Amamentação unilateral: 7 dicas para tornar a produção de leite materno mais simétrica

Seu filho só aceita mamar de um lado? Calma, não tem nada errado, a amamentação unilateral é mais comum do que você pensa.

Todas as mulheres temos uma assimetria natural em nossos seios, para algumas é mais perceptível que para outras, ou então pode começar a perceber essa assimetria durante a amamentação. A amamentação unilateral é um fenômeno mais comum do que parece, e não traz nenhum problema para o bebê.

O corpo da mãe se adapta para naturalmente suprir toda demanda do bebê, produzindo apenas de um dos lados. Muitos bebês têm preferência por um dos lados e chegam até rejeitar veementemente o outro seio, fique tranquila é normal. Algo comum a acontecer também é darmos preferência à suprir pequenas demandas no seio que permite deixar o lado dominante livre para outras atividades, quem é destra pode preferir amamentar do lado esquerdo para deixar a mão direita livre para comer ou fazer qualquer outra atividade, nesse caso, o aumento do estímulo do lado esquerdo pode acabar aumentando sua produção.

A preferência de lado pode mudar de intensidade e de seio ao longo de toda a amamentação. Não se preocupe tanto se hoje o bebê não aceita um lado, é provável que com um pouquinho de insistência e usando alguns truques que explicarei mais adiante, no futuro esse lado passe a ser tão preferido quanto o outro e consiga uma aparência mais simétrica.

19955020_482752722073091_191651679949553664_n
Tomado de @cria_ativa

Mesmo assim, é importante ressaltar que os seios assimétricos durante a amamentação vão voltar ao normal após ocorrido um desmame respeitoso, o que geralmente acontece com diminuição de frequência e duração de mamadas de forma gradual, assim o tecido da mama poderá ir se recuperando lentamente.

É claro que para muitas mulheres a assimetria incomoda esteticamente, a melhor forma de voltar a ter uma produção simétrica é garantir o estímulo do peito rejeitado. Veja a seguir estratégias para tentar uma produção de Leite materno mais simétrica:

Sete dicas para tornar a produção de leite materno mais simétrica

1 – Tente usar a posição invertida para amamentar do lado geralmente rejeitado, dessa forma o bebê será “enganado” e sentirá como se estivesse mamando do seu lado preferido.

2 -Pode também optar por usar a posição cavalinho para amamentar em ambos lados, assim o bebê não perceberá a diferença de lado.

3 – Aprenda a amamentar no sling de ambos lados, assim poderá usá-lo como recurso sempre que precisar realizar tarefas pequenas e seu bebê a estiver demandando.

4 – Ofereça o peito rejeitado quando o bebê estiver sonolento, antes de acordar completamente da soneca ou ao colocar ele para dormir, para ele terminar de adormecer. Amamentar de madrugada desse lado favorecerá um rápido aumento da produção.

Edição de imagens

5 -Ao amamentar deitada pode tentar ofereça o lado rejeitado, sem se virar ou mudar de lado. Para isso, ao deitar incline seu corpo para que o bebê tenha acesso ao seio que fica acima, tomando cuidado de não deitar sobre o bebê, pode preferir colocar uma almofada pequena entre você e seu bebê.

6 -Outra forma de amamentar que favorece o bebê pegar igualmente ambos os lados é em posição semi deitada, colocando o bebê sobre sua barriga, dessa forma ele tem igual acesso a ambos os seios.

7 -Caso esteja armazenando Leite materno para sua volta ao trabalho ou para doar, dê preferência à ordenha do lado rejeitado, pode ordenhar esse seio em qualquer momento, antes durante ou após a mamada.

Mas caso o bebê não aceite de jeito nenhum um dos seios, também não é o fim do mundo, pode usar ajudinhas estéticas simples sob a roupa para disfarçar a assimetria enquanto cessa a amamentação. Você achará enchimentos para por sob o sutiã em qualquer loja de lingerie.

E ao cessar a amamentação não irá precisar de cirurgia reconstrutiva nem nada similar, os seus seios voltaram a ser parecidos entre eles da mesma forma que eram antes de amamentar.

Precisando ajuda?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar no sono, estabelecimento de rotina, volta ao trabalho, desmame, desfralde e disciplina positiva. Saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual aqui.

*Texto original de Zioneth Garcia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s