SMAM 2019: Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação. Hoje e para o futuro!


Todos anos, na primeira semana de agosto a World Alliance for Breastfeeding Action (WABA – Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno) coordena a campanha da  Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM). WABA é uma rede global de indivíduos e organizações dedicados à proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno em todo o mundo com base na Innocenti Declarations, The Ten Links for Nurturing the Futuree the WHO/UNICEF Global Strategy for Infant and Young Child Feeding.  No Brasil, é a IBFAN Brasil quem coordena as atividades e fornece a tradução oficial das informações da campanha

A SMAM é celebrada de 1 a 7 de agosto em comemoração à  Innocenti Declarations de 1990. A SMAM começou em 1992, com temas anuais incluindo sistemas de saúde, mulheres e trabalho, o International Code of Marketing of Breastmilk Substitutes (Código Internacional de Marketing de Substitutos do Leite Materno), apoio comunitário, ecologia, economia, ciência, educação e direitos humanos. Desde 2016, a SMAM está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em 2018, uma resolução da Assembléia Mundial da Saúde endossou a SMAM como uma importante estratégia de promoção do aleitamento materno.

Em 2019 o tema é “Empower parents, enable breastfeeding. Now and for the future!” , traduzido para o português como: Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação. Hoje e para o futuro!

Já faz alguns anos se reconhece que a amamentação não é um esforço que depende exclusivamente das mulheres mães, a amamentação exige um esforço de equipe. Embora a amamentação seja de domínio da mãe, sua prática tende a melhorar com o apoio próximo do companheiro, família, local de trabalho e comunidade. Como a amamentação envolve a mãe e seus apoiadores mais próximos, é importante adotar uma abordagem inclusiva. Uma proteção social equânime de mães e pais que inclua medidas como licenças remuneradas e apoio no local de trabalho pode ajudar a criar um ambiente propício para o aleitamento materno no contexto dos setores de trabalho formal e informal ( IBFAN, FOLDER – SMAM 2019 ).

Foto por J carter em Pexels.com

A Proteção Social de Mães e Pais inclui políticas de licença remunerada com financiamento público, legislação e locais de trabalho amigáveis aos pais ou familiares. Para habilitar mães e pais e garantir seus direitos, defendemos: a) políticas e legi slação de proteção social de mães e pais, b) locais de trabalho amigos de mães e pais em setores formais e informais, e c) valores amigos de mães e pai s e normas sociais equitativas de gênero. Essas medidas promovem a amamentação, a saúde e o bem-estar ideais, além de proteger contra a discriminação no trabalho. A proteção social de mães e pais com igualdade de gênero também promove os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Por isso, é necessário trabalhar juntos para tornar isso uma realidade ( IBFAN. FOLDER – SMAM 2019 ) .

Tome uma atitude. Se você é mãe, pai ou apoiador de uma mãe lactante, aqui algumas medidas que ajudaram criar um ambiente de apoio que empodere mães e pais e favorece a amamentação:

1. Procurem informações sobre a amamentação durante o período pré-natal.

2. Assegurem-se de que todos apoiadores (parceiros e família) sejam informados sobre as metas de amamentação, para que possam fornecer apoio.

3. Descubra que tipo de ajuda prática pode ser necessária ao longo do caminho e peça apoio aos pais / parceiros e familiares: alimentação, limpeza, logística com os mascotes, cuidados com os filhos mais velhos, acolhimento emocional, etc.

4. Junte-se a um grupo de apoio que possa ajudar a responder perguntas sobre as dificuldades enfrentadas. Socializar é vital para a boa saúde mental no puerpério. 

Photo by Public Domain Pictures on Pexels.com

5. Negocie com o parceiro sobre maneiras de alocar e gerenciar a licença-maternidade ou familiar e os arranjos de trabalho para permitir o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses.

6. Use o tempo durante a licença-maternidade ou parental para estabelecer a amamentação e planejar o retorno ao trabalho.

7. Pergunte aos empregadores e sindicatos sobre o apoio à amamentação no local de trabalho. Seja um apoiador e passe a informação adiante quando tiver um colega na mesma situação. 

8. Trabalhe com colegas e sindicatos para defender os direitos da maternidade, dos pais e da amamentação no local de trabalho. 

Vamos trabalhar juntos para empoderar mães e pais e favorecer a amamentação, hoje e no futuro!

Referências

IBFAN Brasil. FOLDER – SMAM 2019

IBFAN Brasil. APRESENTAÇÃO – SMAM 2019

WABA. World Breastfeeding Week (WBW)

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 

Innocenti Declarations

The Ten Links for Nurturing the Future

The WHO/UNICEF Global Strategy for Infant and Young Child Feeding 

International Code of Marketing of Breastmilk Substitutes

Precisando ajuda?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar nas dificuldades com a amamentação, o sono, a amamentação continuada, o desmame, o desfralde e a educação positiva. Saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual aqui.

*Texto adaptado por Zioneth Garcia


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s