Como você explica o natal para seus filhos? que tal uma ajudinha de escritora profissional? Convidei a Christiane Nóbrega para compartilhar conosco uma historia de natal para contar para as crianças.
História do Natal
Por Christiane Nobrega
Há muito tempo, os judeus receberam uma profecia de que nasceria o Messias
enviado por Deus para salvá-los de toda a opressão. Todos que acreditavam,
esperavam ansiosamente por essa chegada.
Vivia naquela época, uma mulher chamada Maria. Numa noite escura, Maria estava em sua casa quando ouviu uma zoada diferente. Curiosa, foi olhar o que estava acontecendo. Adivinhem só!? Era um anjo. Já pensou? Você está em casa e chegar um anjão pra falar com você? Maria não teve medo, era corajosa que só ela. Ficou maravilhada, por que assim são as coisas que vem do Alto. O anjo, com uma voz muito suave, a cumprimentou:
– Ave, cheia de graça, Deus está com você.
Maria agora ficou intrigada. Tudo bem um anjo vir aqui em casa, mas me chamar igual chamam os cesáres? Sabe, assim eram chamados os homens mais poderosos daquele tempo, tipo de presidente ou rei. Por que um anjo falaria com ela daquele jeito? E o anjo continuou:
– Fica tranquila! Deus gosta muito de você e Ele te escolheu para ser mãe de Seu filho. Será um menino e seu nome será Jesus.
– Mas eu nem me casei com José ainda! – respondeu Maria.
– Não se preocupe, Maria. Deus vai resolver tudo através do Espírito Santo e por isso Jesus será filho de Deus. Ah! E sabe Isabel, aquela sua prima? Pois é, também está grávida e de 6 meses já!
– Mas ela não podia ter filhos… – comentou Maria.
– Para Deus nada é impossível!
– Tudo bem, estou aqui para fazer a vontade de Deus! Sou a serva do Senhor. – ao ouvir essas palavras Gabriel voou de volta para o Céu.

Depois da notícia, ou melhor, das notícias que Biel trouxe, Maria decidiu ir visitar Isabel. Afinal, sua prima devia estar precisando de uma visita, um abraço e uma ajuda. Gravidez pode não ser fácil, ainda mais sendo Isabel já idosa. Maria respirou fundo, encheu-se de coragem e naquele calorão de meu Deus subiu a montanha. Amigas são para isso! Isabel amou a visita de Maria e a cumprimentou:
– Feliz é você entre as mulheres e abençoado é o fruto do seu ventre! Que honra receber a mãe do meu Senhor? Meu bebê até mexeu na minha barriga demonstrando alegria!
Pois é, mesmo sem a tecnologia toda que temos hoje, Isabel também já sabia da
gravidez de Maria, esse Biel sabia mesmo como ajudar na comunicação. As duas se
abraçaram e conversaram longamente sobre Deus, gravidez, amamentação, parto, dicas de criação… e vários outros assuntos.
E vocês devem estar se perguntando: e José nessa história inteira? Ah! Ele também recebeu a visita de Gabriel que lhe contou tudo! José prometeu estar com Maria e ajudar no que fosse preciso.
Perto de Jesus nascer, Maria já com aquela barriga enorme, César Augusto,
imperador romano (aquele a quem as pessoas diziam “ave, césar”, lembram?) quis saber quantas pessoas viviam na região e cada um tinha que ir até sua cidade para preencher uns formulários chatos. Lá se foram Maria e José para Belém. Naquele tempo não havia nem carro e nem avião, nem trem e nem bicicleta. Mas tinham jegues, camelos e cavalos, eles devem ter ido assim, não sei.

Ao chegarem lá, lá em Belém, na Judeia, Maria percebeu sinais de que Jesus nasceria. Procuraram um lugar para ficar e não acharam nada. Tudo estava lotado. Hotéis, pousadas, pensões… a cidade estava cheia para o tal recenseamento. E o trabalho de
parto de Maria evoluindo. Perdeu o tampão, as contrações estavam ritmadas, bolsa rompeu, tudo dentro do esperado. Ela sabia que Jesus nasceria logo e José firme e forte com ela, procurando onde ficar.
-Amor – disse José à Maria – tentamos todos os lugares e não conseguimos. Vamos procurar ao menos abrigo contra o vento, lá adiante tem um celeiro. Vamos dar uma olhada?
Ao chegarem no celeiro, Maria avisou que o bebe já havia coroado e com muito
amor e acolhimento, o casal recebeu naturalmente Jesus, ali mesmo, perto dos
animais. Jesus chorou forte nas mãos de José que o abençoou e entregou à sua
amada Maria. Maria o recebeu em seus braços e, mesmo muito cansada, com um
olhar terno de mãe, olhando o pequeno nos olhos, lhe disse:
– Calma, Filho, mamãe está aqui com você e ficaremos juntos. Que tal mamar um pouco? – imediatamente Jesus cessou o choro e ficou ali no seio de sua mãe
fartando-se de amor e leite materno!
E para fechar com chave de ouro, a mesma historia na narrativa de Nyedja Gennari contadora de historias, para assistir com os pequenos.

Christiane Nóbrega é brasiliense e advogada. Mãe de três, todos com alergia alimentar. Diante das dificuldades e, sobretudo, da solidariedade que encontrou pelos caminhos da APLV, resolveu ajudar outras pessoas assim como fizeram com ela, e uma das formas que encontrou foi escrevendo e contando histórias. Tem três livros publicados: “Júlio, um dinossauro muito especial”, lançado em junho de 2016, “A Branca de Leite” lançado em agosto de 2017 e “Fios” lançado em 2019. Adquira os livros da autora aqui
Não deixe de visitar o site https://christianenobrega.com.br/
Veja também mais textos da Chris aqui
Precisa ajuda?
A consultoria Mães com Ciência pode ajudar com o sono, desmame , desfralde, ajustes na amamentação e educação positiva. Saiba como funciona aqui ou Agende uma consulta virtual aqui
Republicou isso em Memórias ao Vento.
CurtirCurtir
E foi bem assim que aconteceu!
CurtirCurtir