Quando oferecer iogurte para o bebê? Essa é uma dúvida muito comum das mães, por isso pedi para a Nutricionista materno infantil Tâmara Tambellini compartilhar conosco um texto que escreveu alguns meses atrás.
“O iogurte é o produto resultante da fermentação do leite por bactérias benéficas, os chamados probióticos. Essas bactérias quebram o açúcar do leite, a lactose, resultando na produção de ácido láctico – uma substância que faz muito bem para o nosso intestino, deixando-o mais saudável. Devido os probióticos que fermentaram esse leite (geralmente lactobacillus) e o ácido láctico gerado, o iogurte é considerado um alimento funcional, pois seu consumo frequente traz muitos benefícios a saúde.
Ultimamente tem crescido também o uso de kefir, que é um conjunto de bactérias e leveduras que irão fermentar a lactose, se for kefir de leite, ou açúcar mascavo, se for kefir de água. Por ter mais microorganismos, o kefir é um alimento com mais benefícios ainda para o intestino e o organismo, pois além de produzir o ácido láctico, também produz enzimas e aminoácidos a partir das proteínas do leite.

Se o iogurte é tão poderoso assim, podemos deduzir que não há contraindicações para os bebês (acima de 6 meses), certo? Não necessariamente! Como falei acima, o iogurte é fermentado a partir do leite de vaca, que não é indicado antes de 1 ano de idade. Portanto, o ideal é que ele seja oferecido a partir de 1 ano de idade!
A partir de 1 ano de idade, o iogurte pode entrar na alimentação fazendo parte do café da manhã ou lanche, sempre acompanhado de alguma fruta e um cereal (como aveia) ou carboidrato (como pão caseiro, de preferência integral).
Para os menores de 1 ano, uma receita que pode ser feita para variar a alimentação do bebê é o creminho de inhame.
Pode ser qualquer Iogurte? NÃAAAO!
Vejam o porquê:

Como vocês podem observar, tirando o iogurte natural, todos os outros possuem muitos ingredientes que não são naturais, com exceção do morango, os chamados aditivos alimentares, além de bastante açúcar. Quanto mais aditivo alimentar – corante, espessante, acidulante, conservante, adoçante – pior o produto é para nossa saúde, e mais ainda a dos pequenos.
Tanto o tão falado Danoninho, também conhecido como petit suisse, quanto os de outras marcas, são indicados só a partir de 4 ANOS pelos próprios fabricante! Não preciso nem dizer que é terrível para os bebês, né?
O leite fermentado (Yakult, chamyto, e similares) também é um produto que deve ser evitado até os 2 anos pois contém açúcar.
Bebês que tomam fórmula infantil podem experimentar iogurte antes de um ano?
Podem, se a fórmula infantil usada for uma fórmula normal, feita a base do leite de vaca. Lembrando que a mamada com fórmula não deve ser substituída pelo iogurte. O iogurte é apenas um complemento, que pode ser usado eventualmente na alimentação do bebê para variar os lanches ou café da manhã, junto a fruta. Sempre pergunte ao seu pediatra ou nutricionista. A introdução antes de um ano é uma exceção e não a regra.
Sempre haverá mães e familiares que ofereceram esse tipo de produto para seus bebês e que não fez mal, ou que dava “pouquinho”, e que “cada um sabe o que é melhor para o seu filho”. A informação, ainda que não para todos, é de fácil acesso e está disponível para a maioria das pessoas , cabe a cada um fazer suas escolhas – mas pensem sempre no FUTURO, e não somente no aqui e agora. Queremos ver nossos filhos com obesidade, paladar viciado em doce, e até doenças que possivelmente são causadas por esses aditivos alimentares? “
Tâmara Tambellini CRN3 40514
Nutricionista formada na USP e pós-graduanda em Nutrição Materno Infantil pela Estácio. Representante da Atitude em nutrição em Campinas e Ribeirão Preto. Atua na área de educação nutricional escolar e materno infantil, onde encontrou sua paixão. Oferece atendimento em consultório e domiciliar.
Site: http://www.nutritamara.com.br/
Contato: tamara.tambellini@gmail.com , Tel / whatsapp: (16) 99153-5559
Acompanhe suas redes sociais:
Facebook: @Nutri Tamara , Instagram: @nutri.tamara
Precisa ajuda?
A consultoria Mães com Ciência pode ajudar com o sono, desmame , desfralde, ajustes na amamentação e educação positiva. Saiba como funciona aqui ou Agende uma consulta virtual aqui