Desenvolvimento e estimulação para crianças entre 3 e 4 anos


Como acompanhar o desenvolvimento infantil e como estimular a criança na medida que cresce são perguntas que todos os pais e mães nos fazemos. Nesse texto irei apresentar informações valiosas a esse respeito para a fase dos 3 – 4 anos (36-48 meses).

Aos 3 anos já podemos reconhecer o temperamento e a personalidade de nossos pequenos. Alguns se referem a está fase como a pequena adolescência “threenager” , devido aos desafios emocionais que constantemente enfrentamos. Nessa idade as crianças tem certeza do que querem e não desistem fácil. O processo de reconhecimento das emoções e a verbalização continuam a todo vapor. Nos surpreendem todo dia com palavras novas, frases novas, vontades inéditas, uma curiosidade insaciável, e uma recente vontade de negociar as regras que até então não eram questionadas. Até seus 2 anos a criança vive para agradar os seus pais e cuidadores, porém, agora ela também tem consciência de suas vontade e deseja satisfazer a si mesma, mas ainda não possuem um sistema regulador de emoções maduro, e as fortes opiniões podem ser traduzidas rapidamente em explosões emocionais intensas, as famosas birras.

Aos três anos a criança deseja entender o seu mundo, outros se referem a essa idade como a fase dos porquês, pedem explicações constantemente e não desistem facilmente, por que sim não é uma explicação satisfatória. A fantasia e a imaginação se misturam com sua realidade, e podem criar e aceitar narrativas fantásticas sobre suas experiências. Nessa fase se sentirem escutados é muito importante para a formação de sua autoestima e autoconfiança.

Aos 3 anos, a criança já consegue permanecer por mais tempo em uma mesma brincadeira e prestar mais atenção em características como a cor, a forma e o tamanho dos objetos. Isto permite explorar um novo mundo de brincadeiras e brinquedos. Reconhecem que fazem parte de um grupo (família, amigos, escola) e compreendem algumas regras de convivência social, tem a capacidade de reconhecer sentimentos (raiva, tristeza) e sensações (frio, calor, fome, sono) em si mesma e nas pessoas ao seu redor. Já são donos de seu corpo, e mesmo que estejam firmando a compreensão do uso do banheiro ainda, já conseguem controlar os esfíncteres (mesmo quando pedem a fralda para fazer suas evacuações) .

O quê devem aprender a fazer entre o terceiro e quarto aniversarios ?

Entre 3-4 anos se espera que a sua criança venha alcançar os seguintes marcos de desenvolvimento:

– Controla esfíncteres (mesmo que peça a fralda para evacuar, segura)
– Aprender usar o banheiro para suas evacuações
– Reconhece algumas sensações básicas (fome, frio, calor, sono)
– Veste uma camiseta com orientação
– Move o polegar com a mão fechada
– Compreende 2 adjetivos
– Equilibra-se em cada pé pelo menos 1 segundo
– Emparelha cores
– Copia círculos
– Fala clara e compreensível
– Construí pequenas narrativas

Como estimular a criança de 3 anos?

  • Crie situações nas quais seu filho possa experimentar e reconhecer as diferentes sensações. Você pode, por exemplo, fazer comentários como: “Hoje está muito frio, vamos colocar esse casaco?”, ou “Está fazendo calor, vamos tirar esse casaco?”. Outros comentários: “Pegue aqui no copo. O leite está quente”, ou “Pegue aqui no copo. A água está fria”.
  • Faça brincadeiras que desenvolvam o equilíbrio e a concentração: andar de triciclo, pular para dentro e para fora de um círculo desenhado no chão, andar em linha reta, pular num pé só alternando a perna e chutar a bola.
  • Promova brincadeiras com outras crianças.
  • Promova brincadeiras ao ar livre e exploração da natureza. Visitem parques pracinhas, áreas verdes perto da sua casa de forma regular.
  • Ofereça atividades artísticas, dando a oportunidade criar usando a sua imaginação, empregando materiais naturais (pedras, gravetos, argila) ou escolares (papel, lápices coloridos, pintura, massinha de modelar)
  • Ofereça objetos que lhe permitam copiar as atividades cotidianas nas brincadeiras. Brincar de comidinha, de trabalho, de escolinha, etc. Brincar de faz de conta ajuda a interpretar e interiorizar as regras de convivência social.
  • Pergunte sobre suas experiências e escute atentamente as histórias que a criança relata, evite corrigir os relatos. Nessa idade podem confundir realidade com fantasia.
  • Expliquem os porquês das coisas, especialmente das regras e combinados de convivência familiar, rotina, alimentação saudável, regras de comportamento, etc. Especialmente quando houver resistencia e negociação na execução dessas atividades.
  • Tenha uma rotina regular de alimentação e atividades, a previsibilidad dos seus dias ajuda manter a criança emocionalmente segura. Garanta pelo menos 10 horas de sono noturno.
  • Regule o uso de telas eletrônicas (TV, celular, tablet, etc) , evite que seu uso supere 2 h ao dia, monitorando atentamente os conteúdos. Conteúdos inapropriados para a idade podem facilmente sugestionar a mente da criança e provocar dificuldades no comportamento e no sono. A criança nessa fase não diferencia ainda realidade de fantasia.
  • Estimule a leitura lendo juntos livros de historias ou de curiosidades. Que tal conhecer a biblioteca da sua cidade?


Se seu filho frequenta a creche ou a pré-escola, participe das reuniões e converse com os professores para saber mais como você pode promover a sua aprendizagem e o seu desenvolvimento. Ele pode ter sido educado e cuidado no ambiente familiar até os 4 anos, mas a partir desta idade a matrícula na pré-escola é obrigatória no Brasil.

Referência :
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Coordenação de Saúde da Criança e Aleitamento Materno. Caderneta da Criança: Passaporte para Cidadania – Menina/ Menino 2ª Edição. 2020. Pag 48 , 82

Se você não tem a caderneta ainda ou tem a caderneta antiga, vale a pena baixar a nova para ler as atualizações. Pode baixar diretamente do Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente no site da Fiocruz a caderneta para menino aqui e a caderneta para menina aqui

Precisando ajuda?

A consultoria Mães com Ciência pode ajudar no sono, amamentação, preparação para voltar ao trabalho, organização da rotina familiar e educação positiva. Saiba como funciona aqui ou  Agende uma consulta virtual aqui.

*Texto adaptado por  Zioneth Garcia.

Encontre mais textos sobre educação positiva aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s