Todos anos, na primeira semana de agosto a World Alliance for Breastfeeding Action (WABA – Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno) coordena a campanha da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM). WABA é uma rede global de indivíduos e organizações dedicados à proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno em todo o mundo com base na “Innocenti Declarations”, “The Ten Links for Nurturing the Future” e “the WHO/UNICEF Global Strategy for Infant and Young Child Feeding”. No Brasil, é a IBFAN Brasil quem coordena as atividades e fornece a tradução oficial das informações da campanha 2023.

Em 2023 o tema da semana mundial de aleitamento materno é “Faça a diferença para mães e pais que trabalham“, tendo como foco a amamentação e o emprego/trabalho. Ela mostrará o impacto da licença remunerada, do apoio no local de trabalho e das normas parentais emergentes sobre a amamentação através das lentes dos próprios pais. O público-alvo, inclui governos, formuladores de políticas, locais de trabalho, comunidades e pais. Sendo envolvidos e convocados para desempenhar seus papéis críticos no fortalecimento das famílias e na manutenção de ambientes favoráveis à amamentação na vida profissional pós-pandemia.
O tema desse ano está alinhado com a área temática 4 da campanha mundial pelo aleitamento materno dentro dos objetivos de desenvolvimento sustentável para 2030 (WBW-SDG 2030 – World Breastfeeding Week – Sustainable Development Goals 2030):
“Amamentação e adequada alimentação complementar são fundamentais para alcançar a prontidão para aprender. Amamentação e boa qualidade de alimentos complementares contribui significativamente para o desenvolvimento mental e cognitivo, promovendo assim o aprendizado.“
Veja todos os objetivos do desenvolvimento sustentável da semana mundial de amamentação
Desafios no local de trabalho continuam sendo o motivo mais comum para as mulheres nunca amamentarem ou pararem de amamentar mais cedo do que o recomendado. As mulheres precisam de tempo e apoio adequados para amamentar. Mulheres com menos de 3 meses de licença-maternidade relataram menor duração da amamentação do que aquelas com 3 ou mais meses de licença. O local de trabalho precisa de instalações de amamentação adequadas para se tornar um local de favorável à amamentação. Apenas 42 países exigem instalações de amamentação no local de trabalho. Proteger, promover e apoiar o aleitamento materno aborda as desigualdades que impedem o desenvolvimento sustentável

Mensagens chave da SMAM 2023
- Todas as mães que trabalham devem ter uma licença maternidade adequada para praticar a amamentação ideal. Devem ter pausas adequadas, instalações no local de trabalho e apoio à amamentação, fazer a extração e armazenamento do leite materno.
- A amamentação é um esforço de equipe e ambos os pais precisam de informações e apoio para as suas diferentes funções. Acesso à licença paternidade e cuidados parentais adequados, pode dar tempo ao pai que não amamenta para compartilhar as responsabilidades domésticas e fornecer outros tipos de apoio para a mãe amamentar.
- Um ambiente de trabalho favorável inclui a concessão de direitos de maternidade/paternidade às mães e pais, o que lhes permitirá continuar com a amamentação e, portanto, melhorar a saúde da criança. O resultado é menos absenteísmo e maior produtividade no trabalho, o que também beneficia os empresários.
- Quando as políticas de licença maternidade e paternidade são implementadas, estas podem melhorar a amamentação. É necessário mobilizar recursos para defender, monitorar, avaliar e aplicar políticas para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno e os direitos da mães, pais, filhas e filhos.
- Mães e pais precisam do apoio de toda a sociedade para fazer amamentação possível. É preciso estabelecer uma cálida cadeia de apoio ao aleitamento materno que inclui o setor saúde, o local de trabalho e a comunidade.
Referências
Action Folder – World Breastfeeding Week 2023
Site World Breastfeeding Week (WBW)
Texto adaptado por Zioneth Garcia
Precisando ajuda ?
A consultoria Mães com Ciência pode ajudar na amamentação, sono, rotina, desmame, desfralde e educação positiva. Saiba como funciona aqui ou Agende uma consulta virtual aqui.
