atualmente mora na França, desde onde dirige o Dieta científica e o projeto Physioalacarte

MCC:Como é a regulação do sono em nosso organismo?  O quê muda nos bebês? 

RD/ O sono é um dos processos mais importantes que a fisiologia nos propôs, apesar que algumas pessoas não dão o devido valor. É comum ouvir frases como “dormir é perda de tempo”. Precisamos tomar consciência da importância do sono para nossa saúde. Estamos cansados de saber, quando estamos em privação de sono tudo mais difícil, a cabeça aérea, ficamos irritado. O sono é de extrema importância para saúde, ele nos ajuda manter o equilíbrio fisiológico. 

Um dos aspectos mais importantes do sono é a consolidação de memória e aprendizagem. Além, quando dormimos, é o momento de nosso cérebro faz uma faxina. Durante o dia fomos expostos a uma série de estímulos visuais, auditivos, sensoriais, muitas informações que precisamos guardar, e outras que podem ser descartadas. É durante o sono que nosso cérebro faz essa organização, reciclagem e limpeza. Nosso cérebro é o órgão que rege as funções do resto de nosso corpo, e nisso ele gasta cerca de 30% da energia que consumimos durante o dia, só para manter nosso corpo funcionando. O sono é muito importante, justamente porque ao permitir essa faxina em nosso cérebro, ele se recupera.  

Não é ao acaso que os bebês dormem muito mais que os adultos, eles estão passando por um pico de desenvolvimento neuronal, um grande pico de aprendizado, onde muitos estímulos sensoriais estão sendo recebidos pela primeira vez, e justamente pela necessidade de seus cérebros em processar todas as informações que recebem, que o sono é fundamental.

Vale lembrar que quando não dormimos bem, o cérebro não faz sua faxina, e há dificuldade na consolidação da memória e aprendizagem. Uma das razões pelas quais, mães costumam esquecer uma coisa aqui ou ali. Ter cabeça aérea acontece quando a mãe está em privação de sono.

MCC: Para que serve a Melatonina? Como se produz e quando começa ser produzida nos bebês? 

RD/ A melatonina é uma informante, um dos fatores que sinaliza ao nosso corpo se é dia ou noite, mudando assim o ritmo metabólico de nosso organismo. Ela vai ser produzida apenas na escuridão, quando fechamos os olhos, a noite descansando.  

A produção de melatonina nos bebês não é estável no começo da vida, começa ser mais estável, se tornando rítmica por volta dos 3-6 mêses de vida. Isso coincide com o momento que o organismo da criança começa entender que a noite é para dormir e o dia é para acordar. A rotina familiar é essencial para ajudar a criança reconhecer esses momentos, não apenas a melatonina, mas as conversas, a luminosidade, e as diferentes ações que temos com as crianças lhes ajudam marcar o seu ritmo biológico. 

MCC: Tomar melatonina ajuda melhorar o descanso? É perigoso? 

RD/ Não é indicado de maneira nenhuma suplementação de melatonina para bebês saudáveis. Ela tem sido muito usada para crianças que têm alguma patologia ou condição que impede a consolidação do sono, por exemplo, algumas crianças que apresenta espectro autista. São apenas alguns casos, com diagnóstico neurológico, depois de ter feito toda a avaliação de rotina, pode ser estudada a possibilidade de suplementação.

O risco de usar melatonina é que ela tem ação em vários processos no organismo, metabolismo de gorduras, regulação endócrina se envolvendo na função de uma série de glândulas. A suplementação de melatonina pode afetar outros sistemas fisiológicos onde age, não apenas no sistema de indução de sono. A melatonina não é um sonífero, ela é um regulador da ritmicidade. 

MCC: Qual o papel da amamentação na regulação hormonal e do sono do bebê? 

RD/ A composição do leite materno é dinâmica, muda acordo com a hora do dia todo. Essa dinâmica do leite materno está diretamente relacionada com a fisiologia da mãe, o que ela come, sua saúde, sua atividade, etc.  Os primeiros leites da manhã são mais ricos em gorduras e sais minerais. O leite do final da tarde e começo da noite por exemplo, é enriquecido com triptofano, que é essencial para a produção de melatonina, além de conter a própria melatonina. Podemos dizer que a amamentação noturna tem um papel essencial na regulação do sono do bebê. 

Para bebês não amamentados, têm se desenvolvidos fórmulas infantis diferentes para o dia e para noite, que tentam copiar essa dinâmica da composição de leite materno, a fórmula infantil para noite é suplementada com triptofano, justamente para estimular a produção de melatonina pelo organismo do bebê. Apesar de ainda nãos ser populares no Brasil, em Europa já é muito comum encontrar no mercado fórmula infantil diferente para o dia e para a noite.

A natureza é perfeita, independente do estado da mãe, se dorme ou não, o leite materno garante sempre o melhor para o bebê, mantendo as mudanças na composição conforme o dia. 

MCC: Com quanto tempo de vida do bebê podemos esperar uma noite de sono completa? 

RD/ Não tem uma resposta única, são vários fatores envolvidos, pode acontecer que por volta de 3-4 meses comecem fazer esporadicamente noites mais longas. Mas não é um padrão geral. Cada criança é única, tem seu histórico, sua genética, seu ambiente. Então não existe uma resposta absoluta para essa pergunta, depende. 

MCC:Qual a relação entre microbiota é sono?

RD/ A microbiota que temos em nosso organismo também tem sua atividade marcada pelo ritmo circadiano, o ciclo dia e noite. Quando não dormimos bem, podemos desenvolver disbiose, um desequilíbrio na flora intestinal, que pode levar a vários problemas na nossa saúde, em nível metabólico. O contrário também pode acontecer, a disbiose levar às dificuldades com o sono. A disbiose pode acontecer no bebê e dificultar o seu descanso também.

As baterias que irão popular o bebê, são provenientes tanto do parto como da amamentação. O uso de probióticos e pré bióticos, tem sido uma estratégia para acertar a flora intestinal, ajudando o bebê com as cólicas,  mas deve ser sempre acompanhado pelo médico pediatra.  

Precisa ajuda?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar com a amamentação, o sono, desmame , desfralde, ajustes na amamentação e educação positiva.  Saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual aqui

Texto adaptado de Zioneth Garcia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s