5 Dicas para ajudar a criança deixar o hábito de chupar o dedo

Chupar o dedo pode oferecer autoconforto ao bebê, isso não é ruim, é normal durante a fase oral, algumas crianças que não costumavam chupar o dedo podem começar fazer isso quando experimentam mudanças abruptas na sua rotina: começar ir na creche, desmame abrupto, volta ao trabalho pela mãe, desfralde precoce, visitas em casa, etc. Chupar o dedo não é ruim para a criança, esse hábito vai passar de forma gradual na medida que a criança se desenvolve naturalmente.

Garantindo que o bebê tenha um bom desenvolvimento físico e psico afetivo, mantendo um relacionamento saudável da criança com sua mãe, pai, familiares próximos e outras pessoas no seu convívio , ela não terá porque se aferrar de forma patológica ao dedo nem a nenhum outro hábito, já que suas necessidades de conforto serão supridas no relacionamento familiar e social. Porém, quando o hábito do dedo se mantém além do esperado, ou começa mostrar alterações oro faciais, pode ser necessário uma intervenção mais direta. Nesse caso um forte relacionamento com a mãe, com uma boa linha de comunicação e confiança será a base para que a criança mesma opte por parar de chupar o dedo sem nenhuma imposição. Ao igual que a sucção do seio, da chupeta ou da mamadeira, o dedo não é tirado da criança, devemos lhe ajudar se sentir capaz e segura para que ela mesma opte por deixar o hábito.

crianca-dedo-300x281

5 Dicas para ajudar a criança deixar o hábito de chupar o dedo

  1. Expliquem as razões pelas quais devem trabalhar no controle da sucção do dedo, sejam claros e concretos, se possível com linguagem visual. Uma visita ao odontopediatra pode ser uma boa ajuda, para começar esse controle de forma mais consciente. Lembrando as orientações do profissional continuamente para a criança.
  2. Identifique as situações onde a criança recorre ao dedo. Antecipe-se a elas satisfazendo a necessidade básica ou nomeando o sentimento imperante: cansaço, fome, frustração, vergonha, medo. Se disponibilize para abraçar mais, levar mais ao colo, brincar mais durante o dia,  e dedicar mais tempo para criança relaxar na hora de dormir por exemplo.  Ocupar as mãos da criança com carinho nesses momentos pode ajudar: lhe dar as mãos, fazer massagens nos dedinhos, pedir que ela troque as paginas do livro da historinha, que segure um objeto que vai usar na atividade a seguir, p.e.
  3. Combinem uma estratégia com a criança . Uma palavra ou som que sirva de alerta para a proximidade da sucção do dedo. A sucção oral é uma forma de encontrar calma e conforto, por tanto, é importante oferecer alternativas igualmente satisfatórias para criança. Trocar o dedo por colo, abraços, conversas, etc.
    89115
  4. Incentivem o autocontrole. Através de brincadeiras cotidianas, onde a criança perceba que ela pode comandar seus impulsos. Brincar de morto vivo, estátuas, vaca amarela, e similares podem ajudar reforçar a sensação de autocontrole e autoconfiança.
  5. Tenha paciência e reforce positivamente. A construção do autocontrole não é fácil nem rápida,  por isso valorize o esforço da criança, mostre-lhe que você percebe, e se orgulha do esforço que ela está realizando.  É normal que tenha “escorregões”  no processo, não fiquem aflitos, reforcem explicações e combinados, re-avalie as situações onde o dedo é utilizado como forma de conforto e continuem em frente.

Precisando ajuda?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar no sono, volta ao trabalho, desmame, desfralde e educação positiva. Saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual aqui.

Texto de Zioneth Garcia.

Referências

SILVA, Eliana Lago. Hábitos bucais deletérios. Rev. Para. Med. [online]. 2006, vol.20, n.2, pp.47-50. Disponível aqui

Blog da Saúde. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Saúde da Criança: Chupar os dedos pode ser estresse emocional.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s