Está com problemas com seus filhos? Lhe tenho a solução! Rápida, sem esforço, sem choro. Basta dar uma googlada que vai encontrar o método perfeito e garantindo para ter bebê desfraldado em três dias, dormindo a noite toda em uma semana, ter crianças que não fazem manha, quietinhas e “bem” comportadas, desmame rápido e sem choro da noite para o dia, saída da chupeta de um dia para outro.
Quer mais? Lhe tenho a simpatia para descongestionar nariz de bebê, tirar as cólicas, os gases, chamar o cocô, aumentar a produção de leite materno… e se não foi suficiente então aprenda ganhar dinheiro sem sair de casa para poder cuidar dos seus filhos como sempre sonhou. Esse mundo moderno quer tudo rápido, fácil, eficiente, soluções BBB (bom, bonito e barato). Mas criar seres humanos está longe de ser um processo rápido e fácil.
Fórmulas mágicas para filhos ideais
Boa parte destes métodos mágicos são o resultado da pulverização do conhecimento. Separamos a criança em compartimentos, como se fosse uma cômoda com várias gavetas, uma para cada aspecto de seu desenvolvimento: sono, comportamento, necessidades fisiológicas, desenvolvimento cognitivo, desenvolvimento físico. Desse jeito se a dificuldade é sono, bastaria apenas mexer na gavetinha com defeito, certo? Mas as coisas não funcionam bem assim.

Um exemplo bem claro é o famoso método de deixar chorar as crianças até dormir, as vezes funciona sim, se não, não seria tão popular, ao ponto de sustentar um império de marketing que já tem décadas de existência, com livros, series, realitys, etc. O problema não é se funciona ou não, mas quais os custos para o desenvolvimento das crianças nas que o método Estivill foi usado (Estivill, Nana nenê, chororô do bem é tudo a mesma coisa). O quê esse tipo de estratégias ignoram são as evidências sobre a fisiologia do sono, o desenvolvimento do cérebro infantil (que são quase tão antigas quanto a teoria), e mais recentemente a teoria dos mil dias e a programação metabólica.
De quem é o problema?
O grande problema desses métodos que prometem milagres é que eles enxergam apenas o problema do adulto, que por sua vez se preocupa por uma parte do comportamento ou desenvolvimento da criança: não come, não dorme, só mama, só chora, não vai na privada, etc. Porém, nossos filhos são seres completos e complexos, são muito mais que a soma de partes, são uma integralidade.
Não tem como separar a criança que não dorme e faz escândalo a noite daquela que tem constantes crises de choro para obter o que deseja, não podemos separar a criança que não controla esfincteres daquela que só come se lhe dão na boca, separar aquela que dorme tarde da que só vê o pai poucos minutos por dia, separar a criança agitada daquela que recebe guloseimas como recompensa, e posso continuar uma lista interminável de correlações que tenho identificado no dia-a-dia das consultas.
A criança é um ser integral
Está tudo interligado, a criança é uma só, é um ser integral, determinado não apenas pela carga genética que recebeu dos seus pais, mas também pelo ambiente no qual se desenvolve (epigenética), o que come, o que gosta, o quanto dorme, a apropriação dos espaços, sua história familiar que se reflete na forma que seus pais a tratam e as expectativas de todos que a rodeiam tem sobre ela. Tudo contribui para moldar seu metabolismo, seu temperamento, seu ritmo de desenvolvimento e seus comportamentos, e em últimas molda a forma como ela interage dentro da estrutura do lar.

Seguir uma receita significa seguir ao pé da letra todas as condições e ingredientes que foram padronizados pelo autor de tal preparação. Quem já cozinhou sabe que precisa avaliar as possíveis diferenças, seja nos ingredientes disponíveis, nos utensílios, ordem de colocação dos ingredientes, até à pressão atmosférica pode ser determinante para uma preparação dar certo ou muito errado. Sabemos que nem receita de cozinha é infalível, por que continuamos a procurar métodos infalíveis e mágicos para criação dos filhos? São tantas as variáveis a considerar quando se trata de solucionar qualquer dificuldade durante a criação de nossos filhos, que é humanamente impossível que qualquer autor ou método tenha considerado todas elas.
Criar filhos sem receita
Filho não tem receita, podemos ter mil métodos, estratégias, teorias e hipóteses para escolher, mas qualquer um precisa ser testado dentro de cada família, adaptado às particularidades de cada lar: horários de trabalho dos pais, a constituição familiar, temperamento da criança e dos familiares, o espaço disponível, e todas outras variáveis que podem surgir dentro de cada casa. Cada filho tem sua receita, até mesmo entre irmãos a gente precisa pensar como mudar de táctica para fazer funcionar, então eu sinto dizer para vocês que ter filhos dá trabalho, não tem receita pronta, não tem fórmulas mágicas, cada um de nós pais e mães precisamos criar nossa própria receita. É isso que acredito e é assim que trabalho nas consultorias.
Precisando ajuda?
A consultoria Mães com Ciência pode ajudar de forma integral, nas dificuldades com a amamentação, o sono, o desmame, o desfralde e a educação positiva. Saiba como funciona aqui ou Agende uma consulta virtual aqui.
*Texto original de Zioneth Garcia