Você já escutou ou viu falar da exterogestação? Durante os primeiros três meses de vida dos bebês existem vários espasmos musculares involuntários, mais conhecidos como reflexo moro, que podem deixar o bebê tenso, atrapalhar seu descanso e alimentação. Estes reflexos motores, que algumas famílias chamam de susto, são normais, acontecem pelo desenvolvimento neuro motor intenso nessa primeira fase de vida dos pequenos, porém, mesmo sendo natural, podemos ajudar a conter para melhorar a sua qualidade de descanso.
Na tentativa de auxiliar jovens pais a passarem com mais tranquilidade nos primeiros 3 meses de vida do bebê, Harvey Karp difundiu algumas técnicas que auxiliam o bebê a se acalmar. A técnica é descrita no livro o bebê mais feliz do pedaço, consta de 5 passos:
Passo 1- Embrulho
Envolver o bebê com um tecido macio, o famoso cueiro, de forma que os movimentos de braços e pernas sejam contidos. fazendo um casulo, o velho embrulho da vovó. Eles se acalmam pois se sentem totalmente envolvidos o que oferece uma lembrança uterina e retira a amplitude espacial. A contenção de braços e pernas ajuda a diminuir o reflexo moro que pode atrapalhar o sono ao retirar o bebê do colo.

Passo 2 – Posição de lado
Se o bebê não se acalmar somente com o embrulho, coloque de lado, o mais próximo da posição fetal. Caso perceba que a barriguinha está tensa, com gases, ajuda colocar a sua mão firmemente segurando pela barriguinha do bebê.
Passo 3- Ruido branco ou SSShhhhhhhhh
Fazer aquele instintivo shhhhhhh. Pode colocar sua boa cerca de 20 cm do ouvido do bebê e fazer o Shhhhhh na altura de seu choro. Para o bebê esta é uma imitação dos ruídos que o acompanharam por 9 meses no ventre. O bebê não gosta de silencio, durante a sua gestação foi embalado constantemente pelos barulhos respiratórios, digestivos e batidas do coração da sua mãe. Se preferir pode utilizar ruido branco como: secador de cabelo, aspirador de pó, barulho de agua corrente, de chuva ou ondas do mar. Existem vários aplicativos que oferecem diversas alternativas de ruido branco.
Passo 4 – Balanço
O embalo ajuda a regular o sistema sensorial do seu bebê. O embalo estimula o sistema vestibular, levando o cérebro do bebê a focar na manutenção do equilíbrio, permitindo que os outros sentidos sejam ofuscados, tendo menos informações para processar. O embalo acalma o bebê, uma vez embrulhado , de lado e com ruido branco, comece a balançar. Pode usar a estratégia da caminhar ou dançar.
Passo 5- Sucção
A sucção é o mecanismo primário de regulação de estresse de seu bebê. Colocar o bebê ao seio é uma maneira rápida e efetiva de acalmar o bebê. No caso da mãe não estar disponível para oferecer a sucção, usar o dedo do cuidador (bem limpinho) pode funcionar numa situação de crise.

Esta técnica podem ser seguidas passo a passo, qualquer pessoa pode usar. É bom que a pessoa que aplicar a técnica esteja calma, para transmitir esta tranquilidade para o bebê também.
Uma ótima estratégia para ter os benefícios da técnica de exterogestação é o uso de sling ou mochila ergonômica, o movimento constante e a proximidade com o coração (oferecendo barulho continuo) ajudam a acalmar os bebês em situações difíceis.
“Não existe nenhuma doença mental causada por um excesso de colo, de carinho, de afagos… Não há ninguém na prisão, ou no hospício, porque recebeu colo demais , ou porque cantaram canções de ninar demais para ele, ou porque os pais deixaram que dormisse com eles. Por outro lado, há, sim, pessoas na prisão ou no hospício porque não tiveram pais, ou porque foram maltratados, abandonados ou desprezados pelos pais. E, contudo, a prevenção dessa doença mental imaginária, o estrago infantil crônico , parece ser a maior preocupação de nossa sociedade.” (Carlos Gonzalez)
Precisa ajuda?
A consultoria Mães com Ciência pode ajudar com o sono, desmame , desfralde, ajustes na amamentação e educação sem violência. Saiba como funciona aqui ou Agende uma consulta virtual aqui
Texto adaptado por Zioneth Garcia – editado 05/05/25
