Chegam as férias e a gente fica pensando o que fazer com as crianças para que a rotina não fique tão bagunçada. Antes de entrar na marcha lenta, das férias, quero deixar para vocês algumas dicas para que esse período de férias escolares seja relaxante, e que o período de volta à rotina não seja um martírio.
Para férias escolares tranquilas
1- Tente manter a sequência de atividades do dia, focando nos ciclos de atividade e descanso da criança. Mesmo que seu filho não tire mais as sonecas diurnas, pense em períodos de descanso, com baixa intensidade da atividade física, o mais próximo possível aos programados na escola (geralmente acontecem após as refeições ou após atividades intensas).
2- Mantenha a rotina de refeições. Mais que a hora o importante é o intervalo entre refeições, café da manhã antes do lanche da manhã, almoço antes do lanche da tarde, janta e ceia. Parece algo obvio, mas quando temos crianças maiores, acabamos pulando refeições ou juntando varias em um mesmo horário.
3 – Já que não vai ter horário de entrada e saída da escola, se quiser ter uns minutinhos mais de sono pela manhã, obscureça o quarto para prevenir que a luz natural entre logo cedo (aqui uso blackout). Acordar mais tarde irá modificar os horários de refeições e sono noturno. Se começarem dormir demais, abra as cortinas e deixe a luz entrar.

4- Evite o tédio ao máximo, planeje atividades. Fazer sempre o mesmo é entediante, e criança entediada APRONTA! para desentediar. Quando a criança fica muito tempo na frente da TV, por exemplo, um sinal de tédio é começar pular ou escalar o sofá, os moveis, ou provocar os irmãos. Se esse também é seu caso sugiro que proponha outras atividades. Para isto planeje os dias, criem um roteiro das ferias, seja viajando ou ficando em casa, dedicar um tempo para planejar, pensando e escrevendo, irá lhe poupar horas de dor de cabeça. Atividades simples como piquenique na sala da casa, saidinhas ao parque do condomínio ou pracinha do bairro, levar o cachorro para passear, receber amiguinhos de visita para brincar, ir visitar um amiguinho para passar a tarde brincando, cozinhar um prato especial juntos, sair para almoçar ou jantar fora, etc. Pense em atividades diferentes que podem tornar as ferias divertidas mesmo sem sair de casa.
Se você é que nem eu, que dá um branco na hora de vamos ver, então tente usar a estratégia do pote de atividades: escrevam juntos uma lista com diferentes atividades que seus filhos gostam de fazer (andar de bicicleta, brincar com água, festa do chá, festa do pijama, fazer bolhas de sabão, jogar uno, etc), recorte em papelinhos, dobre e coloque num pote ou caixa (que sua mão caiba) e então na hora do branco é só recorrer ao pote! Dá até para incluir nas atividades do dia, um horário de atividade do pote.

5- Mantenha o controle sobre a TV e outros eletrônicos. Eu sei que são uma saída fácil e que as crianças adoram, dá para usar sim, mas de forma controlada, tenham regras claras de quando e por quanto tempo, sempre avise quando ligar a tela em quanto tempo deve ser desligada, se for preciso use um timer. Lembre que muito tempo de exposição a telas acaba causando hiperestimulação e trazendo consequências não apenas no sono, mas no comportamento em geral. Estudos recentes mostraram que mais de 3 hs de exposição às telas (TV, vídeo game, celular, tablet, etc) , aumenta as chances de problemas de sono, baixa capacidade de concentração, dificuldade de aprendizado e comportamentos agressivos em crianças e adolescentes.
6- Incentive o ócio produtivo, sem TV nem atividades dirigidas. Não ter o que fazer não é ruim, se não há nada para fazer, a imaginação pode trabalhar com as oportunidades do ambiente. Então ofereça oportunidades, materiais para trabalhos manuais (massinha, canetas, lápis de cor, argila), materiais desestruturados (caixas de papelão, rolos vazios, etc), papel em branco para desenhar, cadernos para escrever. Porém, se a criança não tem o hábito de criar sozinha, pode ser preciso um empurrãozinho, pense em um projeto manual para fazer nas ferias em colaboração com as crianças (uma parede de desenhos, um enfeite novo para a sala, ou para o quarto deles, um livro de historinhas, uma apresentação teatral, um experimento científico, etc).
Aos poucos as crianças vão descobrindo seus gostos, descobrindo novas capacidades, se interessando e explorando. Quem sabe nessas ferias você descobre que tem um pequeno artista, um artesão ou um cientista em casa?
Precisando ajuda ?
A consultoria Mães com Ciência pode ajudar com seus problemas de sono, amamentação, desmame, desfralde e educação positiva. Saiba como funciona aqui ou Agende uma consulta virtual aqui.
*Texto original de Zioneth Garcia